Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2013 - 06:51

Superporto do Açu já recebeu R$ 3,5 bilhões em investimentos


Rio de Janeiro– A LLX divulgou no dia 26 de março (terça-feira), o resultado anual de 2012. No período foram investidos mais de R$ 1 bilhão no Superporto do Açu, maior investimento em infraestrutura portuária das Américas, em construção pela companhia em São João da Barra (RJ). Entre 2007 e dezembro de 2012 foram investidos R$ 3,5 bilhões no empreendimento. O montante foi aplicado, principalmente, nas obras para construção do canal do TX2 (terminal onshore), construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar, implantação da linha de transmissão, sondagens e aquisição de terrenos.

No período também foram registrados importantes marcos para o desenvolvimento do Superporto do Açu, como a obtenção da Licença de Instalação para a Linha de Transmissão que conecta o empreendimento ao Sistema Interligado Nacional, as assinaturas de contratos com a GE e a V&M, e a visita da presidenta Dilma Rousseff às obras do Superporto do Açu. Outro destaque do período foi a conclusão da primeira fase de dragagem do canal do TX2, que já conta com 4,8 km de extensão, e a instalação do Kugira no Superporto do Açu, equipamento que está pela primeira vez na América Latina e irá produzir os blocos que formarão o quebra-mar do TX2.

Entre os destaques financeiros estão, a emissão de debêntures no valor de R$ 750 milhões com a Caixa Econômica Federal, o empréstimo de R$ 518 milhões junto ao BNDES, e a renovação do financiamento de R$ 345 milhões com o Bradesco, referente ao empréstimo-ponte firmado em 2010.

“O ano de 2012 foi de grandes conquistas quanto à execução da construção do Superporto do Açu, deixando de ser projeto e tornando-se realidade. As licenças obtidas permitiram que os nossos clientes e o Complexo Industrial pudessem avançar na construção de infraestrutura necessária para entrar em operação. O ano também será lembrado pelas grandes alterações propostas pelo Governo Federal nos setores ferroviário e portuário. O Superporto do Açu foi contemplado com duas rotas ferroviárias que interligarão o Complexo à malha nacional e o novo marco regulatório de portos abriu caminho para a atração de diferentes tipos de carga. Também asseguramos financiamento suficiente para a conclusão dos investimentos previstos para a primeira fase de construção do Superporto do Açu”, destacou Marcus Berto, presidente da LLX.

Resultado-Mesmo em fase pré-operacional, o Superporto do Açu apresentou receita líquida de R$ 68,7 milhões proveniente da assinatura de contratos para locação de área. O montante é mais de 4 vezes superior ao valor registrado no ano anterior.

A LLX encerrou o ano com R$ 963,6 milhões em caixa e depósitos vinculados. Já o ativo imobilizado da companhia passou de R$ 163,6 milhões em 2011 para R$ 741,8 milhões em 2012, o que está associado ao avanço físico das obras do Superporto do Açu.

Em 2012, a LLX registrou prejuízo líquido de R$ 36,5 milhões. Este resultado é R$ 16,297 milhões inferior ao prejuízo obtido no ano anterior.

Perfil da LLX -O Superporto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento terá capacidade de movimentar até 350 milhões de toneladas de carga por ano, posicionando-se entre os maiores portos do mundo e configurando-se como maior empreendimento porto-indústria multimodal da América Latina. O Superporto conta com um terminal offshore (TX1) e um terminal onshore (TX2), que juntos poderão receber até 47 embarcações em seus 17 km de píer. O investimento total estimado para o Superporto do Açu é de R$ 5,3 bilhões, sendo R$ 4 bilhões da LLX e R$ 1,3 bilhão da Anglo Ferrous Minas Rio (AFMR).

O TX1, estrutura offshore, é formada por ponte de acesso de 3 km, canal de acesso com 21 metros de profundidade, e posterior expansão para até 26 metros, quebra-mar e até nove berços de atracação. O terminal poderá movimentar até 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), e poderá realizar transbordo, tancagem e blending, entre outros. A ponte e dois píeres para movimentação de minério de ferro, com profundidade de 21 metros, já estão concluídos.

O TX2 atenderá às demandas de carga e descarga das diversas indústrias do Complexo Industrial, com destaque para apoio offshore, indústrias flexíveis, ferro-gusa, escória e granito. O canal já está com quase 5 km de extensão, 300 metros de largura e 12,5 metros de profundidade, chegando a 16 metros. Para a construção do quebra-mar serão utilizados 42 blocos de concreto construídos pelo Kugira, maior dique flutuante da Europa que está pela primeira vez no Brasil (seis já estão prontos e o restante já começou a ser produzido no Superporto do Açu).

O TX2 possuirá ainda uma área de 2 milhões de m² para a instalação de indústrias de apoio offshore e está qualificado para se tornar o mais importante polo de apoio à indústria de petróleo e gás e apoio às operações offshore de E&P, sobretudo, em função da localização próxima às bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.

Na retroárea do Superporto do Açu, estão em andamento a instalação de um Complexo Industrial com 90 km2 que irá receber indústrias offshore, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, usinas siderúrgicas, polo metalmecânico, o maior estaleiro das Américas - em implantação pela OSX, o maior complexo de geração termoelétrica do Brasil - com 5.400 MW da MPX, plantas de pelotização, cimenteiras, entre outros. A previsão é que o Complexo Industrial seja responsável pela atração de cerca de R$ 100 bilhões em investimentos para a região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira