Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2013 - 07:19

Balanço Huawei da Banda Larga no Brasil aponta aumento dos serviços de dados como fonte de crescimento para as operadoras

O estudo aponta que o Brasil deve terminar 2013 com 82 milhões de acessos de banda larga móvel e 22 milhões de acessos de banda larga fixa.

São Paulo – O estudo “Balanço Huawei da Banda Larga” divulgado pela Huawei em parceria com a Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, aponta que o Brasil deve terminar 2013 com 82 milhões de acessos de banda larga móvel e 22 milhões de acessos banda larga fixa.

A banda larga móvel no Brasil registrou 65,7 milhões de acessos em fevereiro deste ano, acumulando um aumento de 11% em 2013 e uma densidade de 33,3% da população. Foram contabilizados no estudo os aparelhos celulares e terminais de dados (modems) 3G, excluindo os terminais M2M (machine to machine) utilizados para pagamentos via cartão de crédito ou débito, segundo os novos critérios da Anatel.

Com crescimento de 59% da banda larga móvel em 2012, 1 em cada 5 celulares no Brasil já operava em 3G no final do ano, confirmando o contínuo aumento da participação de 3G no total de celulares e a tendência de substituição da base GSM que, nos dois primeiros meses de 2013, já perdeu 5,5 milhões de acessos no país.

O Balanço mostra também que até o mês de fevereiro cerca de 60% dos 5.565 municípios brasileiros se encontravam atendidos¹ pela banda larga móvel. Isso equivale a 88% da população brasileira coberta, número já superior à meta de 83% estabelecida pela Anatel para 2016.

A receita de dados, que continua a crescer aceleradamente no Brasil, estimulada pelo aumento da venda de smartphones, registrou um aumento de 28% em 2012 na média das operadoras. A receita de voz também continua seguindo de forma ascendente, mas está desacelerando: a taxa foi de 2,2% no mesmo período acima e a tendência é

¹ Um município é considerado atendido quando a área de cobertura corresponde a 50% de sua área urbana. Se é considerado atendido, contabiliza-se o total da sua população como coberta.

de menos participação de voz no total da receita das operadoras ao longo do tempo. Isso faz com que os serviços de dados se tornem cada vez mais importantes como fontes de crescimento.

Quanto aos planos de serviço oferecidos pelas operadoras, no pós-pago, todas estão cobrando por volume de dados. Em geral, ao consumir a franquia de dados o usuário continua com acesso ao serviço, mas com uma velocidade reduzida. Planos pré-pagos também estão sendo oferecidos por todas as operadoras. Algumas adotam pacotes de dados por dia, por semana, por quinzena ou por mês.

“As operadoras estão customizando seus pacotes para diferentes usos como e-mail, redes sociais, chat ou acesso à internet convencional. A média de preços no Brasil para pacotes de dados continua acima dos valores praticados em outros países. No pacote de 2GB, por exemplo, o preço médio no Brasil é de R$ 68,30, enquanto que a Vodafone (Reino Unido) cobra o equivalente a R$ 49,40. A carga tributária e a taxa de câmbio afetam diretamente esta comparação”, comenta o CTO (Chief Technology Officer) da Huawei, José Augusto de Oliveira Neto.

Banda Larga Fixa -Na banda larga fixa, o Balanço Huawei indica que, com crescimento de 16% em 2012, o Brasil atingiu a marca de 18,9 milhões de acessos no final do ano, com atendimento deste serviço em 100% das sedes dos municípios brasileiros¹. De acordo com a projeção da Teleco, até o final de 2013, serão 22 milhões de acessos.

A receita da banda larga fixa deve continuar crescendo na mesma taxa dos últimos 6 anos: 14,8%.

Tendências para 2013 -Com o início da operação comercial das redes LTE em diversas cidades do país neste ano, o Brasil entra efetivamente para o grupo de 63 países que dispõem de,

¹ Na banda larga fixa, considera-se o município atendido se o serviço está disponível nas tecnologias ADSL, Cable Modem ou MMDS na sede do município. Não inclui atendimento de pequenos provedores com tecnologias wireless. É contabilizada a totalidade de sua população.

aproximadamente, 158 redes LTE comerciais, e que contam atualmente com mais de 68 milhões de acessos nesta tecnologia.

Além da implantação das novas redes, o tema LTE deve continuar em pauta ao longo do ano, uma vez que o Governo já deu os primeiros passos para um novo destino da faixa de frequência de 700 MHz. Atualmente esta faixa está ocupada pela TV analógica e, com a digitalização deste serviço, a frequência deverá ser ocupada pelas redes 4G.

Adicionalmente, no Brasil já há movimentos da parte de algumas operadoras em implantar redes LTE também na faixa de 450 MHz. Estas operadoras obtiveram o direito de uso desta frequência em 2012, quando venceram as licitações do espectro de 2,5 GHz e assumiram também o compromisso de cobertura de banda larga nas áreas rurais. Pelo maior alcance de cobertura na frequência de 450 MHz, a tecnologia LTE tende a proporcionar menor custo de implantação de redes de dados nestas áreas, tendo em vista também a futura necessidade de atender maior capacidade de tráfego de dados. O LTE 450 está em processo de padronização pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que deverá ser concluído até meados de 2013.

Balanço Huawei da Banda Larga -Iniciado em 2009 em parceria com a Teleco, o Balanço Huawei da Banda Larga tem como objetivo acompanhar o crescimento dos serviços de banda larga fixa e móvel no Brasil, através do monitoramento da quantidade de acessos, receita de dados, cobertura, planos e preços dos aparelhos. Essas informações são fornecidas pelas operadoras ou baseadas em estatísticas oficiais de agências regulatórias como a Anatel. A consolidação dos dados é realizada por analistas especializados e com ampla experiência no mercado local de telecomunicações.

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 140 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Manaus e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas (SP) e um centro de distribuição em Sorocaba (SP). [www.huawei.com.br].

Teleco -Empresa de consultoria especializada na área de telecomunicações. Com o portal Teleco – um dos mais famosos na área de telecomunicações no Brasil – tem como objetivo criar uma comunidade virtual de profissionais, estudantes e pessoas interessadas no aprendizado contínuo em telecomunicações na internet. [www.teleco.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira