Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2013 - 07:55

Tuberculose é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas

Dia Mundial de Combate à Tuberculose é lembrado em 24 de março.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde pela primeira vez, os casos de tuberculose foram inferiores a 70 mil. O número de casos registrados em 2011 caiu para 3,54%. Embora ocorram avanços, a doença ainda preocupa as autoridades de saúde. No Brasil, a tuberculose representa a quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids.

“É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacyerium tuberculosis que atinge os pulmões”, destaca o pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, João adriano de Barros.

Os principais sintomas são tosse, expectoração (que eventualmente pode ser com sangue), associados à perda de peso e febre, que normalmente se manifesta no final do dia. “Se tiver tosse e expectoração por mais de três semanas o paciente deve consultar e fazer exame de escarro, pelo qual é possível identificar a causa da doença”, explica o médico.

Existe tuberculose em qualquer lugar do mundo, no entanto, a incidência é menor em países em desenvolvimento. A demora pela procura de tratamento faz com que mais de 5 mil brasileiros morram anualmente. “As condições de educação, alimentação, renda per capita e saneamento básico podem influenciar no desenvolvimento da doença”, salienta.

Prevenção e Tratamento -Para se prevenir é importante evitar o contato com pessoas doentes e, acima de tudo, manter uma boa higiene. De acordo com o Dr. João Adriano, assim como a maioria das doenças, uma alimentação adequada ajuda a evitar a tuberculose, especialmente porque a doença está relacionada à imunidade baixa. No Brasil, a prevenção também é feita por meio da vacinação de crianças a partir do primeiro mês de vida.

Os familiares das pessoas com tuberculose devem separar suas roupas, toalhas, pratos, copos e talheres no início do tratamento. No entanto depois de 15 dias tomando as medicações e os cuidados necessários, o risco de transmissão já pode ser descartado.

O tratamento da tuberculose dura aproximadamente seis meses e é feito basicamente pelo uso de medicamentos. Por isso, é necessário que o paciente esteja atento, sempre controlando a frequência e o horário de suas medicações. “O tratamento incorreto leva a recaídas que são muito graves e difíceis de curar”, conta o pneumologista.

As medicações utilizadas no tratamento são encontradas na rede pública de saúde, não existe venda destes medicamentos em farmácias. “Em caso de efeito colateral, o paciente deve procurar o posto que forneceu o medicamento para avaliar o sintoma”, enfatiza o médico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira