Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2013 - 08:10

Unifesp sediará discussão mundial para integração de pesquisas e prevenção aos transtornos mentais

A Y-Mind São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders é financiada pela Fapesp e reunirá aproximadamente 80 especialistas de vários países.

De 25 a 29 de março, a Unifesp, em parceria com a USP, a UFRGS, a Universidade de Columbia (EUA) e o King’s College, da Inglaterra, promoverá a Y-Mind São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders. O evento, financiado pela Fapesp, será realizado no anfiteatro Marcos Lindenberg/Unifesp e reunirá aproximadamente 80 especialistas de vários países com o objetivo de integrar novas pesquisas, além das já existentes, na prevenção de transtornos mentais, emocionais e comportamentais.

“Há evidência científica robusta sugerindo que intervenções precoces podem trazer benefícios sociais e econômicos no longo prazo quando se consegue interromper o processo de evolução dos Transtornos Mentais, Emocionais e de Comportamento (TMEC) ou minimizar sua progressão para um curso crônico”, afirma Jair Mari, professor do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenador do evento.

De acordo com ele, a carga dos transtornos mentais, emocionais, comportamentais e do abuso de drogas está crescendo no Brasil e já representam 19% da carga total das doenças no país e 14% no mundo. “Recentes avanços no conhecimento científico mostram que os TMEB são altamente complexos e várias lacunas na compreensão da etiologia destes transtornos persistem juntamente com uma deficiência de aplicação prática destes conhecimentos”, explica.

Ainda segundo o pesquisador, as ações preventivas trazem consequências econômicas e sociais substanciais, quando se consegue evitar o suicídio, os ferimentos não intencionais, as práticas sexuais de risco e infecção pelo HIV, e o uso de tabaco e drogas na adolescência. “Embora prevenção seja reconhecida como ponto essencial na mudança do prognóstico das doenças, ela tem sido pouco explorada nos transtornos mentais”.

A Y-Mind é mais uma iniciativa de um grupo de pesquisadores que, juntamente com a implementação de um Centro Internacional de Prevenção para os Transtornos Mentais, pretende mudar radicalmente as políticas de saúde mental no país e colocar a psiquiatria brasileira na vanguarda do conhecimento global.

Entre os palestrantes internacionais estão Bruce Cuthbert (National Institute of Mental Health, EUA), Hakon Hakonarson (The Children’s Hospital of Philadelphia, EUA), Maria Oquendo, (Columbia University, EUA), Gustavo Turecki (McGill University, Canadá), Helen Herrman (University of Melbourne, Austrália), Jim Van Os (Maastricht University, Holanda), David Pauls (Harvard University, EUA), Myrna Weissman (Columbia University, EUA ), Ricardo Araya (Global Health Trials Committee, Reino Unido) e Stan Kutcher (World Health Organization Collaborating Center in Mental Health at Dalhousie, Canadá).

Y-Mind São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders, dia 25 de março: das 9h às 18h30, dias 26, 27, 28 e 29 de março: das 8h30 às 18h30,noAnfiteatro Marcos Lindenberg (Unifesp),Rua Botucatu, 862, Vila Clementino, São Paulo.O evento será em inglês, sem tradução simultânea.[www.ymind.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira