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12/04/2013 - 08:47

Turma da Mônica no Fashion Rio

Em comemoração aos 50 anos da Mônica, a marca Apoena desfilará coleção em homenagem à personagem em um dos eventos de moda mais importantes da América Latina.

A chegada do Mônica 50 Anos no mundo da moda vai acontecer de forma muito especial: uma releitura divertida e sofisticada da Mônica será feita pelo olhar da Apoena, marca coletiva de moda de caráter social, que desfilará a coleção comemorativa na próxima edição do Fashion Rio, evento do Calendário Oficial da Moda Brasileira.

A história e o universo da Mônica foram desconstruídos para dar forma a estampas originais, releituras inusitadas e conceituar todo o desfile. As estampas ilustram o universo imagético da Mônica desde sua criação, em 1963. Um mergulho nesses 50 anos, passando pelos primeiros desenhos de seu criador, Mauricio de Sousa, até chegar aos ícones já tão marcantes da personagem, como os dentões e o vestidinho vermelho. As estampas foram desenvolvidas pela equipe de design da área comercial da Mauricio de Sousa Produções e se transformaram em looks e peças finamente bordadas pela Apoena.

As modelagens são inspiradas nas youngpeople que respiram tecnologia e o universo 3D. Sai a moulage e entra a modelagem plana. Assim, a modelagem da Apoena será simples e inspirada em duas formas geométricas: o círculo e o quadrado. A cartela de cores é baseada nos personagens da Turma da Mônica, com um universo colorido, mas sem esquecer da alma do HQ - o preto e o branco.

A alfaiataria masculina será divertida, com estampas de HQ’s Turma da Mônica. Há também onomatopéias e os machucadinhos e a clássica camisa smoking será bordada com beijinhos, afinal Mônica e Cebolinha vivem entre tapas e beijos.

Para que a homenagem pudesse acontecer, a Mauricio de Sousa Produções cedeu os direitos autorais de uso dos personagens para o Instituto Proeza. Isso devido ao caráter social da marca e por causa do trabalho realizado pela instituição em parceria com a Unesco e Criança Esperança.

“É uma oportunidade maravilhosa comemorar os 50 anos da Mônica explorando de forma criativa o lado mais fashion e pouco conhecido da personagem e de sua turma – ainda mais em parceria com uma instituição séria e de grande responsabilidade social, que atua fortemente no apoio às crianças e mulheres de Brasília”, aponta a diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Spada e Sousa, filha do desenhista e musa inspiradora da personagem.

Já a diretora de estilo da Apoena, Kátia Ferreira, ressalta sua satisfação com a parceria: “nós todos agradecemos a oportunidade de fazer parte da história da Mônica, afinal ela é parte da história da nossa infância”.

Mauricio de Sousa e Mônica Sousa estarão presentes na fila A do desfile, conferindo de pertinho as criações feitas em homenagem à personagem aniversariante e, no final do desfile, farão uma entrada na passarela com as roupas da coleção.

Para o desfile, os parceiros da Apoena são o estilista brasileiro Walter Rodrigues, o stylist Marcelo Hirata, o DJ Felipe Venâncio, Ricardo dos Anjos e Cláudio Gomes Produções. Os sapatos são assinados por Jorge Alex.

.Fashion Rio: Mônica 50 anos, pela Apoena, no dia 16 de abril (terça-feira), às 16h, na Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, s/n - Glória - Rio de Janeiro – RJ.

Mauricio de Sousa Produções (MSP) -A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de um milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais, que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos.

Apoena é uma marca coletiva de moda que produz com artesãs de Brasília roupas bordadas à mão. Mas a Apoena é mais que uma marca: é um projeto social que muda a vida de muitas mulheres. Além de capacitar as artesãs a Apoena, por meio do Instituto Proeza, oferece para os filhos das bordadeiras aulas de reforço escolar, Ballet, JiuJitsu, street dance. Com os filhos em segurança as artesãs podem dedicar uma parte do seu tempo ao bordado. Nossas ações são apoiadas pela UNESCO/Criança Esperança/TV Globo, Caixa Econômica Federal.

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