Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2013 - 09:10

Exame mensura benefícios de quimioterapia para mulheres com câncer de mama

Hoje 37% das pacientes com câncer de mama que passam por quimioterapia não precisariam realmente. Diagnóstika traz ao Brasil teste para melhor definição de tratamento.

O Oncotype DX®, único teste de expressão gênica incorporado recomendado pelas diretrizes da ASCO - American Society of Clinical Oncology e da NCCN - The Nacional Comprehensive Cancer Network, as duas instituições científicas de maior reconhecimento do mundo, está agora disponível também para os médicos e pacientes brasileiros, através da Diagnóstika.

Maior e mais completo laboratório de Patologia Cirúrgica em território nacional, a Diagnóstika é o único no país a intermediar a realização do procedimento originário da Califórnia e desenvolvido pela empresa americana Genomic Health. O teste faz a análise da expressão de 21 genes relacionados ao câncer de mama que conseguem indicar a probabilidade de recorrência da doença em um período de dez anos em pacientes já diagnosticadas em estágio I, II e, em alguns casos, III. Além disso, é capaz de predizer o benefício da quimioterapia, auxiliando o médico na melhor decisão de tratamento para cada paciente individualmente. O Oncotype DX® é indicado para os casos em que há dúvida sobre a necessidade do tratamento quimioterápico ou o seu benefício, após a realização dos exames anatomopatológico e imuno-histoquímico, os primeiros a serem realizados.

“A quimioterapia é um tratamento agressivo, que destrói células cancerosas, mas que também pode afetar outros tecidos saudáveis. Principalmente para as mulheres, existe possível impacto na autoestima com a perda eventual dos cabelos e outras mudanças. Porém, 37% das pacientes com câncer de mama que se submetem ao procedimento o fazem sem a real necessidade, apenas por falta de precisão no diagnóstico”, afirma Dra. Cristiane Nimir, médica especialista em Anatomia Patológica, responsável pelo setor de mama na Diagnóstika. “O Oncotype evita essa situação e dá ao médico uma melhor capacidade de análise do quadro, possibilitando um tratamento com maior índice de sucesso, já que ele define qual é o índice de recorrência da doença. É esta chance que nos dá a ideia de uma doença ser mais ou menos agressiva. Dessa forma, esta informação auxilia e, muitas vezes, define a tomada de decisão para o melhor tratamento”, finaliza a especialista.

Perfil - A Diagnóstika é considerada o maior e mais completo laboratório de Patologia Cirúrgica do Brasil. Hoje conta com uma equipe de mais de 150 funcionários, processa cerca de meio milhão de exames por ano e já pode ser comparada aos maiores centros de patologia cirúrgica do mundo. Como diferencial, o laboratório oferece avaliações integradas de patologia, imuno-histoquímica e diagnósticos de biologia molecular. O compromisso da Diagnóstika é colocar à disposição da equipe médica os diagnósticos mais precisos e informações decisivas, sempre de forma rápida e efetiva.[www.diagnostika.med.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira