Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2007 - 09:45

Espaço Midiar, de estudante de Nova Iguaçu, é finalista do Prêmio Santander de Empreendedorismo

Projeto de Andréia Ernesto, aluna da PUC-Rio capacitará professores de escolas públicas e privadas a trabalhar com as diferentes ferramentas eletrônicas e digitais.

Rio de Janeiro – Andréia Ernesto, aluna do curso de Pedagogia, e Sandra Mendes, do curso de pós-graduação em Educação, ambas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, são as criadoras do Espaço Midiar, uma sala multimídia para capacitar professores de escolas públicas e privadas a trabalhar, em sala de aula, com ferramentas eletrônicas e digitais como computador, câmera fotográfica digital, aparelho de DVD etc.

O projeto é um dos finalistas da terceira edição do Prêmio Santander de Empreendedorismo, realizado pelo Banco, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, na categoria Cultura e Educação. “A nossa proposta é capacitar os professores para utilizar as diferentes mídias no processo educativo dos alunos. Ofereceremos a eles formação teórica e prática para que sejam multiplicadores desse novo conhecimento. Eles serão capazes, por exemplo, de produzir um vídeo sobre aquecimento global e, assim, diversificar as aulas”, explica Andréia Ernesto.

O objetivo das pesquisadoras é colocar o Espaço Midiar em funcionamento a partir de 2008. Elas já estão procurando um imóvel para montar até três salas multimídias em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. “Há várias escolas públicas no bairro que não têm essa infra-estrutura. Desta forma, ajudaremos não só os professores como também os alunos, que poderão utilizar os nossos recursos”, explica.

Ao todo, são 23 projetos finalistas de estudantes de graduação e pós-graduação do País. A premiação final será realizada no dia 29 de novembro, em Brasília, após as premiações regionais em Porto Alegre (24/10), São Paulo (29/10) e Rio de Janeiro (31/10). Os vencedores receberão prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu. No mesmo dia, também serão anunciados os vencedores do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, cujos finalistas serão divulgados em 9 de outubro.

Critérios de avaliação - O Prêmio Santander de Empreendedorismo tem como objetivo estimular a atitude empreendedora e é destinado a graduandos e pós-graduandos. Tem quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação. Os planos de negócios dos finalistas serão avaliados pela inovação, coerência estratégica, viabilidade técnica e financeira, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental e indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos). A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Perfil da Universia Brasil - A Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.056 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em três eixos estratégicos: desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, apoio à Relação Universidade e Empresa e o fortalecimento da Mobilidade e Internacionalização.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em cerca de 5 anos, a parceria com 246 universidades, alcançou a marca de 1,9 milhão de usuários cadastrados e uma média mensal de 900 mil navegadores únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes, gestores e pesquisadores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Perfil do Santander no Brasil - O Santander tem ativos totais de R$ 123,6 bilhões, R$ 130,5 bilhões de captações totais, que inclui recursos de terceiros administrados - R$ 34,3 bilhões em depósitos e R$ 52,1 bilhões em fundos de investimentos -, 7,8 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de dois mil pontos-de-venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o sétimo do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 885 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem mais de 69 milhões de clientes, 11 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença na Alemanha, Itália, Espanha e outros nove países europeus. No primeiro semestre de 2007, registrou lucro líquido de € 4,45 bilhões, 39% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é a franquia bancária líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 200 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de pensão) por meio de 4,4 mil agências. Entre janeiro e junho deste ano, o Santander teve lucro líquido de US$ 1,8 bilhão na região, volume 28% superior ao apresentado no primeiro semestre de 2005.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira