Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2013 - 07:18

Ibama adota software desenvolvido sob coordenação de diretor do conselho científico

O Ibama acaba de adotar um software da Embrapa que avalia os riscos ambientais de agrotóxicos. O objetivo é determinar o risco ambiental na hora do registro dos novos agrotóxicos ou dos produtos em uso.

O projeto foi desenvolvido sob coordenação do diretor do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Claudio Spadotto, também Eng. Agr., Ph.D., gerente geral da Embrapa Gestão Territorial. “Nosso projeto está ligado ao pilar ambiental da sustentabilidade. A partir de pesquisas básicas, houve o desenvolvimento da tecnologia que culminou no software. Assim, com essa inovação tecnológica, garantiremos a segurança ambiental, avaliando e gerenciando o risco de contaminação da água”, explica Spadotto.

O projeto foi desenvolvido com a participação de colaboradores da Faculdade de Tecnologia (FATEC) e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu (SP).

CCAS -O Conselho Científico para Agricultura Sustentável- CCAS é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados a sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa sejam colocados a disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira