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20/03/2013 - 08:52

Lufthansa: rumo ao futuro com o programa SCORE

No exercício de 2012, o grupo Lufthansa aumentou seu faturamento em 4,9%, ou seja, 30,1 bilhões de euros a mais. O resultado operacional do grupo em 2012, de 524 milhões de euros, ficou 36,1% aquém do registrado no ano anterior. O resultado do grupo aumentou de 13 milhões de euros negativos no ano anterior para 990 milhões de euros, principalmente devido aos efeitos únicos decorrentes da alienação de cotas-parte da Amadeus IT Holding, S.A., e da venda da deficitária British Midland Ltd..

“Com nosso programa de desenvolvimento SCORE, iniciamos um processo de mudanças abrangente – se não um dos maiores da história da Lufthansa. Além de medidas referentes a custos e receitas, editamos projetos estratégicos de grande porte, como, por exemplo, a nova Germanwings, o saneamento da Austrian Airlines e a fusão das atividades administrativas nas áreas de pessoal, compras e financeira”, disse Christoph Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, por ocasião da apresentação do resultado do exercício de 2012 em Frankfurt. “Com a ajuda do SCORE, formamos a base financeira para nossos amplos projetos de investimentos. Nosso objetivo é fortalecer a Lufthansa. Queremos expandir noss a posição de grupo de aviação líder na Europa. Queremos aumentar sensivelmente nossa lucratividade em todas as áreas de negócios.”

O grupo concretizou cerca de 800 medidas de aumento de receitas e redução de custos no âmbito do SCORE em 2012. Com isso, a empresa chegou a uma melhora do resultado estrutural de 618 milhões de euros no primeiro ano do programa, cerca de 300 milhões de euros a mais do que previsto. A melhor utilização de sinergias no setor de compras, horários harmonizados entre as empresas aéreas, ajustes de capacidade ou custos de pessoal menores por meio de processos administrativos mais eficientes contribuíram tanto quanto inúmeras medidas iniciadas antes do lançamento oficial do SCORE, cujo efeito positivo sobre o resultado, porém, só se fez sentir em 2012. Um exemplo é o fechamento da Lufthansa Itália.

Simone Menne, diretora financeira e de serviços de aviação da Deutsche Lufthansa AG, enfatizou: “O grupo Lufthansa obteve um resultado sólido em meio a um mercado fragilizado. Em seu primeiro ano, o programa de desenvolvimento SCORE contribuiu com 618 milhões de euros para o resultado. O resultado operacional, porém, regrediu sensivelmente em comparação ao do ano anterior. Por isso, vamos continuar impulsionando o SCORE e aumentar nosso lucro operacional em 2013.”

O motivo principal para a retração do lucro do grupo foi o aumento de 1,1 bilhão de euros dos custos de combustível em comparação ao ano anterior. As empresas aéreas do grupo sofreram as consequências: a área de negócios do grupo Passage Airlines obteve um lucro operacional de 258 milhões de euros, 26,1% menor que o do ano anterior. A maior empresa individual, a Lufthansa Passage, registrou um prejuízo operacional de 45 milhões de euros, correspondente a um recuo de 161 milhões de euros em comparação ao ano anterior. A SWISS obteve um resultado operacional de 191 milhões de euros, lucro 68 milhões de euros menor que o do ano anterior. Com 65 milhões de euros, a Austrian Airlines obteve um resultado operacional 127 milhões de euros maior que o do ano anterior, o que se deve principalmente à transferência das operações para a plataforma mais econômica da Tyrolean Airways.

Na área de negócios Logística, o grupo obteve um lucro no valor de 104 milhões de euros, 145 milhões de euros menor.

“O SCORE fortalece nosso negócio principal e nos faz menos dependentes da influência de fatores externos. As primeiras medidas foram concretizadas em 2012, outras estão sendo preparadas e levadas adiante a todo vapor. Uma delas é a modernização da nossa frota com 239 aviões novos e modernos constantes da atual lista de encomendas”, disse Franz. Só neste ano deverão entrar em operação 34 aviões novos, com baixo consumo de combustível e emissões sonoras reduzidas, substituindo modelos mais antigos, segundo o executivo. “A maior parte do resultado operacional anual deverá ser alcançada com as empresas aéreas de passageiros e de carga do grupo Lufthansa ainda durante o exercício de 2013.”

O amplo posicionamento estratégico do grupo Lufthansa teve efeito positivo sobre o resultado. Todas as áreas de negócios de prestação de serviços aumentaram seu resultado operacional em comparação ao ano anterior. As empresas Lufthansa Technik, LSG SkyChefs e Lufthansa Systems contribuíram com lucros maiores em comparação ao ano anterior no valor de 318 milhões de euros (+23,7%), 97 milhões de euros (+14,1%) e 21 milhões de euros (+10,5%) respectivamente. [www.lufthansa.com].

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