Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2013 - 09:41

Armco Staco constrói maior planta galvanizadora do Brasil


Fábrica reúne o que há de mais moderno em relação à proteção do meio ambiente.

A Armco Staco, fabricante de material para grandes construções, investe R$ 40 milhões na construção de seu novo parque fabril, em Resende, que está previsto para começar a operar neste semestre. Esta será a maior planta do Brasil de galvanização – tipo de acabamento de peças em aço que protege contra a corrosão e aumenta sua vida útil. A expectativa da empresa é que este mercado tenha crescimento acima de dois dígitos nos próximos anos.

A fábrica também vai produzir itens do portfólio da empresa – como defensas, tubos e outras estruturas metálicas, silos e máquinas para armazenagem de grãos –, além da nova linha de tubos e conexões em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com diâmetros grandes. Estes produtos são fruto de uma parceria da Armco Staco com a finlandesa KWH Pipe e são inéditos no Brasil.

“A unidade de Resende está sendo concebida com tudo que há de mais moderno em relação à proteção ao meio ambiente – não há nenhuma instalação desse tipo no país, totalmente sustentável”, explica o engenheiro metalúrgico Ulysses Nunes, Gerente de Galvanização da Armco Staco.

A área de decapagem é totalmente enclausurada, assim como o ambiente da cuba de zinco, onde todos os particulares vão ser captados através dos filtros de mangas. Cem por cento dos gases serão lavados e tudo que for emitido para a atmosfera será tratado. Além disso, os equipamentos de produção têm tecnologia italiana, uma das mais avançadas do mundo, e os aparelhos elétricos terão baixo consumo de energia. A planta tem sistema de coleta e reaproveitamento de água da chuva e o aquecimento dos fornos será feito através de gás natural.

Capacidade produtiva de 72 mil toneladas de aço galvanizado por ano -Com 7 mil m2 de área construída, num terreno de 48 mil m2, a capacidade produtiva da nova fábrica será de 72 mil toneladas de aço galvanizado por ano para terceiros. A cuba de zinco é a maior do país, medindo 13 m de comprimento, 1,8 m de largura e 3,2 m de altura, o que permite a galvanização de peças grandes.

“A planta de Resende tem como objetivo atender a demanda de grandes estruturas metálicas, para uso na construção civil e obras de infraestrutura necessárias para o crescimento do país. O aço utilizado nestas empreitadas necessita ser galvanizado, para que fique protegido contra a corrosão. Outro setor em que temos grandes expectativas é o de óleo e gás. Realizamos um trabalho intenso junto à Petrobras para aumentar a utilização de aço galvanizado em seus novos investimentos e nas expansões de suas instalações atuais”, afirma Nunes.

A localização do novo parque fabril foi planejada com bastante critério, pois fica próximo de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O engenheiro explica que, como o Rio tem atmosfera corrosiva, a utilização de aço galvanizado se torna indispensável até mesmo para postes, rede de iluminação e mobiliário urbano de modo geral. Em São Paulo e Minas estão sediados grandes fabricantes de estruturas metálicas, postes e demais produtos de aço que serão fornecedores desses investimentos que vão acontecer em infraestrutura e óleo e gás.

A Armco Staco é a maior galvanizadora do Brasil, com outras duas plantas, em Guarulhos e no Rio de Janeiro, e capacidade total de 144 mil toneladas de aço galvanizado por ano. Considerando esta nova fábrica, a planta de Guarulhos (recém-adquirida), além das outras empresas do grupo, a Armco Staco prevê aumentar seu faturamento em cerca de 35% em 2013, em comparação a 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira