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29/03/2013 - 07:07

Log-In apresenta seus novos graneleiros na 19ª Intermodal


Log-In Tambaqui iniciou sua operação em fevereiro e, até o fim do ano, será entregue o Log-In Tucunaré. Investimento nos navios é de cerca de R$340 milhões.

De 2 a 4 de abril (terça a quinta-feira), a Log-In Logística Intermodal participa da 19ª Intermodal South America, uma das maiores feiras internacionais de comércio exterior, logística e transporte. “A Log-In se orgulha de ter participado de todas as edições da Intermodal desde que a empresa foi fundada, em 2007. Sempre reservamos algo especial para a feira. Este ano, falaremos sobre nossos novos graneleiros. Na última edição do evento, anunciamos em primeira mão a criação do Costa Norte, nosso terceiro serviço de cabotagem, que atende com exclusividade os portos de Itaqui, no Maranhão, e de Vila do Conde, no Pará”, afirma Fábio Siccherino, diretor comercial da Log-In.

Os graneleiros citados por Siccherino são o Log-In Tambaqui, que entrou em operação em fevereiro deste ano, e o Log-In Tucunaré, previsto para ser entregue até dezembro. As embarcações são, respectivamente, o terceiro e o quarto navios de uma encomenda de sete que a Log-In tem junto ao EISA (Estaleiro Ilha S.A.), sendo cinco do tipo porta-contêiner e dois graneleiros.

O investimento total da Log-In em construção naval no Brasil é superior a R$ 1 bilhão, sendo cerca de R$ 340 milhões destinados exclusivamente aos dois graneleiros. Antes do Log-In Tambaqui, o último graneleiro construído no Brasil e que ficou sob bandeira brasileira foi o navio Marcos Dias, no início da década de 1990.

Graneleiros - O Log-In Tambaqui, que entrou em operação em fevereiro de 2013, e o Log-In Tucunaré, cujo lançamento ao mar será em abril próximo, estão sendo construídos para atender ao contrato de 25 anos da Log-In com a Alunorte, para viagens consecutivas entre o Porto de Trombetas e o Porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. Ao longo do contrato os navios movimentarão em torno de 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel.

Para a construção de cada embarcação foram utilizadas cerca de 13 mil toneladas de chapas de aço. Os navios têm capacidade individual de 80.100 TPB (Toneladas de Porte Bruto) e transportam cerca de 75 mil toneladas de bauxita por viagem. Suas medidas são 245m de comprimento e 40m de largura, com calado de 11,58 m.

O projeto dos graneleiros levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região de atuação. Sua hidrodinâmica foi projetada a fim de proporcionar uma melhor navegabilidade e excelente manobrabilidade, deslocando baixo volume de água com a finalidade de aumentar a segurança da navegação e não prejudicar a população ribeirinha. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideraram padrões superiores de eficiência.

“A linha do casco foi projetada de forma a criar menos ondas durante a passagem do navio e, com isso, causar menor erosão nas margens dos rios, além de não prejudicar a pesca local feita com o uso de pequenas embarcações”, explica Fábio Siccherino. “Além disso, optamos pelo uso de um motor mais moderno e potente, o que elimina em até 20% os gases poluentes emitidos no meio ambiente em comparação a um navio convencional”.

Tanto o Log-In Tambaqui quanto o Log-In Tucunaré serão navios-escola. “As embarcações terão camarotes extras para acomodar alunos de escolas de formação de marítimos. Com isso, esperamos contribuir para a melhor formação desses profissionais, cujo mercado apresenta déficit de mão de obra”, ressalta o diretor comercial da Log-In.

Projeto Bauxiteiro - Em janeiro de 2010, a Log-In iniciou a operação para a Alunorte com navios afretados, que estão sendo substituídos pelos graneleiros Log-In Tambaqui, já está em operação, e o Log-In Tucunaré, este último em fase adiantada de construção.

Todas as embarcações encomendadas pela Log-In ao EISA – Estaleiro Ilha S/A, estão incluídas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O projeto com a Alunorte faz parte da estratégia da Log-In de desenvolver soluções especializadas para logística de cargas na cabotagem brasileira, mediante contratos de longo prazo.

2012 – No último dia 21 de março, a Log-In divulgou seu resultado anual. Em 2012, a empresa registrou investimento total de R$247,1 milhões, sendo R$137,8 gastos na construção dos três últimos navios porta-contêiner encomendados ao Eisa e R$59,7 milhões nos novos graneleiros.

Em 2012, os volumes transportados pela Log-In na navegação costeira cresceram 29,5% em relação a 2011, passando de 153,4 mil TEUs para 198,6 mil TEUs. Já se compararmos apenas o último trimestre de cada ano, o aumento sobe para 56,2%. A receita bruta consolidada da empresa foi de R$806,9 milhões em 2012, 10% acima que no ano anterior.

O Ebitda Consolidado ajustado atingiu R$113,4 milhões em 2012 frente aos R$ 25,4 milhões negativos em 2011. Só no quarto trimestre de 2012, o EBTDA ajustado foi de R$ 22,0 milhões contra R$56,4 milhões negativos do 4T11. Se separarmos o Ebitda da navegação costeira, em 2012, o índice atingiu R$72,6 milhões contra R$5,0 milhões negativos em 2011. No TVV, o Ebitda em 2012 foi de R$82,4 milhões com margem de 46,4%, contra R$ 2,3 milhões em 2011.

Cabotagem – Diante de crescimentos do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 0,9% em 2012 e de 2,7% em 2011, o segmento nacional de cabotagem vem registrando incremento médio de 4% nos últimos cinco anos. Com base nisso, é fato ressaltar que cada vez mais os olhos do mercado voltam-se para essa opção logística.

A cabotagem apresenta três benefícios principais frente outros modais: 1) menor custo para distâncias a partir de 1500 km; 2) menor risco de avarias da carga; 3) menor emissão de gás carbônico, já que a cabotagem é o modal mais eficiente sob o ponto de vista ambiental, sendo três vezes menos poluente que o modal rodoviário, por exemplo.

Log-In - A Log-In Logística Intermodal possui atuação focada na criação de soluções logísticas integradas para movimentação de contêineres porta a porta, por meio marítimo, complementado por ponta rodoviária, bem como pela movimentação portuária e armazenagem de carga através de terminais intermodais terrestres.

Log-In Tambaqui e Log-In Tucunaré (números por navio): R$170 milhões – investimento estimado | 75 mil toneladas – volume de carga transportada em cada viagem | Nove dias - ciclo estimado para cada viagem| 80,1 mil toneladas – porte bruto da embarcação | 245 metros – comprimento total do navio | 40 metros – largura total do navio | 25 anos – prazo do contrato com a Alunorte (início jan/2010) | 150 milhões toneladas - quantidade de minério de bauxita a granel a ser transportada durante a vigência do contrato.

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