Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2013 - 07:24

Você sabe se tem a “Doença do Beijo”?

No dia 13 de abril (sábado), é comemorado o Dia do Beijo, uma forma universal de demonstrar amor, mas é preciso ficar alerta aos riscos de possíveis enfermidades que podem ser adquiridas pela troca de saliva. Uma das mais comuns é a Mononucleose Infecciosa (MI), mais conhecida como a “Doença do Beijo”.

Esta doença acomete, principalmente, jovens entre 15 e 25 anos. Ela é causada por um vírus chamado Epstein-Barr (EBV), do grupo Herpes1, sendo transmitida pela saliva e pelo contato com objetos contaminados, comenta Dr. Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Os sintomas frequentes e progressivos são a dor de garganta, febre, calafrio, inchaço dos glânglios (ínguas), fadiga, mal-estar e sudorese. A doença do beijo (mononucleose) pode começar abrupta ou gradualmente no decorrer dos dias, variando quanto à severidade. “Vale ressaltar que é algo sério, pois pode comprometer o sistema linforreticular, em especial o fígado e baço, além disso, esse vírus pode desencadear alguns tipos de câncer como linfomas”, explica o especialista.

Para ser diagnosticado é necessário realizar um exame clínico do paciente, juntamente com exames laboratoriais que podem auxiliar no diagnóstico, já que os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças. Segundo dr. Arnaldo, “o exame laboratorial é feito através da detecção do anticorpo contra o vírus EBV”.

O tratamento consiste em medicações sintomáticas, hidratação e bastante repouso. Quando há um comprometimento hepático grave, deve-se tratar como se fosse uma hepatite viral aguda. Para o médico, a orientação principal é “ao menor sinal de algum destes sintomas descritos, procure um otorrinolaringologista que detectará o real problema e a melhor forma de tratá-lo”, finaliza.

Hospital Paulista -Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Vila Mariana), possui 42 leitos, dois de UTI e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira