Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2013 - 08:31

Sanofi firma parceria com o Programa Ciência Sem Fronteiras

E confirma compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil nas áreas de ciências da vida. Pesquisadores brasileiros serão treinados e acompanharão as etapas de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos nos EUA, Paris e Alemanha.

Brasília - A Sanofi anuncia hoje a assinatura de uma parceria com o Programa Ciência sem Fronteiras para investir na capacitação de pesquisadores brasileiros com curso de doutorado, que serão treinados em centros de pesquisa internacionais, e para ofertar vagas de estágio para estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras de graduação e doutorado no exterior em suas filiais. O Programa Ciência Sem Fronteiras é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e por meio de suas respectivas instituições de fomento CAPES e CNPq, que busca promover o intercâmbio, a internacionalização da ciência, da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira.

Os pesquisadores selecionados serão treinados por, no mínimo, um ano nos centros de pesquisa da Sanofi em Cambridge (EUA), Paris (França) e Frankfurt (Alemanha) e terão a oportunidade de acompanhar e participar de projetos envolvendo os processos-chave de pesquisa e desenvolvimento de um medicamento. Para participar do processo de seleção, pesquisadores brasileiros com pós-graduação, nível doutorado, deverão inscrever-se nos editais de Pós-doutorado do Ciência sem Fronteiras.

A parceria da Sanofi com o Programa Ciência Sem Fronteiras tem por objetivo apoiar o desenvolvimento científico do País, capacitar o pesquisador e fortalecer a pesquisa brasileira com foco na inovação na área de medicamentos.

“É uma honra para a Sanofi firmar esta parceria. Este acordo representa mais um marco importante do compromisso histórico de nossa empresa com o Brasil ao apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica por meio deste modelo de cooperação. O objetivo é somar esforços, viabilizar mais rapidamente as inovações e a busca de soluções de saúde, que podem ser usadas no Brasil e no mundo para atender às necessidades dos pacientes”, diz Heraldo Marchezini, Vice-Presidente Sênior do Grupo Sanofi para a América Latina e Diretor-Geral do Grupo Sanofi no Brasil.

Para os representantes do Programa Ciência Sem Fronteiras, o acordo irá colaborar com o progresso e a inovação da ciência brasileira. “O Ciência sem Fronteiras tem atraído interesse de muitas empresas para se associarem no processo de formação de recursos humanos. Naturalmente, um setor altamente apropriado para se inserir neste programa de treinamento de estudantes é o setor farmacêutico. Portanto, a Sanofi dá o primeiro passo no sentido de oferecer a oportunidade de treinamento a esses estudantes em seus laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento no exterior. Certamente, outras empresas do setor farmoquímico também deverão acompanhar a Sanofi nesta importante iniciativa”, afirma o presidente da Capes, Prof. Jorge Almeida Guimarães.

“Trata-se de um acordo singular de colaboração científica que permite criar um intercâmbio contínuo para desenvolver o conhecimento sobre pesquisa e desenvolvimento na área de medicamentos inovadores e representa uma oportunidade significativa para os pesquisadores realizarem o treinamento executando projetos de pesquisa em curso”, diz o Dr. Jaderson Lima, da Diretoria de Alianças Médicas e Científicas da Sanofi.

Perfil do Grupo Sanofi - A Sanofi é líder global de saúde diversificada. No Brasil desde o final dos anos 50, o Grupo gera 5.400 empregos diretos no País. A filial brasileira é a maior operação do Grupo Sanofi entre os países emergentes, conta com a maior plataforma industrial do Grupo fora da França e está entre as empresas que mais investe em pesquisa clínica no Brasil. Entre 2004 e 2012, foram investidos mais de US$ 100 milhões. [www.sanofi.com].

A Sanofi conta com uma área de Alianças Médicas e Científicas que busca promover parcerias científicas com universidades, empresas privadas e instituições públicas de referência para trabalhar em cooperação e viabilizar inovações que façam a diferença para os pacientes.

Programa Ciência Sem Fronteiras: lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras tem como meta conceder 101 mil bolsas para estudantes brasileiros até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. [ www.cienciasemfronteiras.gov.br].

O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira