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06/04/2013 - 08:30

Inadimplência do primeiro bimestre: 45% homens, 55% mulheres, aponta pesquisa da TeleCheque

Segmento com mais cheques em atraso foi o de acessórios automotivos e manutenção.

As mulheres formam a maioria dos consumidores inadimplentes no primeiro bimestre de 2013, aponta a pesquisa “Perfil do Inadimplente”, elaborada com dados colhidos pela TeleCheque, empresa especializada em análise de crédito em compras com cheques: elas foram as emissoras de 55% dos cheques não honrados no período, enquanto os homens emitiram os 45% restantes. Nada menos do que 82% desse público feminino e 81% do masculino está na faixa etária de 21 a 50 anos. “Essa nos parece uma indicação bastante forte do atual papel das mulheres como chefes de família, já que elas estão fazendo esses pagamentos, assumindo as contas e os riscos”, comenta Dirlene Costa, diretora de Recuperação de Crédito da TeleCheque.

A inadimplência mais frequente do bimestre foi no item “acessórios automotivos e manutenção”, que alcançou 16% dos cheques, dois pontos percentuais acima do registrado na pesquisa anterior (14%). Entre os cheques emitidos pelos homens para pagamento desses itens, contudo, a participação foi de 24% e a feminina apenas 9%. O item na segunda colocação em inadimplência foi alimentação, com 15% dos atrasos nos pagamentos, mas nesse caso os homens ficaram com 16% e as mulheres com 14%.

O principal motivo declarado para inadimplência foi o descontrole financeiro, que respondeu por 42% dos casos, seguido por “ter sido fiador, avalista ou emprestar o nome”, com 13%. Em 10% dos casos os atrasos salariais foram apontados como causa da inadimplência.

A pesquisa mostra que exatamente 50% das pessoas que responderam ao questionário são casadas, 46% completaram o segundo grau e que 60% dos valores em atraso estão entre R$ 50,00 e R$ 499,99. O rendimento de 51% dessas pessoas está entre R$ 1.021,00 e R$ 3.570,00 mensais. Entre os inadimplentes, 34% trabalham em empresas privadas e 28% são autônomos.

A pesquisa realizada pela TeleCheque teve como foco pessoas inadimplentes, usuárias do instrumento de crédito cheque, e o estudo é feito via telefone, pela Central de Recuperação da empresa. Foram ouvidos nesse estudo 1.328 consumidores.

O que fazer para sair do vermelho?

Para escapar da inadimplência, os especialistas da TeleCheque dão oito conselhos básicos:

1. Faça compras conscientemente - compre apenas o que precisa e evite comprar por impulso ou desejo;

2. Pense em sua segurança financeira todas as vezes que for comprar por impulso: a segurança financeira é o poder de pagar suas contas e ainda ter uma sobra para investir;

3. Quando for ao supermercado, leve uma lista e compre apenas o que estiver nela;

4. Evite liquidações quando não estiver precisando dos produtos oferecidos;

5. Anote todos os cheques emitidos em uma planilha, com a data de vencimento;

6. Faça um orçamento mensal de quanto pode gastar por mês com cada item como vestuário, calçados, estética, carro, coisas para os filhos etc. Este orçamento precisa conter o dinheiro que vai sobrar depois de pagar as contas principais;

7. Poupe no mínimo 10% do que ganha para imprevistos. Faça seu "colchão de segurança" para doenças, desemprego, perdas etc.

8. Por fim, coloque o crédito trabalhando a seu favor. Quando você utiliza o crédito acima das suas possibilidades de pagamento, está colocando o crédito contra você. Seja próspero, criando equilíbrio e saúde financeira. Seu bolso, sua família e sua vida agradecerão.

Pesquisa TeleCheque® -A pesquisa é feita com base nos valores das transações em Reais, monitoradas pela TeleCheque® nos segmentos de alimentação, automotivos, calçados, combustíveis, educação, eletroeletrônicos, joalheria e bijouterias, magazines e lojas de departamentos, máquinas e peças, material de construção, móveis, decoração e artigos para o lar, produtos diversos, saúde, serviços diversos, turismo, entretenimento e vestuário. Essas transações se originam de aproximadamente 10 mil pontos de venda distribuídos em 890 municípios do País; os estados onde a TeleCheque não opera são: Acre, Rondônia, Amapá e Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

TeleCheque®-Com mais de 28 anos de atuação, a TeleCheque® , empresa especializada em análise de crédito em compras com cheques, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques). [ www.telecheque.com.br ou pelos telefones 0800-286-3177/ (11) 2123- 0850 | (21) 2123- 0435].

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