Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 11:59

O que celebramos no Halloween?

A cada ano torna-se mais popular as comemorações do Halloween no Brasil. Mas, temos motivos para celebrar essa data? Há pouco tempo, o dia 31 de outubro não tinha nenhuma importância para o nosso calendário.

Sabemos que a palavra "Halloween" tem sua expressão da contração equivocada da frase em inglês “All Hallow Eve”, que em português deveria significar “Dia de Todos os Santos”. A celebração surgiu na Irlanda – no século V a.C. – quando as pessoas acreditavam no retorno dos espíritos em busca de corpos para poder “viver” por mais um ano.

A figura de “Jack - o lanterna” é atribuída a um homem que teria enganado o demônio, após ter feito um pacto com ele. Sendo assim, diz a lenda que quanto maior fosse a algazarra, maior seriam as chances de enganar os espíritos que estariam vagando.

Em pouco tempo, com a ajuda de uma intervenção cultural e irrestrita, a crença foi absorvida por parte da população. Aquilo que fazia parte somente de um folclore estrangeiro, lentamente foi sendo inserido nos festejos das escolas de idiomas. Hoje, escolas e clubes sociais preparam bailes que se esmeram na decoração, utilizando cenários macabros e fantasias horripilantes, além das maquilagens pálidas. O que as pessoas estão comemorando de fato? O que realmente as motiva com relação ao Halloween?

De norte a sul do país, o folclore brasileiro enriquece a nossa cultura com as histórias de mula-sem-cabeça, saci-pererê, lobisomem, curupira, boto e bumba-meu-boi, só para citar alguns. Se a moda de celebrar os motivos folclóricos se tornar um costume, boa parte do nosso calendário será recheado de muita festa, e sem motivos reais de celebração além de pura diversão.

. Por: José Eduardo de Moura, Missionário da Comunidade Canção Nova e trabalha na Fundação João Paulo II (www.cancaonova.com).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira