Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 11:59

Agribusiness: Boa gestão bons resultados

O desempenho do agribusiness brasileiro vai muito bem obrigado. Ele vem garantindo, nos últimos anos, o crescimento da economia brasileira. A expansão do setor primário tem superado o aumento do PIB e isso decorre de significativa expansão das exportações, redução das importações e podemos também acrescentar melhor eficiência na Gestão dos Agronegócios.

Atualmente uma administração eficiente tem sido objetivo entre os produtores rurais de todo o país. A grande maioria das organizações empresárias de atividade rural, é considerada de pequeno porte e não tem condições técnicas para gerenciar os custos de suas atividades. Cabe aos profissionais de contabilidade apontar a esses empresários evidências para o melhor caminho contábil a ser aplicado à atividade Rural como um instrumento de relevância para seu processo administrativo.

O agronegócio, setor de atividade que envolve a agricultura, bem como a industrialização dos mesmos, tem sido palco de muitas transformações nas três últimas décadas. A agricultura tradicional, atividade secular quase sempre isolada e marcada pela auto-suficiência, tem os dias contados, por causa dos avanços tecnológicos e das metodologias utilizadas (insumos, transporte, armazenagem, industrialização, distribuição atacadista e varejista etc.) que culminam numa sistemática de abordagem do setor transformando-o em eixo central de grandes negócios, o agribusiness.

As crescentes transformações dos complexos agroindustriais, na década de 1970, de produtos como a laranja, a soja e o frango, marcaram o advento do agronegócio no Brasil. Assim como estes, o cultivo e comercialização da cana-de-açúcar foi fundamental para a modernização da atividade sucroalcooleira. A criação do pró-álcool, em 1975, reforçou as bases do agronegócio no país. Hoje, não precisamos nem falar que exportamos tecnologia nesse setor.

Porém o desenvolvimento do meio rural não é homogêneo para todos os setores. A agricultura costuma ser abordada de maneira compulsiva sob a ótica da produção. Tal constatação é fácil de ser detectada na União Européia, nos Estados Unidos e em outros lugares, assim como no Brasil. Sobre a imagem telúrica dos tomadores de decisão do governo e da iniciativa privada, paira o espírito da fecundidade: a terra em constante cio para gerar produção e riqueza.

O campo de atividades das organizações rurais pode ser dividido em três grupos distintos: produção vegetal – atividade agrícola; produção animal – atividade zootécnica; e indústrias rurais – atividade agroindustrial. Os conceitos contábeis devem adequar-se as organizações rurais sempre observando sua atividade principal e conhecendo bem seu processo produtivo para melhor adequação destes conceitos na atividade empresarial desempenhada.

A contabilidade aplicada às organizações empresariais que exploram a capacidade produtiva do solo seja na agricultura ou na pecuária é conhecida como contabilidade rural que é regida por regras estabelecidas pela Norma de Contabilidade Brasileira (NBC), criada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Cabe lembrar que a atividade rural possui aspectos próprios como o término do exercício social que se encerra no fim de cada colheita. O ciclo de cada cultura é a principal característica genealógica da planta e no ciclo da cultura definem-se critérios contábeis a serem aplicados na organização, entre outros detalhes.

Para elaboração das demonstrações contábeis desse setor devem ser respeitadas algumas determinações que contenham as seguintes informações : As principais atividades operacionais desenvolvidas; os investimentos em culturas permanentes e seus efeitos futuros; a composição dos tipos de empréstimos, financiamentos, montante a vencer a longo prazo, taxas, garantias e principais cláusulas contratuais restritivas, inclusive os de arrendamento mercantil; contingências existentes, com especificação de sua natureza, estimativa de valores e situação quanto ao seu possível desfecho; os efeitos entre os valores históricos dos estoques de produtos agrícolas e o de mercado, quando este for conhecido; a composição dos estoques, quando esta não constar do balanço patrimonial; entre outras.

Enfim, os princípios contábeis repousam em conceitos fundamentais que se desenvolvem e se adaptam de acordo com o contexto econômico em que são aplicados. Considerando que a contabilidade de custos deve estar integrada e coordenada com a contabilidade mercantil; a contabilidade mercantil é regida por princípios contábeis, toma-se necessário que o profissional ligado à área de custos saiba identificar esses princípios e os observe na execução de seu trabalho. A contabilidade no mundo do agribusiness é fundamental para a sustentabilidade dos negócios.

. Por: Adriana Dias, coordenadora do Comitê de Conhecimento da Trevisan Outsourcing; Administradora, Pós-Graduada e Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica e Professora da Trevisan Escola de Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira