Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2007 - 10:29

A C/Arte projetos culturais lança o curso Arte Afro-Brasileira no projeto Arte em Foco e o livro Arte Afro-Brasleira de Roberto Conduru


Curso de 1º de dezembro de 2007, sábado, de 9 às 16h30, e lançamento do livro de 17 às 19 horas, no Museu de Arte da Pampulha, Avenida Otacílio Negrão de Lima 16585, Belo Horizonte (MG). Realização: Editora C/Arte, e apoio : MAP/CBHA. Contatos: Roberto Conduru pelo telefone (21) 9991 1772 ; Fernando Pedro (31) 9981 1685 e Marilia Andrés e Denise Santos (31) 3491-2001.

Com o curso Arte Afro-brasileira a C/Arte Projetos Culturais está lançando o projeto Arte em Foco, uma proposta interdisciplinar que visa contribuir para a discussão do diálogo entre as artes. O curso discute a problemática cultural afro-brasileira e suas manifestações artísticas, desde a vinda dos africanos para o Brasil e sua escravidão na Colônia, até às mudanças de configurações culturais e artísticas no império, na modernidade e na contemporaneidade.

As palestras serão ministradas pelo Prof. Dr. Roberto Conduru, pesquisador da cultura artística afro-brasileira. Roberto Conduru é professor da UERJ e da PUC/RIO, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, especialista em História da Arte e Arquitetura e mestre em História Social da Cultura pela PUC/RIO, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Publicou Willys de Castro (2005) e Vital Brazil (2000) pela CosacNaify, entre outros livros. Atualmente é presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte.

O Curso está aberto aos profissionais e estudantes de artes, história, arquitetura, design, letras, pedagogia e professores do ensino médio e superior. Será realizado no auditório do Museu de Arte da Pampulha, no sábado, dia 1º de dezembro, de 9 às 12 e de 13h30 às 16h30 com a carga horária de 8 horas/aula. As inscrições poderão ser feitas no site da C/Arte www.comarte.com, investimento de R$75,00.

O lançamento do livro Arte Afro-brasileira de autoria de Roberto Conduru, publicado pela Editora C/Arte, será realizado em seguida, no Café Niemeyer do MAP, entre 17:00 e 19:00 horas. O livro é o segundo número da Série Historiando a Arte Brasileira, que discute um tema específico da História da Arte Brasileira e sua aplicação pedagógica (em sala de aula). As orientações pedagógicas deste título foram elaboradas pelos professores Lúcia Gouvêa Pimentel e Alexandrino do Carmo. A série é coordenada por Marília Andrés Ribeiro e Fernando Pedro da Silva e tem o apoio do Comitê Brasileiro de História da Arte.

Carlos Eugênio Marcondes de Moura apresenta o livro com as seguintes palavras: “Na abertura de seu texto luminoso, Roberto Conduru coloca o leitor diante de um conjunto de questões perturbadoras, ao elencar interrogações em torno da definição do que vem a ser arte afro-brasileira. Depois, aborda muitas contribuições artísticas dos africanos seqüestrados pelo tráfico e trazidos ao Brasil, ao longo de quatro séculos, e de seus descendentes, até hoje. Analisa a arte sacra, resgatada pela memória, pela oralidade, pelo fervor religioso, nos templos de candomblé, xangô, mina e batuque, que se irradiaram do Maranhão ao Rio Grande do Sul, e pelas elaborações dos terreiros de umbanda, uma religião“brasileira” por excelência. Nessa arte inspiraram-se artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Abdias Nascimento, Emanoel Araújo e Carybé, entre tantos outros, cuja obra, prestigiosa e reconhecida, é analisada com grande originalidade. Conduru também se refere às representações da negritude sob o olhar etnocêntrico de artistas europeus, além de certa pintura histórica que apresenta uma visão falseada da condição do negro e de sua ativa luta pela liberdade. A opressão sofrida pela mulher negra, a reafirmação da negritude, a transgressão, a revolta contra a censura e o racismo, são alguns dos temas expressos através de variadas linguagens artísticas. Questões que são esmiuçadas pelo autor, nesta que é uma das mais fecundas contribuições ao entendimento do que seja uma arte afro-brasileira. Seu texto se encerra mostrando como o imaginário religioso ainda é o ponto de conexão mais freqüente de artistas com a cultura afro-brasileira, não se limitando, porém, a esse veio”.

A publicação é composta por 120 páginas, ricamente ilustrada, em formato brochura, e pode ser encontrada nas livrarias da cidade e através do site da C/ Arte: www.comarte.com ao preço de R$45,00. Outras informações podem ser obtidas na Editora C/ Arte, através do telefax: (31) 3491-2001.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira