Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2013 - 09:04

Brasil como líder mundial em agronegócios

Segurança alimentar e monitoramento de resíduos agrotóxicos estão entre os desafios do setor para o mercado internacional. O tema será amplamente debatido no Congresso Nacional, em 25 de abril, na segunda edição do Fórum Nacional de Agronegócios.

Boas práticas agrícolas e a produção de alimentos saudáveis são algumas das prioridades do setor de Agronegócios no Brasil. Representantes do governo, do setor privado e profissionais da área se reúnirão para debater o tema, no dia 25 de abril, no II Fórum Nacional de Agronegócios. O Senado Federal (Interlegis) será palco do evento, promovido pelo Programa Ação Responsável, em parceria com o Governo Federal, sob coordenação técnica da Agência Íntegra Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via e-mail ([email protected]).

O Brasil é o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas, além de liderar o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. Porém, o país ainda enfrenta barreiras cada vez mais duras dos mercados internacionais, em especial, nos quesitos qualidade rastreabilidade do processo produtivo. Fatores como desinformação e pré-conceito com a atividade agropecuária transformam o grande herói do superávit brasileiro em vilão com relação ao uso não sustentável de insumos e da ocupação da terra.

Avaliar o risco do uso de insumos na produção e principalmente daqueles associados ao consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos pela população em geral é um desafio complexo. No entanto, parâmetros internacionais como o Codex Alimentarius e os trabalhos incansáveis da ciência vêm demonstrando que é possível mensurar riscos no consumo de alimentos e mitigá-los com ferramentas regulatórias como a fiscalização e o monitoramento.

O tema vem sendo alvo sistemático de audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e não é vislumbrado um cenário melhor a curto prazo. Iniciativas como o projeto de Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente, lançado através de Instrução Normativa Conjunta de 2010, ainda não surtiu os efeitos esperados e tanto produtores quanto sociedade aguardam uma solução para um problema de política publica em âmbito federal.

.[II Fórum Nacional de Agronegócios, dia 25 de abril, das 9 às 14, na Interlegis – Senado Federal, em Brasília/DF. Realização: Programa Ação Responsável e Governo Federal. Coordenação: Agência Íntegra Brasil. Apoio: Congresso Nacional; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira