Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Pesquisa confirma valor do estágio e do CIEE

Empresas revelam alto grau de satisfação com a entidade, com 100% de fidelidade e 0% de rejeição, além de valorizarem o treinamento prático de estudantes.

A pesquisa recém-concluída pelo instituto TNS InterScience traz uma excelente notícia para quem se preocupa com a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho e, em especial, para o estudante que sonha com uma oportunidade de complementar o aprendizado teórico com o treinamento prático. Após consultar 4.112 empresas, o estudo constatou que 93% consideram o estágio importante ou muito importante na vida corporativa. Tanto que as organizações que contratam mais de dez estudantes, transformaram os programas de estágio em um processo permanente de preparação de futuros talentos e o mesmo ocorre com 91% das que treinam de dois a dez jovens e com 69% das que oferecem vagas para apenas um estudante do ensino médio, técnico ou superior.

Some-se a esse cenário o resultado de uma pesquisa anterior desenvolvida pela InterScience, dando conta de que 64% dos estagiários são efetivados após um ou dois período de prática, não é difícil identificar as razões que levam esse elevado número de empresas a valorizar o estágio. Uma delas é exatamente a comprovada eficácia em recrutamento e qualificação dos futuros talentos dentro da cultura e dos valores da organização. Outra é a tendência crescente, detectada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), de incluir o estágio entre as ações de responsabilidade social corporativa. Ou seja, com as bolsas-auxílio concedidas aos estagiários, as organizações contribuem para manter milhares de jovens na escola, reduzindo a perniciosa evasão motivada pela falta de condições financeiras para continuar os estudos.

A nova pesquisa da TNS InterScience identificou também a avaliação que as empresas - conveniadas ou não ao CIEE -- fazem dos agentes de integração. Para isso, utilizou uma escala de 1 a 10 para medir a qualidade dos serviços prestados na área de estágio, desde o recrutamento de candidatos às vagas, passando pela seleção, contratação, administração e acompanhamento do estágio, e chegando à oferta de cursos, palestras e outros programas voltados para o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais dos jovens. Nessa malha fina, o CIEE aparece com o elevado percentual de 73% de satisfação geral, resultado da soma de "satisfeitos" e "encantados", classificações que correspondem a notas de 8 a 10. Entre as empresas que atualmente utilizam os serviços do CIEE, o grau de satisfação sobe para 84%, segundo o mesmo critério.

Certamente os dois resultados têm fundamento na qualidade, agilidade e abrangência dos serviços, e surpreenderam agradavelmente os pesquisadores -- um pela raridade e outro pelo ineditismo em pesquisas desse tipo: o CIEE conquistou 100% de fidelidade das empresas parceiras e emplacou 0% no quesito índice de rejeição. Isso mesmo, zero por cento!

Acumulando uma experiência de 42 anos na inserção dos jovens estudantes no mercado de trabalho, o CIEE busca sempre aprimorar e ampliar o atendimento às empresas, escolas e estudantes, seja pelo aprimoramento de seus quadros técnicos e pela incorporação de novas tecnologias e processos, seja pelo permanente foco nas exigências do mercado e nas necessidades das empresas e instituições de ensino parceiras. Nome tradicional no mercado, praticamente sinônimo de estágio, o CIEE é top of mind do mercado, ou seja, é a primeira menção espontânea de 70% dos empresários e executivos, quando se trata de estágio. E, o que é também muito interessante, os pesquisadores concluem que, "para todos os perfis analisados, o CIEE é líder em visibilidade, prestígio e tendência de crescimento" e acrescentam: "Esta análise é semelhante em qualquer segmentação: status da empresa (conveniada ou não ao CIEE), segmento de atuação, região e número de estagiários".

O CIEE conquistou sua invejável posição no campo do estágio tanto por seu empenho em atender ao jovem estudante e às empresas - os dois grandes atores no esforço da sociedade para melhorar o perfil profissional dos brasileiros, hoje relegado aos últimos lugares no ranking internacional da qualificação da mão-de-obra --, quanto pelos resultados que obteve em quatro décadas: mais de 6 milhões de jovens encaminhados para estágio, 140 mil empresas parceiras e 20 mil instituições de ensino conveniadas, todos contando com uma rede de atendimento com 300 unidades em todo o País.

. Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do CIEE e diretor da FIESP .E.mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira