Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2013 - 08:42

Semana Internacional do Café reunirá o mundo em Minas


De 9 a 13 de setembro, Belo Horizonte será a capital mundial do café. Maior evento do setor em 2013, a Semana Internacional do Café reunirá mais de dez mil pessoas de todo o mundo. A programação da Semana traz dois grandes eventos que prometem movimentar grandes negócios no Expominas: a 111ª reunião da Organização Internacional do Café (OIC) – comemorativa do cinquentenário da entidade - e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, maior feira de cafeicultura da América Latina.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, OIC , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

A formatação do evento foi apresentada à imprensa nesta segunda (18). Além da realização da feira de negócios paralelamente ao encontro da OIC, outra novidade é a organização de roteiros de visitas das comitivas internacionais às principais regiões produtoras do Estado. Para o presidente da FAEMG, Roberto Simões, levar produtores e consumidores dos mais variados países às lavouras mineiras será uma grande oportunidade de mostrar ao mundo a excelência dos cafés produzidos no Estado. “Mais que a realização de bons negócios, queremos divulgar que não somos apenas os maiores produtores mundiais mas, também, produtores de cafés de altíssima qualidade”.

OIC-Mineiro, o diretor-executivo da OIC, Robério Silva participou do evento e apresentou o foco da entidade nesta 111ª reunião. Segundo ele, a ideia é que, a partir da experiência desde sua fundação, a OIC relance seus objetivos para os próximos 50 anos. “Através desse diálogo com os produtores, consumidores, indústria e importadores, pretendemos relançar um pacto cafeeiro que compreenda a sustentabilidade em todas as suas esferas, sem perder de vista aquela que é a mais importante para o produtor: o preço”.

A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor cafeeiro no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura. Minas Gerais responde por mais de 50% da produção brasileira, produzindo uma em cada cinco sacas de café consumidas no mundo.

Na reunião da OIC, chefes de Estado e delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo.

Espaço Café Brasil -O Espaço Café Brasil, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas Gerais, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés. Oferece área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras, que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira, ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminários e workshops. [www.sistemafaemg.org.br].

.[Foto: Esq/Dir.: Robério Silva, diretor-executivo da OIC, Elmiro Nascimento, secretário de Agricultura de Minas Gerais, e Roberto Simões, presidente da FAEMG].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira