Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2013 - 08:20

LEAN como um valor da organização

Temos visto há anos muitas iniciativas de implementação da Filosofia LEAN em milhares de organizações pelo mundo.

Algumas irão se perpetuar e se tornar cases de sucesso, outras irão passar, como vão e voltam os estilos das roupas.

Por quê? Qual a resposta para o sucesso e o fracasso?

Por mais que tenha ouvido centenas de justificativas, e depois de anos trabalhando com implementação de projetos de mudanças culturais em diversas organizações, minha convicção se fortalece cada vez mais. A diferença está no status que é dado à Filosofia LEAN nestas organizações.

Isso varia de uma simples implementação de ferramenta, passando por implementações em uma área piloto ou até de projetos mais longos, mas o que faz realmente a diferença é a compreensão dos dirigentes das Empresas de que a Filosofia LEAN deve ser alçado a categoria de "Valor da Organização".

O que são valores? São os conceitos que os acionistas das Empresas acreditam. Vejam que eu escrevi acionistas e não diretores, pois estes também podem entrar e sair. Representam os credos de uma organização.

Qual a diferença? Os valores de uma organização não são negociados. Podemos questionar os processos de uma organização, suas competências, seus indicadores e estratégias, mas não seus valores.

Quando uma Empresa acredita que honestidade é um valor, nunca abrirá mão dela para ganhar mais dinheiro. Quando uma Empresa acredita na inovação, ou na ética, ou na importância das pessoas, enfim, se seus colaboradores não acreditarem, é melhor procurarem outra Empresa para trabalhar, pois novamente: valores são inegociáveis.

Recentemente na empresa METALKRAFT fizemos questão de colocar o pensamento enxuto entre os valores da organização na revisão de seu planejamento estratégico, não que a sua Diretoria que por anos investe em LEAN estivesse em dúvida, mas para comunicarmos isso para todos os colaboradores, fornecedores e clientes. Assim como tenho certeza que este mesmo valor esteja contido na SCHMERSAL e na ROUSSELOT, que são os nossos cases de sucesso a serem apresentados no Seminário Melhores Práticas (Lean, 6 Sigma), organizado pela IMAM e que ocorre no dia 16 de abril em São Paulo.

.Por: Sidney Trama Rago, gerente de projetos da IMAM Consultoria e um dos palestrantes do Seminário Melhores Práticas (Lean, 6 Sigma), organizado pela IMAM e que ocorre no dia 16 de abril em São Paulo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira