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28/03/2013 - 09:47

Em Seminário, Apex-Brasil destaca oportunidades de negócios na Arábia Saudita

Mercado Foco Arábia Saudita foi realizado no dia 26 de março (terça-feira), em São Paulo e contou com palestras de empresários e consultores com experiência no mercado saudita

Empresários, consultor e técnicos com experiência no mercado saudita apontam que exportar para a Arábia é um processo que exige presença, paciência e envolvimento, mas que também traz amplas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras. Esse foi um dos pontos destacados pelos palestrantes do Seminário Mercado Foco Arábia Saudita, realizado nessa terça-feira (26/3) em São Paulo. O evento foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e colaboração da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).

Durante o seminário, foram apresentadas oportunidades de negócios para exportadores brasileiros e abordadas questões culturais, jurídico-contratuais, econômicas e logísticas que devem ser consideradas nas negociações com o mercado saudita. Também foram indicadas as ferramentas de promoção de comércio mais adequadas à atuação das empresas naquele país. O seminário também foi transmitido ao vivo pela internet.

Na abertura, o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, destacou a atuação da Apex-Brasil na realização dos Seminários Mercado Foco. “Esses encontros apontam oportunidades de negócios para destinos específicos, possibilitam o intercâmbio de informações valiosas, trazem experiência de empresas brasileiras no exterior e apresentam as ferramentas que a Agência oferece para apoiar o empresário brasileiro em seu processo de inserção no mercado externo”, disse Bellini.

O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, ressaltou fatores que considera importantes nas negociações com os sauditas. “É preciso estabelecer contatos permanentes e pessoais. Não adianta se limitar a contatos por meio de ligações telefônicas ou e-mails. É um mercado difícil de entrar, mas depois que o empresário brasileiro consegue se estabelecer por lá, é ainda mais difícil de sair”, disse Alaby em seu discurso de abertura.

Estudo de inteligência comercial -A Apex-Brasil produziu um estudo de oportunidades de negócios na Arábia Saudita que apontou os produtos brasileiros com maior potencial de crescimento naquele mercado. Durante o Seminário Mercado Foco foram destaques os segmentos de alimentos, bebidas e agronegócios, moda e casa e construção civil. “O padrão de consumo da população saudita deve continuar crescendo nos próximos anos, e isso significa uma demanda maior por alimentos e produtos do segmento de bens de luxo, como confecção, calçados e jóias”, afirma Marcos Lélis, coordenador de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil. Acesse o estudo aqui.

Cultura de negócios -Um dos temas abordados no Seminário foi o panorama atual e o ambiente de negócios na Arábia Saudita, foco da palestra de Edward James, presidente da MEED Insight, empresa de consultoria de inteligência comercial especializada no Oriente Médio.

Também constaram da programação depoimentos de representantes de empresas brasileiras que já exportam para a Arábia Saudita, como Alain Wehbe, gerente de contas da Chocolates Garoto, e de empresários instalados na região, como Omar Khaled Hamaqui, diretor da Engreport, empresa de tecnologia de construção e serviços de engenharia.

Técnicos da Apex-Brasil apresentaram as ferramentas de apoio oferecidas ao exportador brasileiro pelo Centro de Negócios da Agência em Dubai (Emirados Árabes Unidos), que atende toda a região do Oriente Médio.

Acesso a informações -Os participantes do seminário destacaram a importância do evento para o planejamento de eventuais negócios com o mercado saudita. “São informações valiosas para quem está começando e que nos ajudam a formular uma estratégia mais precisa e a fazer uma abordagem correta no contato com os compradores árabes”, acredita Elizabeth Alves, da Kiva Cosméticos, empresa de Campinas especialista na produção de clareadores de pele naturais.

“Pretendo comercializar tratores e máquinas para o mercado saudita. Não é fácil exportar para lá sem o conhecimento que foi apresentado no Seminário, por isso achei importante a oportunidade de ter acesso a essas informações”, afirmou Misael Braga, da MSB Comercial Exportadora, empresa de Taboão da Serra (SP) que atua no ramo de autopeças.

“O Seminário trouxe informações que despertam o interesse das empresas brasileiras no mercado saudita e é importante porque mostra também as ferramentas que a Apex-Brasil oferece para atingirmos aquele mercado”, disse Mario Pegorev, da Guacira Alimentos, empresa de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) especializada na produção de arroz.

Outras edições -Além do Mercado Foco Arábia Saudita, já foram realizadas outras seis edições do evento, com foco em Emirados Árabes Unidos, Angola, Estados Unidos, Colômbia, Rússia e China. [http://mercadofoco.apexbrasil.com.br].

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