Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2013 - 07:00

Seminário Internacional Brasil–EUA sobre o empoderamento de meninas

Rio de Janeiro - Entre os dias 2 e 4 de abril de 2013 (terça e quinta-feira), será realizado no Rio de Janeiro o Seminário Internacional Brasil–EUA sobre o Empoderamento de Meninas. O evento tem como objetivo promover o direito de crianças e adolescentes à participação em todos os espaços da vida pública por meio da troca de experiências entre meninas e adolescentes, bem como entre gestoras e gestores dos países organizadores (Brasil e EUA) e dos países convidados (Chile, México, e Uruguai). O seminário é promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) do Brasil , pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, com apoio da UNICEF, Ashoka, Partners of the Americas, Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) , e patrocínio da Mary Kay, Inc. e Caixa Econômica Federal.

Aproximadamente 80 jovens do Brasil, Estados Unidos, Chile, México e Uruguai, com idades entre 13 e 17 anos, participarão do seminário. As participantes foram escolhidas por seu perfil de liderança em suas escolas, comunidades ou por suas iniciativas de desenvolvimento social e direitos humanos.

Durante o evento, as jovens terão a oportunidade de interagir com representantes dos governos do Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Chile e México sobre as políticas públicas relacionadas a questões de gênero e voltadas à juventude, além de participar de painéis e workshops com executivas, atletas e outras personalidades . Na abertura oficial do encontro, a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, e a ministra Maria do Rosário, da SDH, apresentarão as ações do governo brasileiro para incentivar o empoderamento de meninas e mulheres. A abertura também contará com as participações do embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, de representantes da UNICEF, Partners of the Americas e IIDAC.

A parceria Brasil–EUA no campo da promoção dos direitos de crianças e adolescentes teve início em 2008 durante o primeiro evento paralelo conjunto à Assembleia Geral da ONU. Desde 2010, os dois países cooperam, por meio de ações conjuntas, principalmente na promoção dos direitos de meninas e mulheres.

Em 2011, durante a visita oficial do presidente Barack Obama ao Brasil, o tema retornou mais uma vez à agenda bilateral e dessa forma se consolidou como um dos principais assuntos da cooperação entre os dois países no campo dos direitos humanos. Em abril de 2012, durante a vinda da então secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton ao Brasil, a então embaixadora para Assuntos Globais de Mulheres, Melanne Verveer, reforçou a importância do tema e solidificou as bases para a realização desse seminário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira