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28/03/2013 - 08:29

Magazine Luiza encerra 2012 com receita bruta de R$ 9,1 bilhões, um crescimento de 19,1% ante 2011

O Magazine Luiza apresentou um crescimento de vendas total e no conceito mesmas lojas acima de dois dígitos no quartotrimestre de 2012 e durante todo o ano de 2012; a Companhia também cresceu acima da média do setor e ganhou market share em todas as categorias de produtos.

Em 2012, o Magazine Luiza teve um crescimento de receita bruta consolidada de 19,1% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 9,1 bilhões, sendo que no quarto trimestre de 2012 a Companhia cresceu 15,2%, atingindo R$ 2,6 bilhões em receita bruta. O crescimento de vendas no conceito mesmas lojas foi de 11,9% no quarto trimestre de 2012e 12,5% em 2012, impulsionado pelo processo de maturação das lojas novas, notadamente no Nordeste, e acelerado crescimento do e-commerce.

Pela primeira vez na história da Companhia, o e-commerce ultrapassou a marca de R$1 bilhão de vendas, fechando 2012 com R$ 1,1 bilhão e crescimento de 33,3% em relação a 2011. No 4quarto trimestre de 2012, as vendas do e-commerce representaram R$ 313,7 milhões, 25% superior ao quarto trimestre de 2011. O ambiente econômico e a competição acirrada no quarto trimestre de 2012, no entanto, impactaram a margem bruta consolidada em 2,3 pontos percentuais, representando 32,4% da receita líquida.

Além do crescimento das vendas, o ano foi marcado pela integração de 104 filiais no Sul/Sudeste (Lojas do Baú) e 150 unidades no Nordeste (Lojas Maia), respectivamente concluídas em fevereiro e outubro de 2012. Hoje, todas as lojas, centros de distribuição e sistemas contábeis e de gestão estão totalmente integrados. O processo de integração foi concluído com pleno êxito, apesar da sua complexidade. Esta integração simboliza a conclusão de um ciclo de crescimento bastante importante para a consolidação da Companhia no varejo brasileiro.

Em 2012, o Magazine Luiza embarcou num programa de racionalização de custos e despesas conhecido como “Programa Mais com Menos“. Este programa foi o primeiro passo de um ciclo com foco em produtividade e rentabilidade. No 4T12, o Magazine Luiza apresentou uma redução de 0,7 ponto percentual nas despesas operacionais recorrentes, ajustadas às despesas extraordinárias, quando comparadas com as do quarto trimestre de 2011.

O resultado líquido no quarto trimestre de 2012 foi impactado positivamente pelo crescimento das vendas, racionalização de despesas e melhor desempenho da Luizacred, e negativamente pela queda da margem bruta do varejo. O resultado líquido do exercício de 2012 foi impactado, principalmente no primeiro semestre do ano, pelas despesas extraordinárias de integração das lojas Maia e do Baú, provisões para perdas em crédito de liquidação duvidosa robustas na Luizacred e pelo processo de maturação das lojas novas em curso.

“Mesmo com o menor ritmo da atividade econômica, crescemos ao redor de dois dígitos no conceito mesmas lojas em 2012. Em face do ambiente econômico desafiador e da concorrência acirrada, tivemos que estimular o consumo por meio de promoções e campanhas de marketing intensivas no final do ano, já que as vendas de Natal foram abaixo das expectativas. A margem bruta do Magazine Luiza se manteve praticamente estável em 2012, entretanto foi impactada no 4T12, levando-nos a ser ainda mais rigorosos com os custos e despesas da Companhia,“ disse Marcelo Silva, CEO do Magazine Luiza. “Estamos revisando nossas previsões e adotando um crescimento mais conservador em 2013 até percebermos uma melhora na economia e um crescimento consistente. Como parte do programa Mais com Menos, estamos focados em melhorar o nosso desempenho financeiro por meio da construção de um negócio baseado em forte governança, responsabilidade, controles internos, metas desafiadoras e factíveis, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e aumentamos produtividade”, acrescentou.

E-commerce e Magazine Você -O desempenho do e-commerce foi sustentado pelo crescimento de audiência do site, ampliação do sortimento de produtos e novas parcerias B2B e market place, como, por exemplo, viagens e suplementos alimentares. O e-commerce do Magazine Luiza ganhou os prêmios de melhor loja de eletrodomésticos e loja mais querida do Brasil pelo e-bit, resultado do foco constante em inovações, com o lançamento da nova versão do site/mobile, e a melhoria significativa nas áreas de logística e operações. A rentabilidade positiva apresentada por este canal comprova que a multicanalidade traz sinergias de infraestrutura e de despesas operacionais, garantindo o crescimento sustentável do e-commerce. O Magazine Você também cresce de forma acelerada, com mais de 70 mil divulgadores dez meses após o seu lançamento, em fevereiro de 2012, uma amostra da capacidade inovadora da Companhia em alavancar a mídia social como uma nova ferramenta nacional de vendas.

Expectativas para 2013-Analistas do mercado acreditam que a economia brasileira deve crescer entre 3% e 4% neste ano, principalmente no segundo semestre, mas ela ainda não demonstrou sinais de melhorias e de crescimento consistente. O Magazine Luiza, portanto, estima um crescimento de vendas conservador, com o objetivo de preservar margens em um ambiente mais competitivo. A Companhia planeja abrir entre 20 e 25 novas lojas, após o fechamento de 14 filiais em janeiro de 2013. Com mais de um terço das unidades ainda em processo de maturação, o crescimento no conceito mesmas lojas esperado é de um dígito alto para as lojas físicas e entre 20% e 30% para o e-commerce, próximo ao patamar do final de 2012.

Em relação à margem bruta, o Magazine Luiza deverá reduzir a diferença existente entre as lojas do Nordeste e as de outras regiões em que atua. Para garantir a manutenção de margens em todas as regiões, a Companhia desenvolveu um Projeto de Gestão de Preços que está em implantação e visa a incrementar a inteligência na precificação por canal, região e família de produtos.

Em 2013, sinergias são esperadas dada à conclusão dos processos de integração das lojas Maia e do Baú e a finalização das despesas extraordinárias de integração que ocorreram em 2012. O “Programa Mais com Menos“ estabeleceu políticas de controle mais rigorosas para 2013, com redefinição de processos de orçamento para cada departamento; manutenção do comitê responsável pelo sucesso de todo o programa; adoção de metas “base zero” para cada área e priorização dos projetos de redução de custos que serão implantados ao longo do ano.

Além deste projeto, outras iniciativas serão implantadas ao longo de 2013 com foco na redução de custos e despesas, tais como desoneração da folha de pagamento e redução de custos de energia elétrica, conforme anunciados pelo Governo Federal; aumento da produtividade das equipes de apoio das lojas, CDs e da Luizacred; redução de custos logísticos com o projeto de entrega multicanal – os produtos do e-commerce serão entregues diretamente pelos oito centros de distribuição da Companhia – e diluição de despesas de marketing.

“Esperamos melhorar os nossos resultados de forma consistente e gradual no médio prazo, pois sabemos que as lojas do Nordeste e as antigas Lojas do Baú trarão resultados positivos em 2013. Também continuaremos o nosso foco com prudência financeira, por meio do projeto de redução de custos e despesas e aumento de eficiência nas lojas. Além disso, estamos confiantes no desempenho da Luizacred, com a transferência do processamento e gestão de cartões de crédito para o Itaú, nosso parceiro na joint venture, além do foco em produtos de maior margem, como o CDC”, afirmou Marcelo Silva.

Transparência e Sustentabilidade-Pela primeira vez o Magazine Luiza publicará seu Relatório de Sustentabilidade no modelo GRI (Global Report Initiative), em que descreve as boas práticas de Governança Corporativa, além de relatar 13 indicadores das dimensões Social, Ambiental e Financeira. Este relatório é no formato C+, auditado externamente pela Ernst & Young. Em uma demonstração de transparência, o documento será disponibilizado no site da Companhia, no site de Relacionamento com o Investidor, e também em versão para iPad.

O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Até 28 de fevereiro de 2013 possuía 731 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.

Em maio de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em agosto de 2011 realizou a 13ª aquisição de sua história ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.

A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 24 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 15 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou nove vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C e, em 2012, a rede foi eleita a mais querida do e-commerce brasileiro pelo e-bit.

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