Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2013 - 07:54

Unilever obtém mais de um terço de suas matérias primas agrícolas de fontes sustentáveis

Enquanto faz crescer seus negócios.

Londres/ Roterdã - A Unilever anunciou hoje que está obtendo mais de um terço de suas matérias primas agrícolas de fontes sustentáveis, com avanços significativos em direção à realização de sua meta de 100% até o ano de 2020. Com 36% de matérias primas provenientes de fontes sustentáveis, a empresa superou a meta estabelecida em 2010 com o lançamento do Plano de Sustentabilidade Unilever. Esta melhoria aconteceu diante de um cenário de vendas anuais de €51 bilhões em 2012. Esses dois dados representam marcos significativos em direção à realização da visão da Unilever de duplicar o tamanho da empresa enquanto reduz sua pegada ambiental e melhora seu impacto social positivo. Este anúncio antecede o Relatório de Progresso sobre o Plano de Sustentabilidade, que será publicado no dia 22 de abril.

Marc Engel, chief procurement officer diz: “Mudanças climáticas, escassez hídrica, práticas agrícolas não sustentáveis e populações crescentes ameaçam o suprimento de matérias primas agrícolas e a segurança alimentar. A metade das matérias primas que a Unilever compra vem da agricultura e da indústria florestal, portanto garantir um suprimento seguro destes materiais é uma questão muito importante. No entanto, a utilização de fontes sustentáveis não é só uma questão de gerenciar riscos de negócio, apresenta também uma oportunidade de crescimento, permitindo que marcas se destaquem no mercado”

Um exemplo é a maneira como Knorr vem apoiando crescimento sustentável na categoria de alimentos. Em setembro de 2012 uma nova sopa lançada na França tornou-se o primeiro produto da Unilever a promover um ingrediente (tomate) cultivado de maneira sustentável de acordo com o Código de Agricultura Sustentável da Unilever. Esta realização se deve ao Fundo de Parcerias para a Sustentabilidade Knorr, que utiliza €1 milhão por ano para apoiar fornecedores em projetos complexos de agricultura sustentável. Este desenvolvimento ajudou a destacar a marca nas gôndolas e aumentou sua diferenciação competitiva.

A Knorr pretende estender o programa para outros produtos.

Em cacau, 43% veio de fontes sustentáveis até o final de 2012. E 64% do cacau para Magnum foi obtido de maneira sustentável através de certificação da Rainforest Alliance. Para obter a certificação, a Unilever vem trabalhando com o fornecedor Barry Callebaut na organização de escolas de campo para 20 mil pequenos agricultores na África Ocidental. As escolas trabalham com produtores locais para difundir conhecimentos sobre práticas de cultivo sustentáveis. Estes agricultores então propagam esses conhecimentos pela comunidade. Magnum também compartilha com seus consumidores o porquê desse trabalho com a Rainforest Alliance na obtenção de cacau de fontes sustentáveis: para garantir cacau de alta qualidade, para aumentar a renda dos agricultores e promover benefícios sociais como práticas de saúde e segurança melhoradas.

“Investir em pequenos agricultores é uma questão crítica: se eles tiverem acesso a treinamentos, sementes de melhor qualidade e fertilizantes, aumentarão sua produtividade de maneira significativa. Sabemos que não poderemos fazer isso sozinhos. É por isso que estamos estabelecendo parcerias estratégicas com fornecedores por meio de nosso programa Partner to Win, ONGs e os públicos interessados”, acrescenta Engel.

Outros exemplos dos avanços na obtenção de insumos de fontes sustentáveis incluem: .Óleo de palma -Atualmente todo nosso óleo de palma está coberto por certificados GreenPalm. A Unilever agora assumiu o compromisso de utilizar 100% de óleo de palma certificado que possa ser rastreado até a plantação de origem. Em 2012 a Unilever se juntou a players chave na indústria e governos para o Fórum de Cadeia de Suprimentos de Óleo de Palma Sustentável da China, com o intuito de discutir como promover a implementação mais rápida no País, o segundo maior mercado consumidor de óleo de palma do mundo.

Açúcar - A Unilever comprou seus primeiros créditos Bonsucro de açúcar sustentável no Brasil, e se tornou o primeiro integrante de Bonsucro a obter esses créditos no mundo. Trabalhando com a Usina Sao João, a Unilever comprou as primeiras 3262 toneladas de créditos de açúcar sustentável no Brasil na abertura da plataforma em dezembro de 2012. Embora a Unilever não seja um grande participante no comércio global de cana-de-açúcar, respondendo por apenas 0,26% do mercado, a compra dos créditos destacou o comprometimento da empresa com a redução dos impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar.

Baunilha -Uma colaboração com a Symrise, uma das maiores fornecedoras mundiais de baunilha, levou aos primeiros grãos de baunilha certificados pela Rainforest Alliance (RA) da Unilever. Em uma parceria, a Symrise treinou mais de 1.100 produtores– com planos de estender o programa a outros cinco mil agricultores. A Symrise trabalha diretamente com os agricultores para melhorar a qualidade da produção de baunilha por meio de treinamentos. Estão construindo rastreabilidade na cadeia de suprimentos de baunilha para que a Unilever possa rastrear a baunilha do campo até o consumidor.

Óleo de girassol -Na África do Sul, a Unilever vem trabalhando com o fornecedor Ceoco para melhorar a rastreabilidade na cadeia de suprimentos. Identificou-se uma comunidade de agricultores com boas práticas em Limpopo para fazer um piloto do projeto. Desde então, a Unilever e a Ceoco vêm trabalhando com os agricultores, oferecendo incentivos financeiros para que desenvolvam sementes híbridas que permitam um rendimento maior. Também permitirá o rastreamento dos óleos até o produtor original. O próximo passo será ampliar o projeto e estendê-lo a um número maior de produtores em outras províncias.

Perfil - A Unilever é uma das fornecedoras líderes de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais do mundo, com vendas em mais de 190 países. Nossos produtos estão presentes em 7 de cada dez domicílios do mundo e são utilizados por mais de 2 bilhões de pessoas todos os dias. Trabalhamos com 173 mil colegas ao redor do mundo e geramos vendas anuais de €51,3 bilhões no ano de 2012. Mais da metade de nossa pegada se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento de crescimento mais rápido (55% em 2012). Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias. Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitarem mais a vida. Nosso portfólio inclui algumas das marcas mais conhecidas do mundo como Knorr, Persil/Omo, Dove, Sunsilk, Hellman's, Lipton, Rexona / Sure, Wall's, Lux, Rama, Ponds e Axe.

A visão da Unilever é duplicar o tamanho de nosso negócio enquanto reduzimos nosso impacto ambiental (incluindo a obtenção de matérias primas de fontes sustentáveis, uso pelo consumidor e descarte) e melhorar nosso impacto social positivo. Estamos comprometidos a ajudar mais de um bilhão de pessoas a atuarem no sentido de melhorar sua saúde e bem-estar, obter todas nossas matérias primas agrícolas de fontes sustentáveis até o ano de 2020, e a desacoplar nosso crescimento de nosso impacto ambiental. Esses objetivos estão apoiados em metas para nosso desempenho social, ambiental e econômico em toda a cadeia de valor.[www.unilever.com/sustainable-living].

A Unilever é reconhecida nos Índices Mundiais de Sustentabilidade Dow Jones há 14 anos consecutivos. Somos parte da FTSE4Good Index Series, tendo obtido a pontuação ambiental máxima de 5, levando a nossa inclusão no FTSE4Good Environmental Leaders Europe 40 Index. Em 2012, pelo segundo ano consecutivo, a Unilever liderou o Climate Counts Company Scorecard e foi nomeada número #1 na relação de Global Corporate Sustainability Leaders, de acordo com a última pesquisa GlobeScan/SustainAbility. A empresa é um empregador preferencial em muitos dos países em que opera e é vista como um símbolo de inovação e desenvolvimento de lideranças. [www.unilever.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira