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28/03/2013 - 08:29

Comércio avança para os bairros e reascende a economia

Esse mercado a céu aberto está se dispersando para outras localidades, levando comodidade e atendimento diferenciado.

Vitória (ES) -Um dos pilares da economia é o comércio, responsável por manter um país desenvolvido economicamente, a partir da geração de emprego e renda. O que tem acontecido nos últimos anos foi a sua descentralização, ou seja, o comércio que antes era concentrado em determinados espaços nos centros urbanos, agora também avança para os bairros.

São novos polos comerciais surgindo, e que acompanham o crescimento das comunidades. A presença de comércios, principalmente, em áreas afastadas é uma nova tendência que vem se firmando. Muitas vezes, a diversidade e a boa oferta de produtos e serviços, aliada ao crescimento comercial, contribui para que as regiões tenham vida própria, e assim, consigam manter a longevidade do comércio local.

Na capital esse tipo de comércio ainda é bem forte e atuante, com destaque para o Centro, Jardim da Penha e Jardim Camburi, que têm muitas lojas e serviços, e para São Pedro, que concentra supermercados e estabelecimentos de material de construção. Outro fator que diferencia e atrai novos adeptos é o atendimento, que costuma ser customizado, possibilitando ao cliente e consumidor maior contato.

Vantagens e diferenciais -“A proximidade que o consumidor tem com o comerciante é muito grande. Geralmente, o empresário conhece as famílias que moram no entorno, criam laços de amizade e chamam o cliente pelo nome. Assim, a fidelização de clientes é maior e mais fácil nesse tipo de comércio”, ressalta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória), Carlo Fornaizer.

A proximidade com o dono do estabelecimento permite ainda a troca de informações e dicas sobre o estabelecimento, os atendimentos e os funcionários, por exemplo, quesitos importantes que o lojista pode utilizar a seu favor, e assim, crescer, já que esses estabelecimentos comerciais atraem consumidores de diversos bairros do entorno.

A representante comercial, Maria Francisca Santana, de 50 anos, conta que deixa de ir ao shopping para realizar compras no comércio de bairro de Santa Mônica e no Polo de Moda da Glória, ambos localizados em Vila Velha. “A variedade de produtos nesses locais é grande como nos shoppings, e o fato de ser moradora antiga, me faz ter alguns benefícios como compra em carnê, ao invés do uso de cartão de crédito ou débito e cheque. Ainda tenho a credibilidade de quem me vende o produto ou serviço”, salienta.

Emprego e renda -O comércio de bairro também tem grande importância no desenvolvimento das regiões onde estão concentrados, pois contribuem para gerar emprego e renda para a população do entorno, que adquirem produtos próximos de sua residência.

Para Fornaizer, questões como proximidade e deslocamento de casa para o trabalho contribuem para que as pessoas queiram trabalhar próximo de casa, já que os estabelecimentos aproveitam muito a mão de obra local.

Comodidade -Para a pedagoga, Maria Teresa Gagnho, de 49 anos, o fato de não ter que pegar um transporte é uma grande vantagem. “A facilidade de deslocamento, que pode ser feita a pé, por exemplo, é um fator que me faz procurar o comércio local, além da diversidade e do atendimento diferenciado”, destaca.

A diferenciação por estar mais próximo do cliente, permite ao lojista fixar sua marca na cabeça do consumidor. “Em Campo Grande, na Avenida Expedito Garcia, temos uma grande concentração de estabelecimentos, com mais de 400 lojas, retratando um Shopping Aberto. É visível essa tendência de lojas em bairros, criando um novo contexto social”, diz o diretor da Mariah Cosméticos, José Antônio Pupim.

A tendência é de que esses comércios cresçam, acompanhando o desenvolvimento do bairro. No dia a dia corrido, as pessoas querem encontrar o que precisam perto de casa, sem ter que se deslocar. “Hoje, o consumidor busca facilidades e quer qualidade no estabelecimento, no atendimento e nos produtos. E isso, o comércio de bairro consegue oferecer”, finaliza o presidente da CDL Vitória.

Vantagens: . Diversidade e a boa oferta de produtos e serviços |.Atendimento diferenciado e customizado|. Proximidade com o dono do estabelecimento permite a troca de informações|. Contribui para geração de emprego e renda|.Absorve mão de obra local |. Oferece mais comodidade ao consumidor.

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