Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2013 - 07:42

Estrada facilita chegada de materiais para construção do Comperj

Rota servirá apenas para passagem de cargas pesadas do complexo.

A construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) ganha um importante reforço. Para o transporte de peças que chegam a pesar mil toneladas, a Petrobras e a Secretaria de Transportes estão construindo uma estrada de serviços para cargas especiais e grandes dimensões (UHOS, na sigla em inglês). Da Itaóca, em São Gonçalo, às margens da BR-493, ela será usada exclusivamente para levar material para o Comperj.

As obras da UHOS começaram na última terça-feira e o prazo de conclusão é outubro de 2014. O subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, explica com a construção da estrada, as cargas para o Comperj serão transportadas de balsa pela Baía de Guanabara até um atracadouro no bairro da Itaóca e a partir daí seguem pelo novo trecho até as proximidades de Itaboraí.

“A estrada é muito importante para a construção do Comperj porque algumas cargas superpesadas não tem como chegar via rodovia normal. Teremos dois trechos: da beira da Baía de Guanabara até Guaxindiba, em São Gonçalo e de Guaxindiba até a BR-493. Dali as cargas atravessam para o terreno da Petrobras”, explicou.

A construção da UHOS é possível graças a liberação integral de um trecho de faixa de domínio de uma linha férrea que não é operada há mais de 30 anos. Será feita a retirada e indenização de aproximadamente cem famílias que ocuparam as margens da linha e toda a faixa será cercada. Delmo esclarece que a medida permitirá a expansão futura da linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo, para Itaboraí.

“O mais difícil numa linha de trem e de metrô é a faixa de domínio, e ela estará garantida e desimpedida com essa obra. Quando a linha 3 for construída, a última estação ficará em Guaxindiba. A expansão de lá a Itaboraí será possível com a proteção da rota”, explicou o subsecretário.

Outra possibilidade, de acordo com ele, é que com a conclusão das obras do Comperj, a estrada UHOS seja utilizada por outro tipo de transporte, como rodoviário. Delmo diz que essa rota é uma das principais para expandir o transporte para Itaboraí. |. Danielle Moitas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira