Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2013 - 08:29

Abit é convidada a apresentar seu programa de certificação e sustentabilidade na Laad 2013

Selo Qual, que visa assegurar que além da qualidade os produtos têxteis e de confecção são fabricados com tecnologia limpa e de ponta, de forma inovadora, levando em consideração os aspectos de responsabilidade social e ambiental, oferece às empresas mais de mil horas de consultoria técnica especializada em gestão da inovação.

São Paulo - A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) participa entre os dias 9 e 12 da Laad Defense & Security 2013, a maior e mais importante feira do setor de Defesa e Segurança da América Latina. Durante o evento, que acontece no Riocentro, Rio de janeiro, e reunirá mais de 700 expositores nacionais e internacionais, a entidade destaca o Selo Qual, programa brasileiro de autoregulamentação de roupas profissionais, militares, escolares e vestimentas.

“O objetivo do Selo Qual é certificar empresas do setor de roupas profissionais que seguem normas e padrões de qualidade com responsabilidade socioambiental”, afirma Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit. “Na prática, o Selo verifica, entre outras coisas, se o fabricante não utiliza mão de obra informal, forçada ou infantil em seu processo produtivo. E que a organização atende às normas ambientais não descartando resíduos que causem poluição ao meio ambiente, além de ser socialmente responsável.”

Criado em 2006 pela Abit com o apoio das empresas do setor de roupas profissionais e da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o Selo Qual foi elaborado com base no modelo de certificação recomendado pelo Comitê de Avaliação da Conformidade da Organização Internacional de Normatização ISO/Casco que estabelece a concessão, manutenção e renovação da certificação.

“O Selo é voluntário, mas configura-se como um instrumento estratégico diante de um mercado cada vez mais exigente e consciente”, afirma o presidente da Abit. Além disso, continua Diniz, “com ele, o fabricante agrega valor à sua marca e torna-se mais competitivo tanto no mercado interno como no global. E, amplia, inclusive, seu potencial em processos de licitação para compras públicas, uma vez que o governo federal, um dos maiores compradores de roupas profissionais e uniformes, visando incentivar boas práticas, estabelece margem de preferência de 20% para uniformes militares produzidos no país".

Capacidade de inovar -Atualmente, apoiado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) por meio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), da Abit, o Selo Qual também atende toda a cadeia, além de uniformes profissionais.

O programa oferece mais de mil horas de consultoria técnica especializada em gestão da inovação às empresas do setor, envolvendo as atividades de diagnóstico, capacitação e apoio à implementação. Hoje, 21 companhias participam desse processo. Entre elas: a Moais Roupas Profissionais, que estará no stand da Abit durante a Laad 2013.

.[LAAD Defence & Security 2013, de 9, 10 e 11 de abril: das 10 às 18 horas, dia 12 de abril: das 10 às 17 horas, no Riocentro, Rio de Janeiro – RJ. Stand da Abit: Pavilhão 2, estande Y56].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira