Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Gás Natural chega ao Município de Nova Friburgo

O Município de Nova Friburgo, em uma primeira fase, será atendido através da tecnologia do Gás Natural comprimido (GNC) que é pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Em uma segunda fase, até 2008, chegarão os gasodutos, conforme compromisso contratual já assinado com a CEG-RIO.

O abastecimento da Cidade inicia em duas indústrias, um posto de GNV e 500 residências, através dos seis quilômetros de redes de gás, já construidos na cidade.

O gás natural comprimido – GNC será obtido através de uma unidade de compressão instalada no muncípio de guapimirim (parada modelo) que estará ligada à rede de gás natural em média pressão existente, elevando a pressão a 220 bar, para o abastecimento das carretas que transportarão o Gás.

Para atender os clientes indústriais, residênciais e comerciais em Nova Friburgo, distantes 80 km do carregamento do GNC em Guapimirim, a concessionária CEG – RIO utilizará uma carreta indústrial, tipo ng bitrem 160, com a capacidade total de 5.600 m3.

A unidade de descompressão distrital será instalada nas dependências da indústria Filó em nova Friburgo, e contará com um RCU – reduction Control unit( Sistema de redução de pressão), que abastecerá a própria indústria e estará conectado a rede de distribuição, que abastecerá os clientes residênciais e comerciais. Uma futura unidade de descompressão será instalada na indústria haga, para o abastecimento exclusivo desta indústria.

O abastecimento do posto (BR) de GNV será executado por uma carreta veicular, com capacidade de 5.040 m3, e com a instalação no posto de combustível de um HPU – Hidraulic Power Unit (Sistema de potência hidráulica ).

O investimento para execução do Projeto Piloto GNC em Nova Friburgo é de 4,8 milhões de reais.

O estudo econômico aponta a redução de 20% dos custos da indústria filó, com a utilização de gás natural via GNC, em substituição ao Gás Liqüefeito de Petróleo – GLP. No futuro (2008) a redução será de 45% dos custos, com a utilização do Gás Natural via gasoduto.

Para a inauguração dia 14 de dezembro, estarão presentes a governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, o secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo,Wagner Granja Victer, o presidente da CEG-Rio,Daniel Lopez Jordá, na Indústria Filó S.A., localizada na Rua Bonfim, nº 25, Vila Amélia – Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira