Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2013 - 09:13

As perspectivas para a TI


Ao analisar as tendências tecnológicas, a computação em nuvem se destaca por representar a principal solução para o crescimento dos negócios, tornando-se prioridade para os serviços de TI. Na verdade, já podemos afirmar que soluções como o Datacenter definido por software representam já nos dias de hoje a chegada do futuro.

A importância da tecnologia de ponta será cada vez mais relevante no desempenho dos negócios, e algumas delas já mostram resultados significativos como Big Data, Networking, Segurança, Armazenamento, Administração, Nuvem híbrida e Mobilidade.

Um cenário otimista -Muitas companhias enfrentam problemas devido ao acúmulo de dados. Definir qual é a gestão mais adequada para solucionar essa realidade se tornou um grande dilema. Entre as respostas mais recentes oferecidas pelo mercado, há softwares destinados a acelerar a virtualização dos bancos de dados e facilitar a adoção do big data. Para se ter uma ideia exata da importância deste tema, um estudo recente da IDC garante que o mercado de tecnologia e serviços de big data apresentará crescimento anual de 31,7% nos próximos anos, e alcançará receita de 23,8 milhões de dólares em 2016. Embora o crescimento seja esperado para todos os segmentos de mercado, a IDC estima que os serviços de big data cresçam 21,1%, enquanto o de armazenamento, 53,4%.

Este último dado mostra que evolução é a palavra correta quando falamos de armazenamento. As empresas estão buscando soluções para a crescente complexidade e custo de armazenamento em nuvem e ambientes virtuais, especialmente para VDI (Virtual Desktop Infrastructure), desenvolvimento de software em grande escala e suporte para aplicações de missão crítica. Diferentes soluções têm provado que a virtualização de armazenamento oferece os mesmos benefícios de flexibilidade e eficiência que a maioria das empresas alcançou com a virtualização de computadores. Sendo assim, certamente grandes novidades em armazenamento ainda estão por vir.

Algo semelhante acontece com questões como rede e segurança. As empresas exigem alternativas capazes de facilitar os processos e eliminar os gargalos causados por altas cargas de trabalho. Promover mobilidade em nuvens torna-se a melhor solução, especialmente para as empresas que prometem melhorar os processos e fornecer benefícios adicionais e crescentes.

Desta forma, veremos cada vez mais empresas migrando para a nuvem híbrida, proporcionando assim, seu crescimento. Segundo analistas, as nuvens híbridas ocupam o primeiro lugar quando falamos em tendências, uma vez que proporcionam maior flexibilidade para atender a imprevistos, assim como oferecem melhor aproveitamento da escalabilidade e menor custo quando comparada a uma nuvem pública, sem exposição de dados sensíveis nem aplicações críticas a terceiros.

Em resumo, com o desenvolvimento tecnológico, serão consolidadas as plataformas que oferecerem um espaço de trabalho flexível na nuvem, já que tem sido claramente demonstrada a importância de permitir que os colaboradores se conectem de qualquer lugar, utilizando qualquer tipo de dispositivo.

A liderança de pequenas e médias empresas, preocupadas com a sustentabilidade financeira e comercial, no entanto, coloca novos desafios para as equipes de TI. Elas devem atender às exigências e necessidades comuns de rentabilidade, crescimento e informações, independentemente do tamanho. O estudo “State of Cloud Global Results” – publicado pela Symantec em fevereiro deste ano – entrevistou 3.236 companhias de 29 países, das quais 82% analisam, ao menos, a possibilidade de migrar para a nuvem. De acordo com o estudo, as PME estão prontas para adotar a nuvem, apontando vantangens como conveniência, velocidade e economia. A gestão de email, a segurança em geral ou os backups e armazenamento em nuvem são alguns dos pontos mais apontados na discussão.

O crescimento acelerado da computação em nuvem e seu uso cada vez mais amplo no desenvolvimento dos negócios propõem uma evolução destas tecnologias e exige inovações de alto nível.

.Por: Fernando Mollón, diretor geral da VMware para América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira