Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2013 - 08:31

As vacinas da Sanofi Pasteur contra a gripe com cepas atualizadas para 2013 chegam ao Brasil

Além de proteger a saúde individual, a imunização porque reduz a circulação do vírus na comunidade. Estudo inédito realizado na cidade de São Paulo mostra que a imunização em escolares evitou a propagação da gripe em familiares não-vacinados.

São Paulo - A partir desta semana, as clínicas particulares de vacinação já começam a disponibilizar as vacinas contra a gripe da Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi. Como o vírus Influenza sofre mutações todos os anos, a vacina contra a gripe é atualizada anualmente. Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano a vacina vai proteger as pessoas contra as cepas A/Califórnia/7/2009 (H1N1) pdm09; Influenza A/Victoria/361/2011 (H3N2) e Influenza B/Wisconsin/1/2010 (1).

Sério problema de saúde pública, a gripe atinge todos os anos entre 5 a 15% da população mundial, algo em torno de 600 milhões de pessoas. De acordo com estimativas da OMS, a gripe afeta entre 5 e 10% da população adulta e entre 20 e 30% das crianças, provocando entre três a cinco milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes por ano. É uma doença muito transmissível, principalmente em ambientes onde há aglomeração de pessoas, como escolas, meios de transporte coletivo, incluindo aviões. (2),(3), (4) e (5).

Internações pelo vírus a/H1N1 aumentam mais de 14 vezes no Brasil -Em 2012, o vírus A/H1N1 pdm09 voltou a assustar a população: foram 2.614 internações, contra a 181 registradas em 2011. Os estados mais afetados foram Santa Catarina (743), Paraná (621), Rio Grande do Sul (520) e São Paulo (370). As mortes causadas por esse vírus subiram de 21 (2011) para 351 (2012). Deste total, 250 tinham de 25 a 59 anos (6).

Nos Estados Unidos, onde a gripe chegou mais cedo e causou 10.227 internações e as mortes de 81 crianças, o grande vilão foi o vírus A/H3N2 (7). Diante deste quadro, é difícil prever o que vai ocorrer no Brasil este ano. “Pode haver o aumento de casos provocados pelo tipo A/H3N2 ou pelo tipo A/H1N1. O importante é que a vacina para esta temporada protege contra essas duas cepas e por isso e preciso que as pessoas se imunizem”, diz a professora Nancy Bellei, coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Viroses Respiratórias da Unifesp.

Vacinação de escolares protege familiares -Um estudo inédito, realizado pela pesquisadora do Instituto Butantan Vera Gattás, revelou que a vacina contra a gripe em escolares protege seus familiares não vacinados. Apresentada em outubro de 2012 como dissertação de doutorado no Instituto de Medicina Tropical da USP, a pesquisa englobou mais de 1.700 estudantes, de 7 a 19 anos, de São Paulo e seus familiares (8).

Os alunos foram divididos em dois grupos: um tomou vacina contra a gripe e o outro foi imunizado contra outras doenças. Durante seis meses, esses alunos e seus familiares, que totalizavam mais de sete mil pessoas, foram monitorados e apenas cem deles tiveram diagnósticos laboratoriais confirmados para a gripe. O estudo concluiu que a efetividade da vacina na proteção contra a gripe foi superior a 70% para os contatos domiciliares maiores de 10 anos de idade e maior que 60% para todos os contatos do domicílio.

Os alunos foram divididos em dois grupos: um tomou vacina contra a gripe e o outro foi imunizado contra outras doenças. Durante seis meses, esses alunos e seus familiares, que totalizavam mais de sete mil pessoas, foram monitorados e apenas cem deles tiveram diagnósticos laboratoriais confirmados para a gripe. O estudo concluiu que a efetividade da vacina na proteção contra a gripe foi superior a 70% para os contatos domiciliares maiores de 10 anos de idade e maior que 60% para todos os contatos do domicílio.

SESI e Sanofi Pasteur se unem no combate à gripe -O Serviço Social da Indústria (SESI) fechou um acordo com a Sanofi Pasteur e começa este mês a vacinar 900 mil trabalhadores de seis mil empresas e sindicatos contra a gripe. Há cinco anos, a vacinação é a principal estratégia, adotada na indústria pelos departamentos regionais do SESI, para evitar as faltas ao trabalho e a queda de produtividade dos profissionais por causa da gripe. Em 2012, a entidade imunizou 466 mil trabalhadores.

Ao aderir à campanha, cada indústria será convidada a usar o Vaxincorp, um modelo farmacoeconômico desenvolvido pela Sanofi Pasteur, que permite à empresa calcular o custo/benefício da vacinação. Este software foi validado pela Universidade de Lyon e pela Booz Allen Hamilton, especializada na área de consultoria de gestão. Também foi utilizado em estudo publicado na revista Pharmaeconomics.

Brasileiros têm duas opções para se proteger da gripe -A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção da gripe(9). No Brasil, a Sanofi Pasteur disponibiliza duas opções de vacinas contra a gripe: a intramuscular e a intradérmica com microinjeção. Seguras e eficazes, são produzidas com vírus inativados e fragmentados, que estimulam a produção de anticorpos contra a gripe e suas complicações (9), (10), (11), (12), (13) e (14).

Indicada para pessoas entre 18 e 59 anos, a vacina intradérmica possui uma agulha com apenas 1,5 mm - 10 a 16 vezes menor que as agulhas normalmente usadas para a vacina intramuscular (de 16 a 25 mm). A microagulha é cerca de 40% mais fina que as usadas em agulhas para aplicações musculares. Seu dispositivo de segurança exclusivo evita acientes para aplicadores e pacientes, contaminação e reutilização da agulha.

Já a vacina intramuscular possui três apresentações: uma multidose (dez doses) e duas monodoses com seringa pré-enchida e pronta para uso. Uma vacina monodose para crianças até três anos e outra para crianças a partir desta idade, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Ambas vacinas protegem contra as duas cepas A e contra a cepa B do vírus Influenza. “A proteção varia de acordo com idade, imunidade adquirida por exposição aos vírus ou vacinas, presença de comorbidades e coberturas vacinais”, explica a diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur, a médica Lucia Bricks. “Mesmo quando a proteção não é completa, a vacina protege contra as formais mais graves da doença, reduzindo à metade o número de hospitalizações e mortes”, complementa.

A Sanofi, líder global e diversificado em saúde, pesquisa, desenvolve e oferece soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi possui pontos fortes na área da saúde com sete plataformas de crescimento: soluções em diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, doenças raras, medicamentos sem prescrição, mercados emergentes e saúde animal. A empresa está cotada na Bolsa de Paris (EURONEXT: SAN) e de Nova Iorque (NYSE: SNY).

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece a mais ampla gama de vacinas, protegendo contra 20 doenças infecciosas. A experiência da empresa na área de vacinas remonta há mais de um século. A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas. A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento. [ www.sanofipasteur.com ou www.sanofipasteur.us].

Referências bibliográficas: 1. Who Influenza - Recommended composition of influenza virus vaccines for use in the 2013 southern hemisphere influenza season | 2. Who Influenza – Media Centre – Fact sheet no 211 - Influenza (Seasonal) April 2009 | 3. ( disponível no http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs211/en/index.html, acessado em março de 2013) | 4. Fukuda K, Levandowski RA, Bridges CB, Cox NV. Inactivated influenza vaccines. Vaccines fourth edition, September 19, 2003. Saunders. |5. WHO. Influenza vaccines. Weekly epidemiological record 2005;33:279 - 87. http://www.who.int/wer/2005/wer8033.pdf. Acessado em março de 2013 |6. Secretaria de Vigilância em Saúde – Boletim Informativo – Influenza – SE 52 |7. CDC – Fluview http://www.cdc.gov/flu/weekly/index.htm#OISmap |8. Gattás, Vera Lucia - Avaliação da efetividade da vacina contra influenza em escolares do município de São Paulo, 2009. |9. WHO Influenza Factsheet 211: Prevention and control of influenza pandemics and annual epidemics April 2009. Revised April 2010. |10. WHO. Influenza vaccines. WHO position paper. Weekly epidemiological record 2005;33:279 – 87.|11. Nichol KL, D'Heilly SJ, Greenberg ME, Ehlinger E. Burden of influenza-like illness and effectiveness of influenza vaccination among working adults aged 50-64 years. Clin Infect Dis 2009 Feb 1;48(3):292-8 |12. Arnoux S, Weinberger C, Gessner BD. Vaccine-preventable influenza disease burden from clinical trials of Vaxigrip - an inactivated split virion influenza vaccine - supports wider vaccine use. Vaccine 2007 Nov 7;25(45):7720-31 |13. Product Monograph (Summary of Product Characteristics) Vaxigrip® |14. Product Prescribing information (Summary of Product Characteristics) Fluzone®.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira