Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2007 - 09:20

Assesso unifica banco de dados do Internet Group

Juntos os provedores iBest, BrTurbo e iG somam 31 milhões de contas, a operadora de internet quer saber quem e quantos são os seus clientes.

São Paulo – Conhecer os clientes, seus hábitos, preferências, principais necessidades e demanda por serviços é um passo decisivo para fidelizar a base e incrementar os negócios. Esta tarefa pode parecer impossível quando uma organização dispõe de nada menos do que 31 milhões de contas. Por esta razão, o Internet Group, empresa de internet da Brasil Telecom que reúne os provedores iBest, BrTurbo e iG, contratou a Assesso, especialista em qualidade de dados, para unificar e tratar as informações contidas nos bancos de dados das suas empresas.

O objetivo do Internet Group não é unificar a operação dos seus provedores, mas dispor de uma base de informações consolidada, na qual possa reconhecer os seus clientes e não apenas o número de contas cadastradas. A idéia é integrar os cadastros das três empresas e criar um código de identidade único, obtendo uma visão consolidada de cada cliente.

A base do projeto de integração das informações está apoiada na solução de qualidade de dados DataCare, desenvolvida pela Assesso, que dispõe de um conjunto de ferramentas voltadas para a consistência, transformação, padronização e consolidação de dados baseados em regras de negócio. Na primeira fase do projeto foi identificado o número de contas já cadastradas no banco de dados de cada um dos provedores do Internet Group. No momento estão em processo de validação as informações básicas dos cadastros como endereço, telefones, e-mails, etc. Na segunda fase, os dados serão efetivamente transferidos para um único banco de dados.

Além do tratamento dos dados dos cadastros existentes, todos os novos cadastramentos realizados passarão a ser identificados e validados pelo DataCare, para verificar, entre outros aspectos, se a conta inserida já é de um cliente existente. Esta ação começou pelo banco de dados da iBest, que hoje conta com mais de 10 milhões de contas. Em outubro, está prevista a apuração do banco de dados de cerca de 1 milhão de contas do BrTurbo. E finalmente, em dezembro, o projeto irá apurar as contas cadastradas no IG, que contém hoje mais de 20 milhões de contas.

Para este projeto, a Assesso disponibilizou uma equipe de seis profissionais. Dois são da área de projetos de consultoria e estão dedicados integralmente ao Internet Group.Os outros atuam no desenvolvimento de produtos.

Perfil do iG - O iG, líder absoluto no acesso residencial à internet no Brasil, integra o Internet Group – operação de internet da Brasil Telecom que abrange ainda o iBest e o BrTurbo. Juntos, os três portais somam cerca de 1,3 milhão de assinantes de Banda Larga e quase 4 milhões de clientes de acesso discado. Suas páginas recebem mais de 20 milhões de visitantes únicos/mês. Desses, 9.8 milhões são visitantes residenciais e os restantes se dividem entre acessos do trabalho, das escolas e universidades e dos locais públicos.

Perfil do Assesso - Fundada em 1981, a Assesso é especialista em solução de qualidade de dados, além de desenvolver sistemas de informação para empresas de diferentes segmentos de mercado. Empregando recursos avançados de software e metodologia, a empresa desenvolveu produtos como o DataCare®, o mais avançado software para processos de Qualidade de Dados do mercado brasileiro e o CRMachine®, considerada a mais completa plataforma para gerenciamento de relacionamento com clientes e prospects. Em 2004, seu presidente Flávio de Almeida Pires foi certificado em Total Data Quality Management (TDQM) pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). Entre os clientes estão: Editora Abril, Unibanco, TIM Brasil, Santander, ABN Amro, Oi, Embratel e Telemar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira