Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2013 - 07:09

ITACI terá nova ala dedicada a transplante de medula óssea

Com isso, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil dobrará sua capacidade atual de internação.

São Paulo - O ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, hospital ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, está concluindo a instalação de uma nova ala dedicada à internação de pacientes de transplante de medula óssea. Com a inauguração dessa ala, o hospital passará a dispor de mais 19 leitos - seis destinados a transplante e 13 para UTI -, dobrando sua capacidade atual de internação.

“O ITACI está deixando de ser um hospital voltado exclusivamente para o tratamento de câncer, para se tornar um centro especializado em doenças muito graves, raras e catastróficas, que requerem pesquisa, tratamentos específicos e prolongados, com acompanhamento médico e até mesmo um programa de atenção no lar”, afirma o médico Vicente Odone Filho, coordenador clínico da instituição. Segundo ele, essa é uma tendência entre hospitais desse tipo no mundo e, no Brasil, o ITACI é o primeiro a aderir a essa filosofia.

É nesse contexto que está sendo montada essa nova ala, voltada para transplantes de medula óssea. Nela serão atendidas crianças e jovens portadores não só de câncer, mas também de doenças graves e raras.

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI iniciou suas atividades em dezembro de 2002, com 12 consultórios médicos, duas salas para procedimentos no ambulatório e 12 leitos de hospital/dia para quimioterapias. No ano seguinte, inaugurou o atendimento na área de internação de pacientes de oncologia - destinada aos casos mais graves.

Em 2012, o ITACI realizou 17.374 consultas médicas, 13.086 consultas multiprofissionais e 4.531 quimioterapias. A taxa de ocupação da oncologia foi de 95,6%, com média de permanência de 16,5 dias. Na área de transplantes, foram 710 consultas médicas e um total de 24 transplantes de medula óssea realizados no decorrer do ano.

A maioria dos pacientes chega ao ITACI encaminhada pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas ou pelas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Há ainda casos de crianças e jovens cujos pais procuram diretamente o instituto.

Do total de pacientes atendidos pelo ITACI, 30% em geral vêm de outros estados e até países - como brasileiros que moram no Japão. Outros 30% aproximadamente são procedentes de outras instituições públicas que não têm condições de realizar o tratamento de casos mais avançados da doença.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira