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09/04/2013 - 07:27

Pelo quarto ano consecutivo, Formare publica seu Relatório de Atividades

Publicação traz experiências e avanços no projeto de qualificação profissional de jovens talentos.

Pelo quarto ano consecutivo o Formare publica seu Relatório de Atividades, que traz informações sobre os resultados do projeto durante 2012, inclusive com indicadores quantitativos e, em algumas oportunidades, depoimentos de parceiros e uma longa relação de apoiadores que estão há pelo menos dez anos capacitando jovens profissionais. Todo o conteúdo está disponível no site do Formare [ www.formare.org.br].

O Relatório abrange a lista de empresas parcerias do projeto, que hoje somam 53; sintetiza em números os principais indicadores de desempenho do projeto; registra os esforços de comunicação realizados ao longo do ano para expandir a iniciativa e relaciona alguns dos prêmios e reconhecimentos conquistados em 2012 pelo Formare.

"A Fundação Iochpe trabalha há 25 anos aperfeiçoando uma tecnologia que visa a incluir jovens em situação de risco social no mercado formal de trabalho: o Formare. Num cenário em que o desemprego juvenil é três vezes maior que o adulto e, segundo dados da International Youth Foundation/Banco Interamericano de Desenvolvimento, 32 milhões de jovens nem estudam e nem trabalham na América Latina. Estamos falando de um problema social de proporções epidêmicas que afasta pessoas no auge do seu potencial”, diz Evelyn Ioschpe, presidente da Fundação Iochpe.

De acordo com Evelyn, o terceiro setor tem sido capaz de formular e aperfeiçoar soluções de grande eficácia para os problemas sociais do país. “O governo, mais preocupado com cobertura do que com eficiência, muito freqüentemente lança desafios de difícil equacionamento. É o caso da Lei do Aprendiz, que tornou obrigatório e burocrático no Brasil o acesso ao primeiro emprego, transferindo para o Ministério do Trabalho o ônus do regramento e da fiscalização deste ensino técnico”.

Para a presidente, a Fundação Iochpe, acatando os novos desafios, desenvolveu novos formatos de cursos, atendendo as regras governamentais, as necessidades das empresas parceiras, mas, sobretudo, buscando abrir mais e melhores oportunidades para mais jovens brasileiros que almejam deixar para trás uma condição de pobreza e buscar, por meio do desenvolvimento profissional, oportunidades para as suas vidas. “Hoje o formare abriga diferentes modelos de cursos, uma gama enorme de terminalidades e está presente em 85 unidades industriais de norte a sul do Brasil. Pronto para evoluir com o crescimento da demanda e das oportunidades", conclui.

O Formare é um projeto social desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de grande e médio porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das plantas fabris/unidades instaladas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC -a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)-, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Números Formare -Escolas: 79 | Empresas parceiras: 50 | Alunos em formação: 1.580 Educadores voluntários atuando: 6.700 | Cobertura nacional: 60 municípios em 11 Estados do Brasil | Uma escola na Argentina.

Perfil do aluno: Para ser aluno do Formare, o jovem deve ter entre 16 e 18 anos, cursar o ensino médio, ter renda per capita familiar de até um salário mínimo, não ter tido acesso a cursos profissionalizantes e nem ser filho de funcionário da empresa onde o curso será ministrado.

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