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11/04/2013 - 07:46

Unilever Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade 2012

Companhia publica seu balanço anual pelo décimo ano consecutivo e recebe, pela segunda vez, a certificação GRI A+ checked, pela Global Reporting Initiative. Resultados contribuem para que a companhia faça progressos relevantes em direção à meta global de dobrar de tamanho, enquanto reduz impacto ambiental e aumenta impacto social.

A Unilever divulgou no dia 10 de abril (quarta-feira),o seu Relatório de Sustentabilidade relativo ao ano de 2012, que aponta progressos claros em direção à meta global definida no seu Plano de Sustentabilidade de dobrar o tamanho dos negócios enquanto reduz impacto ambiental e aumenta seu impacto positivo na sociedade. Para ter acesso ao documento, clique aqui.

Segunda operação da companhia no mundo, a Unilever Brasil encerrou o ano com um faturamento de R$ 13,6 bilhões e um crescimento expressivo no período, ao mesmo tempo em que celebra a conquista de metas claras em todos os pilares do Plano de Sustentabilidade. No pilar ambiental, a companhia diminuiu em 12% o consumo de água em suas manufaturas e zerou o envio de resíduos sólidos para aterros em quatro das suas fábricas. A Unilever ainda superou a meta de substituição dos freezers Kibon com nova tecnologia, de menor impacto ambiental.

Já em Saúde e Bem-Estar, a companhia continua aprimorando o perfil nutricional de seus produtos alimentícios e lançou, no Brasil, o Unilever Health Institute (Instituto de Saúde Unilever), divisão especializada que aproxima a companhia de consumidores, especialistas e profissionais da área de higiene e saúde.

Na cadeia de suprimentos, investiu no mapeamento, engajamento e monitoramento de seus parceiros e pela aquisição de 100% do óleo de palma de

fornecedores membros do RSPO (Roundtable Sustainable Palm Oil), iniciativa internacional que discute e promove boas práticas no setor. Também foi a primeira empresa a comprar créditos de açúcar, ratificando seu apoio para a produção sustentável deste insumo utilizado em seus produtos.

O ano de 2012 ainda foi importante para a Unilever consolidar o seu programa de jornada flexível, que torna mais de 1,3 mil funcionários elegíveis a trabalhar no sistema de home office ou com flexibilidade de horários. Em 2012, 88% dos funcionários elegíveis utilizaram alguma prática de trabalho flexível.

“Temos muitas iniciativas em andamento, em todas as áreas, desde o desenvolvimento de novos produtos até as fases de distribuição e pós-consumo. Mas ainda temos muito para aprender, e mais ainda para fazer. Por isso, vamos continuar em 2013 fazendo o que fizemos até aqui: manter o Plano de Sustentabilidade no coração do nosso negócio e seguir trabalhando com a consciência de que todos se beneficiam com as nossas conquistas”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever.

No Brasil, a Unilever publica seu Relatório de Sustentabilidade desde 2003 (com dados 2002) e aprimorou o processo de relato com a metodologia GRI a partir de 2006. Em 2011 conquistou o GRI A+ checked, que significa que o Relatório foi checado não só por uma auditoria independente, mas também pelo próprio GRI.

O relatório de sustentabilidade é, para a companhia, uma ferramenta de gestão e uma forma de compartilhar sua governança de sustentabilidade com seus consumidores, clientes, colaboradores e outros públicos de interesse, incentivando-os a conhecer melhor a empresa responsável por trás das marcas que consomem.

Destaques do Relatório de Sustentabilidade 2012.: Melhorando a Saúde e Bem-Estar: . A companhia lançou o Unilever Health Institute, divisão especializada no diálogo com consumidores, especialistas e profissionais da área de higiene e saúde.

.Diversas ações centradas em Lifebuoy ao longo do ano disseminaram a importância da lavagem das mãos, atingindo mais de 5,7 milhões de pessoas no Brasil. A iniciativa envolveu parcerias com a Pastoral da Criança e o Ministério da Saúde, e mobilizou funcionários voluntários para uma grande ação no dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial de Lavar as Mãos.

.A companhia ainda avançou nos diálogos setoriais sobre a redução de sódio nos alimentos, com a assinatura de acordo entre a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e o Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir o teor de sódio de temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. A proposta é retirar 8,8 mil toneladas de sódio de temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais até 2020. A Unilever também iniciou, em 2012, o patrocínio a projetos como o Meu Prato Saudável .

Reduzindo o Impacto Ambiental: . Ações adotadas nas manufaturas em 2012 permitiram a redução de 3.688 toneladas equivalentes de CO2 no total de emissões da companhia. Um dos projetos que contribuiu para o resultado positivo foi a troca das caldeiras de óleo combustível (BPF) na fábrica de Pouso Alegre (MG) por uma movida a biomassa, alcançando aproximadamente 30% de redução nas emissões diretas da fábrica nos quatro últimos meses do ano, quando comparada ao mesmo período de 2011.

.Projetos de ecoeficiência nas fábricas e operações da Unilever permitiram a redução no consumo de água em 12% ao longo de 2012.

. Na gestão dos resíduos sólidos, a Unilever conseguiu zerar o envio de resíduos sólidos para aterro gerados nas plantas de Indaiatuba (SP), Goiânia (GO), Pouso Alegre (MG) e Vinhedo (SP). Além disso, superou a meta de substituição das refrigeradoras Kibon para 2012 e encerrou o período com 100% dos componentes sendo reutilizados e/ou reciclados no final da vida útil.

Melhorando as Condições de Vida e Trabalho: .A Unilever foi a primeira empresa no mundo a comprar créditos de açúcar da Bonsucro, associação que desenvolve um programa de certificação para a indústria sucroalcooleira a fim de promover boas práticas socioambientais. No período, suportou a produção sustentável de 3,2 mil toneladas de açúcar com a compra desses créditos. Até 2016, 100% das compras de açúcar da Unilever virão de fonte sustentável e certificada Bonsucro, com metas anuais de 15 mil (2013), 30 mil (2014) e 40 mil toneladas (2015).

.No Brasil, 100% do óleo de palma, que representa 17% do total de compras de insumos agrícolas mundialmente na Unilever, é adquirido de fornecedores membros do RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), organização internacional que reúne produtores, distribuidores e outros stakeholders interessados em promover o uso deste insumo de forma sustentável. Ao adquirir certificados do RSPO, a Unilever contribui com o mercado de bônus neste segmento e com o próprio desenvolvimento e disseminação de boas práticas no setor.

. No âmbito do Programa Integrare, a companhia negociou R$ 5,56 milhões com 21 empresas de pequeno e médio porte em 2012, volume 29% superior ao do ano anterior - superando a meta estabelecida para 2012 em 18%.

Pessoas: . em 2011, a Unilever Brasil iniciou um trabalho de mapeamento da diversidade na companhia, que se estendeu ao longo de 2012. A meta é alcançar o equilíbrio de gêneros até o ano de 2015, ampliando a presença de mulheres, sobretudo em cargos de liderança. Durante o ano de 2012, a companhia aumentou a participação feminina em praticamente todos os níveis; o destaque é a diretoria, que aumentou em 6% a participação de mulheres.

Em 2012, o programa de bem-estar da Unilever, Feel Good, concentrou esforços no desenvolvimento de regimes e rotinas de trabalho que permitam maior qualidade de vida e flexibilidade, sem comprometer seu desempenho, com base no conceito de Agile work. Em 2012, 88% dos funcionários elegíveis utilizaram alguma prática de trabalho flexível.

Sustentabilidade em todos os pilares do negócio -A preocupação com o meio ambiente e o bem estar social faz parte da estratégia de negócio da companhia. A Unilever acredita que o crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e, tendo em vista sua meta global de dobrar o tamanho da companhia ao mesmo tempo em que reduz seu impacto ambiental, lançou em 2010 o seu Plano de Sustentabilidade.

Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o plano estabelece três metas globais para serem atingidas até 2020: .ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar.

. reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos.

.usar fontes de matéria-prima agrícola 100% sustentáveis.

A Unilever tem como compromisso monitorar o desempenho de todas as suas operações ao redor do mundo em relação às principais metas do Plano de Sustentabilidade. Para isso, todos os anos as subsidiárias relatam as ações desenvolvidas para colaborar com o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas do documento, distribuída em torno dos pilares de atuação. Os resultados são compilados no Relatório de Progresso do Plano de Sustentabilidade Unilever, publicado após o primeiro trimestre de cada ano com dados do período anterior. Disponível em www.unilever.com.br/sustentabilidade, o documento reúne as principais metas e o seu estágio atual nas operações globais. O próximo relato de progresso será divulgado no dia 22 de abril.

Unilever -Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em 190 países, a Unilever completa, em 2013, 84 anos de atuação no Brasil. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Para se ter uma ideia, todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever em algum lugar do mundo.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.

Atualmente, a Unilever conta com 9 fábricas e seis escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Por ano, a Unilever lança cerca de 60 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

Com mais de 13 mil funcionários, a Unilever Brasil encerrou o ano de 2012 com um faturamento bruto de R$ 13,6 bilhões – o que a mantém como a segunda maior operação da companhia no mundo - atrás somente dos Estados Unidos. Além disso, é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 3,05 bilhões em propaganda, também em 2012.

Globalmente, a Unilever encerrou o ano com um faturamento de 51,3 bilhões de euros, e um crescimento de 6.9% nas vendas em comparação a 2011. São 170 milhões de produtos vendidos diariamente em mais de 190 países. [www.unilever.com.br].[www.facebook.com.br/unilever].

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