Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 11:53

15 carros tipo Fórmula, construídos por estudantes, disputam competição em Americana/SP


A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-Petrobras reunirá universitários de SP, MG, RJ, PR, DF, CE e Venezuela.

São Paulo - Saem as supermáquinas da Fórmula 1 e entram em cena os carros tipo fórmula construídos pelos estudantes de engenharia da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PetrobraS. A competição de engenharia acontece de 8 a 11 de novembro, no campo de provas da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), em Americana, São Paulo.

Ao todo são 15 carros, projetados por alunos de 15 instituições de ensino de seis estados brasileiros e da Venezuela, num total de quase 250 estudantes de engenharia. É a primeira vez que a competição registra inscrição de equipes estrangeiras.

Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL-Petrobras é a mais nova competição de estudantes da SAE BRASIL e fomenta a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira. Ao se engajarem no projeto dos carros, chamados Fórmula SAE, os universitários são obrigados a desenvolver habilidades e capacidades de resolução de problemas reais, com criatividade e competência administrativa, em que os custos do projeto têm de ser respeitados.

Assim, a competição avança, sobretudo, no nível técnico dos carros. "Este ano, ao observar os relatórios das equipes verificamos que os projetos evoluíram muito e estão voltados à melhoria estrutural dos carros", adianta André Soares, diretor técnico da competição. Entre as inovações, André Soares aponta o uso cada vez forte de softwares de simulação no desenvolvimento dos veículos, baixo consumo durante funcionamento dos carros e o investimento na segurança do piloto.

Os carros são construídos exclusivamente para a competição, onde durante três dias passam por avaliações estáticas e dinâmicas, provas que avaliam o desempenho em pista de cada projeto e também apresentações técnicas da equipe. Ao final, as duas equipes melhor classificadas ganham o direito de representar Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA pela SAE International.

Instituições - Estão inscritas na competição equipes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Centro Universitário da FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Paulista (Unip), Universidade Federal do Ceará, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) e da Universidade Federal Fluminense.

Além destas, mais três instituições de ensino são estreantes: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-Rio). Também novatas estão duas equipes venezuelanas, formadas por alunos da Universidade Metropolitana e Universidad de Oriente.

André Soares comenta que a realização da competição em um espaço como campo de provas da Goodyear garante um caráter profissional ao evento. "Estaremos dentro de um ambiente profissional de pesquisa e, por isso, a prova se aproxima da realidade dos engenheiros profissionais", diz.

Circuito internacional - nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada, também, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.

"O projeto Fórmula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de maior porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Formula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.

Lista das equipes participantes.: Nacionais: . São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos da USP - equipe Solid Edge EESC-USP | Centro Universitário da FEI - equipe Fórmula FEI | Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) - equipe V8 | Instituto Mauá de Tecnologia - equipe Mauá Racing | Universidade Paulista (Unip) - equipe Fórmula Unip | Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - equipe FSAE-Unicamp.

. Minas - Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG) - equipe Atena; | . Distrito Federal - Universidade de Brasília (UNB) - equipe Apuama UNB;

. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - equipe Ícarus UFRJ | Universidade Federal Fluminense (UFF) - equipe Buffalo | Centro Federal de Educação Tecnolígica (Cefet /RJ) - equipe FSAE Cefet/RJ

. Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP) - equipe Utfpracing; | . Ceará: Universidade Federal do Ceará (UFC) - equipe UFC Esporte Motor

. Internacionais: Venezuela-Universidad Metropolitana (UNIMET) - equipe UNIMET MotorSport | Universidad de Oriente (UDO) - equipe FSAE-UDO. | Foto: A equipe Fórmula FEI sagrou-se campeã da competição em 2006

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira