Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2013 - 08:43

Brasil e Cuba avançam na cooperação técnica em agropecuária

Vice-presidente do Conselho de Ministros visita a Embrapa para fortalecer parceria, especialmente voltada à capacitação.

Brasília- A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, recebeu no dia 10 de abril (quarta-feira), pela manhã a visita do vice-presidente do Conselho de ministros da República de Cuba, Marino Murillo Jorge (FOTO), acompanhado do Embaixador do Brasil em Cuba, José Felício, e de uma comitiva de 12 pessoas composta por representantes da alta direção do Partido Comunista Cubano. O Conselho de Ministros é o mais importante órgão executivo e administrativo daquele país, presidido por Raul Castro, e Jorge é um dos cinco Vice-Presidentes responsáveis pela implementação de reformas econômicas em Cuba.

A visita é resultado de um acordo entre os governos brasileiro e cubano para aprimorar a cooperação entre os dois países na área de pesquisa agropecuária e capacitação, envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e a Embaixada de Cuba.

A cooperação governamental entre Brasil e Cuba foi iniciada em 1987, com a assinatura do Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica. O estreitamento dessa parceria para a área agrícola veio em 2000, quando foi assinada uma carta de intenção com a Embrapa para pesquisas envolvendo gado de leite, pastagens e espécies forrageiras.

De lá pra cá, a interação técnico-científica entre os dois países vem crescendo significativamente em prol da agropecuária e hoje já envolve pesquisas para o melhoramento de cana-de-açúcar, tabaco, citros, café, arroz, batata, feijão e gado, que são os principais produtos da economia cubana, além de tecnologias voltadas à sanidade animal e vegetal, biotecnologia, biossegurança e propriedade intelectual.

“O objetivo agora é fortalecer a capacitação técnico-científica de pesquisadores cubanos, a partir de visitas técnicas às várias unidades de pesquisa da Embrapa distribuídas por todo o Brasil e apoiar ações de transferência de tecnologias entre os dois países”, afirma o Chefe da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa, Márcio Porto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira