Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2013 - 07:37

Terceiro do GEC 2013 foca no empreendedorismo social

Endeavor lança projeto Visão de Sucesso para a cidade do Rio de Janeiro.

O espírito empreendedor com a preocupação social foi foco do terceiro dia do Congresso Global de Empreendedorismo – GEC 2013. Na tarde de hoje (dia 20), vários empreendedores contaram casos onde a principal mensagem foi “caminhos para mudar o mundo”. Antes das palestras, foi anunciado o projeto Visão de Sucesso para a cidade do Rio de Janeiro. O projeto já existe em São Paulo e procura capacitar empreendedores que desejam criar condições de mudanças sociais.

No decorrer das palestras, a questão de empreender para gerar resultados financeiros foi deixada de lado para serem discutidas formas de inclusão social. Um exemplo citado foi o trabalho da AGT (A Gente Transforma), um projeto que busca transformar os problemas em oportunidades de desenvolvimento integral. O criador do projeto, Marcelo Rosenbaum, contou a história da comunidade de Várzea Queimada, no sertão piauiense, onde, a partir do resgate de valores perdidos pelos descendentes indígenas, conseguiu criar uma série de luminárias com design que usam a estética tradicional da comunidade.

Edgard Gouveia, do Instituto Elos, abriu sua exposição destacando que o empreendedorismo social pode acontecer, mesmo sem dinheiro. Gouveia contou a história dos desabrigados de Santa Catarina por causa das chuvas, que, ao invés de esperar a ajuda dos governos, mobilizaram-se para refazer o que havia sido perdido.

O diretor nacional da Yunus Social Bussiness Brazil, Rogério Oliveira, mostrou o modelo de ações para os empreendedores e empresas, que desejam investir em mudanças sociais sem se preocupar com o lucro. Entre os exemplos, Oliveira mostrou o acordo que Muhamed Yunus (prêmio Nobel da Paz) e a Danone, no qual a empresa topou produzir um iogurte enriquecido para combater a desnutrição em Bangladesh. Para diminuir os custos, a fábrica foi criada ao lado da comunidade e os técnicos da empresa se empenharam em melhorar os processos. O resultado foi um iogurte que custa apenas R$ 0,13 e consumido somente uma vez por semana eleva as chances de a criança ter os nutrientes necessários para um crescimento saudável. [http://gec2013.com/en] [ www.projetovisaodesucesso.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira