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31/10/2007 - 10:56

WEG contrata a BBN para projeto Global de Branding e Comunicações Integradas de Marketing

A WEG promoveu uma concorrência mundial e convidou cerca de dez grandes agências de propaganda com atuação global.

Após oito meses, a WEG escolheu a BBN, The Business Branding Network como sua agência de branding e comunicações integradas de marketing, pois ela apresentou a proposta que refletiu o melhor entendimento dos mercados.

As agências BBN da Alemanha, da BBN Inglaterra e dos Estados Unidos coordenam as ações globais e a BBN Brasil, coordena os serviços de Brasil e América Latina.

Perfil da BBN, The Business Branding Network - Uma agência mundial com metodologia de Branding e um modelo de trabalho colaborativo internacional.

A agência BBN International (www.bbn-international.com) é formada por uma rede interdependente de unidades coligadas, por identidade e por outros fatores, como negócios internacionais em colaboração.

BBN é a sigla da The Business Branding Network, que nasceu na Europa em 1987, como uma rede independente de agências de propaganda que atuam com foco em Consultoria de Branding e Comunicações Interna e Externa da Marca.

Hoje a rede é composta de 29 agências com atuação que cobre os cinco continentes. Cada agência é independente, sempre com sócios profissionais proprietários locais, de modo que o poder de decisão está sempre próximo do cliente, na ponta – ao invés de ser um poder central com gerentes locais.

A agência é uma rede em formato “Estrela do Mar” e não em formato “Aranha”, onde o poder decisório esta efetivamente nas pontas e não restrito a um único poder central. Desse modo, embora cada agência local tenha sua própria estrutura, todas podem utilizar os recursos técnicos e humanos umas das outras.

O que efetivamente une essas agências são alguns pontos chave: 1)- a marca ou nome BBN, que ao invés de ser nome de algum sócio tem um significado maior: B de Business (que é o foco da agência), B de Branding (que é a especialidade principal da agência) e N de Network (que é o processo operacional da agência).

2)- a Metodologia de Branding que foi criada em 1989 e vem sendo aperfeiçoada ano a ano pela rede, através de Quatro Encontros Anuais que são promovidos alternadamente nos vários países onde há agências, onde os sócios e profissionais se reúnem e discutem “cases” e ferramentas de aperfeiçoamento da metodologia BBN. Segundo Augusto Nascimento, da BBN Brasil, ter uma metodologia de Branding utilizada há 20 anos é um diferencial e tanto para a BBN, que pode representar uma vantagem muito grande para clientes de todo o mundo.

3)- Método de Atendimento em Processo Colaborativo Mundial, como é o caso da WEG, empresa B-T-B brasileira com atuação mundial, que passa a receber serviços simultaneamente da BBN Brasil, BBN Alemanha, BBN Estados Unidos, BBN Inglaterra e BBN Austrália. Os recursos são compartilhados de modo que o cliente receba o melhor de cada agência, visando atender suas prioridades em termos mundiais.

4)- Uma base territorial de atuação para cada agência, definida em contrato. A BBN Brasil, por exemplo, é Hub para toda a América Latina.

Com a entrada da WEG e de mais dois prováveis clientes da América Latina, o faturamento bruto da BBN Mundial em 2008 deverá ser próximo de 760 milhões de Euros.

A sede da BBN fica em Manchester, na Inglaterra, onde há um processo de controle e difusão da Metodologia, que vai para cada agência de cada país, bem como uma equipe de prospecção de clientes mundiais.

No Brasil, a BBN está presente desde 1997, quando a Diretotal, empresa nacional especializada em Marketing Direto entrou na rede mundial e ao mesmo tempo lançou sua agência de Branding e Propaganda com o nome BBN Brasil.

A BBN Brasil tem alguns frentes de trabalho que formam seus projetos principais, como o (1) Marcas do Brasil para o Mundo; (2) Tropicalização de Marcas Mundiais no Brasil; (3) Marcas Business to Business do Brasil; (4) Branding de Varejo e Franchising Local e Mundial.

Para liderar alguns desses projetos, acabam de aportar na BBN Brasil dois executivos de mercado: Aurelio Moura, que chega como diretor de projetos trazendo uma bagagem e experiência B-T-B mundial (ex Delloite, ex Procter & Gamble e outras multinacionais)

Mauro Motta, que chega como Diretor Associado de Branding e Franchising, com experiência de Fotoptica e TNG nas áreas de Franquia, além de ter passado também pela Thymus no projeto de Branding do Banco Real.

A BBN Brasil também se posiciona como uma produtora mundial de conhecimentos de Branding e nessa perspectiva, o sócio brasileiro, Augusto Nascimento, acaba de lançar o livro Os 4 ES de Marketing e Branding, pela Editora Campus, em parceria com o professor Robert Lauterborn, da Universidade da Carolina do Norte.

Com este mesmo propósito, no dia 7 de Novembro, Augusto Nascimento irá fazer uma palestra dentro da Expomanagement da HSM com o título Branding e Vending: Como Enriquecer sua Empresa na Era dos Intangíveis.

A expectativa da BBN Brasil é o crescimento com entrada de projetos de Branding Internacionais e Nacionais para 2008. | Sites: www.bbn-international.com | www.bbnbrasil.com.br

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