Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2007 - 10:16

Quando a psicoterapia trava

Todo profissional que trabalha com terapia teme este momento e já passou por ele: alguns pacientes, ou algumas relações, simplesmente travam. Neste livro, foram reunidos artigos de doze terapeutas, que contam suas experiências e apontam saídas.

Dilema comum aos psicólogos – terapeutas iniciantes em especial –, o tratamento que não avança é um desafio para o profissional e o cliente. No livro Quando a psicoterapia trava (216 pp., R$ 41,90), lançamento da Editora Ágora, autores com opiniões diversas contam suas experiências com o tema. A obra, organizada pela terapeuta Marina da Costa Manso Vasconcellos, traz doze artigos. Os textos oferecem aos profissionais dicas importantes sobre como superar os entraves, citando exemplos clínicos de atendimento e técnicas possíveis de intervenção em psicoterapia.

Partindo da própria prática em consultório, os autores apresentam pontos de vista inovadores e interessantes, mostrando que a “trava” pode ser resolvida. Temas como a vergonha, a sedução e o silêncio do paciente – que não traz assuntos para serem trabalhados nas sessões, jogando toda a responsabilidade pelo trabalho nas mãos do terapeuta – também são abordados.

“O objetivo deste livro é explorar as diferentes situações de travamento do processo psicoterapêutico. Para tanto, convidei alguns amigos e colegas psicodramatistas [...], com o intuito de compartilhar nossas experiências (tanto as boas quanto as que deixaram a desejar), a fim de que, por meio delas, outros profissionais possam se beneficiar e enriquecer seu arsenal profissional”, afirma a organizadora da obra.

Ágil e instigante, o livro é destinado a professores e alunos de psicologia e a psicólogos clínicos em geral. É de grande utilidade em faculdades de psicologia e nos cursos de formação e especialização de terapeutas – não só na área psicodramática, mas em qualquer abordagem.

No prefácio, o psiquiatra Antonio Carlos Cesarino endossa o trabalho: “O livro que temos em mãos, fruto do esforço e da simpática insistência de sua jovem organizadora e também autora, traz uma variedade de posturas em relação a um dos aspectos problemáticos dessa prática: o paciente que não consegue ‘colaborar’. [...] Embora todos os autores pertençam à mesma constelação psicodramática, temos uma variada coleção de posicionamentos. A diferença do tipo de formação, de anos e lugares de prática, de posturas teóricas e até mesmo do exercício de refletir e pesquisar sobre a prática e seus desdobramentos teóricos, e até filosóficos, se reflete em cada capítulo de maneira singular”.

Editora: Ágora, 216 páginas, por R$ 41,90 |ISBN: 978-85-7183-031-8 | Atendimento ao consumidor: (1) 3865-9890 | Site: www.editoraagora.com.br. Organizadora: Marina da Costa Manso Vasconcellos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira