Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2013 - 08:09

Traga o seu! BYOD não é tendência. É realidade

Não importa com quem eu converse, clientes, provedores ou analistas, o assunto é o mesmo: dispositivos móveis e os desafios como BYOD - Bring Your Own Device (ou Traga o Seu Próprio Dispositivo, em português). A ansiedade causada por esse conceito está rapidamente migrando para os negócios, uma vez que as empresas só devem permitir que dispositivos seguros sejam utilizados para fins profissionais.

A Pesquisa sobre a Situação da Mobilidade 2012 da Symantec realizada com mais de 6.000 empresas no mundo todo, incluindo o Brasil, indica que a maioria das organizações já está habilitada a disponibilizar aplicativos de linha de negócios a seus clientes internos e externos a partir de dispositivos móveis. De fato, seus clientes estão tão propensos a usar smartphones, tablets, ou outros dispositivos para aplicativos de negócios quanto para o jogos.

Com as organizações de TI tendo que balancear o envolvimento profissional e a produtividade dos funcionários ao mesmo tempo em que se preocupam em manter as pessoas seguras, a proteção das informações e das pessoas não pode ser feita através de uma abordagem baseada naquelas ‘caixinhas’ padrão, que ativam e desativam funcionalidades. Extravio de dispositivos, vazamento de dados e acesso não autorizado a recursos corporativos estão entre as principais preocupações específicas apresentadas pelas organizações de TI.

À medida que o BYOD vai ganhando maturidade, espero ver novos questionamentos surgirem em torno da governança das informações: uma empresa pode realizar detecção eletrônica em um dispositivo particular? A organização precisará de avisos de isenção de responsabilidade? E quanto às leis sobre privacidade dos dados de cada país do globo, que estão em constante mudança? Como mantemos esses avisos de isenção de responsabilidade atualizados?

Sendo a segurança do dispositivo e o seu gerenciamento questões tão importantes, os executivos de TI precisam buscar soluções completas que permitam a instalação e o uso de aplicativos de negócios no dispositivo e, ao mesmo tempo, protejam as informações e o aplicativo. É imperativo que as organizações protejam e isolem dados e aplicativos corporativos tanto em equipamentos pertencentes à empresa quanto particulares. Isso possibilita que aparelhos pessoais sejam usados profissionalmente no dia a dia e ao mesmo tempo garante que os dados e aplicações de negócios sejam gerenciados e fiquem protegidos.

BYOD não é uma tendência. É realidade. Há um caleidoscópio de mudanças ocorrendo agora mesmo nas organizações. E a boa notícia é que cada uma delas pode abraçar imediatamente – e de forma segura – esta evolução do mercado.

.Por:Wagner Tadeu, Vice-presidente da Symantec para a América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira