Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2013 - 08:23

Cuidados com a pele durante a prática de esportes

Dermatologista dá dicas de como tratar de ferimentos que podem ocorrer em quedas ou atritos.

Cada vez mais, a prática de esportes tem se tornado um item importante no dia a dia da população, em todas as faixas etárias. O aumento da longevidade e a melhora na qualidade de vida e saúde são os principais motivos que fazem as pessoas aderirem a algum tipo de esporte que proporcione movimento, defina as formas do corpo, contribua para o bem-estar e ainda aja preventivamente na redução dos riscos de doenças.

No Brasil, os esportes mais praticados são o futebol (30,4 milhões de praticantes)1 e, em seguida, o vôlei (15,3 milhões de praticantes)2, e é importante destacar a atenção que os esportistas devem ter aos ralados e batidas causadas durante a prática dessas atividades. Isto porque, quanto mais rápido os praticantes cuidarem, menor o risco de desenvolver infecções e maior a chance de uma cicatrização mais rápida.

Depois de limpar e desinfetar a pele, o uso de uma pomada antibiótica como Nebacetin® é importante para tratar e prevenir infecções da pele e de mucosas causadas por diferentes bactérias após os ferimentos. No caso dos curativos, é recomendado colocá-los somente em locais que estão sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés, por exemplo. Em alguns casos, fechar o ferimento pode tornar o local úmido, facilitando a proliferação de micro-organismos. A recomendação principal é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

“Os praticantes de esportes estão ainda mais expostos a infecções de pele, como jogadores de vôlei e o futebol de praia, pois, além da areia ser contaminada com milhões de bactérias, as práticas são realizadas com roupas que deixam grande parte do corpo exposto e desprotegido”, afirma a Dra. Anelisa Baungartner Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology (CRM 53414).

Exercícios individuais, praticados ao ar livre, também podem apresentar alguns riscos de ferimentos leves. “A corrida, o skate ou até mesmo a bicicleta podem ser praticados em parques ou lugares asfaltados. Quedas ou atritos em locais como esses podem gerar de machucados pequenos até queimaduras”, completa a dermatologista.

Cinco dicas indispensáveis para prevenir a infecção:

1. Limpe o ferimento com água e sabão antes de qualquer outra medida.

2. Evite contaminação, secando a região e desinfetando o ferimento com um agente antisséptico, como Neba-Sept®, que combate rapidamente as bactérias.

3. Para tratar possíveis infecções, use uma pomada antibacteriana, como Nebacetin®, para inibir o crescimento de diversos tipos de bactérias.

4. Se for necessário proteger o machucado, cubra o ferimento com gaze e esparadrapo ou outro curativo.

5. Importante: no processo de cicatrização, nunca mexa ou remova as crostinhas (“casquinhas”) que se formam sobre o machucado. Elas são uma proteção natural do organismo contra infecções.

1,2 Atlas do Esporte no Brasil, 2012.

Nebacetin® e Neba-Sept®, do laboratório farmacêutico Takeda, oferece opções seguras e eficazes para tratamento de ferimentos na pele. Neba-Sept®, composto pela substância digluconato de clorexidina 1%, é um antisséptico tópico que combate rapidamente as bactérias, ajudando a desinfetar e tratar feridas superficiais na pele. A pomada Nebacetin®, composta pelas substâncias bacitracina zíncica e sulfato de neomicina, que possuem ação antibiótica, é indicada para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas. [www.takedabrasil.com/br].

Takeda Brasil -Com sede administrativa localizada em São Paulo e fábrica em Jaguariúna, a Takeda Brasil é uma companhia global japonesa orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Presente em mais de 70 países, ocupa o 12º lugar no ranking das companhias farmacêuticas globais. A Takeda tem presença consolidada no mercado brasileiro, fabricando e comercializando mais de 40 produtos, distribuídos entre as linhas de prescrição médica (Rx), uso hospitalar e medicamentos isentos de prescrição (OTC), como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (colagogo e colerético), Nebacetin® (antibactericida tópico), entre outros.

Em julho de 2012, a unidade brasileira anunciou a compra do laboratório Multilab, aumentando o portfólio de produtos e consolidando seu posicionamento no mercado nacional como uma das 10 maiores farmacêuticas do país. As duas marcas (Takeda e Multilab) serão mantidas e o grupo passa a ter no Brasil cerca de 1.800 colaboradores, operando com duas fábricas, em Jaguariúna (SP) e em São Jerônimo (RS). [www.takedabrasil.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira