Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2013 - 09:23

Tecnologia verde na fabricação de autopeças é uma das atrações da Automec 2013

No estande da Metalpó serão mostradas as vantagens e os diferenciais das peças sinterizadas produzidas por meio da metalurgia do pó, cujo processo chama a atenção pela questão ambiental e oportunidade de redução de custos. Uma equipe de técnicos e engenheiros de vendas do Grupo Combustol & Metalpó vai negociar seus produtos diretamente com os visitantes da Automec. A oferta vai dos componentes sinterizados e pós metálicos até a linha tradicional e completa de fornos industriais, materiais refratários e de automação de equipamentos e serviços de tratamento térmico em geral.

A Metalpó (www.metalpo.com.br), empresa do Grupo Combustol & Metalpó, um dos principais grupos industriais do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, participa da Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, entre 16 e 20 de abril, no Anhembi, em São Paulo.

No maior evento de negócios do setor de reposição da América Latina, a Metalpó vai mobilizar e deixar à disposição dos profissionais do mercado de autopeças e montadoras, durante os cinco dias do evento, sua equipe de técnicos e engenheiros para mostrar as vantagens, viabilidade e aplicação das peças e componentes sinterizados na indústria automotiva. Bem como vender diretamente para os visitantes da Automec os componentes sinterizados, pós metálicos e a linha tradicional e completa de fornos industriais, materiais refratários e de automação de equipamentos e serviços de tratamento térmico em geral da Metalpó. Eles vão apresentar também os vários benefícios e diferenciais da metalurgia do pó, entre eles, aqueles que a fizeram ser reconhecida mundialmente como uma tecnologia verde. O público da Automec vai ter ainda a oportunidade de conhecer a ampla linha de peças fabricadas pela Metalpó, exposta no estande, desde as buchas autolubrificantes e peças estruturais até os pós metálicos, componentes automotivos e para máquinas agrícolas, eletrodomésticos e ferramentas eletromecânicas.

A metalurgia do pó tem um enorme espaço para crescer no Brasil. Basta citar que um carro produzido em território nacional possui, em média, 12 quilos de componentes sinterizados, enquanto nos EUA, são 25 quilos por veículo, em média. Esse é, entre outros, um fator importante na composição do custo do automóvel e, por outro lado, uma redução importante no peso e, consequentemente, no desempenho e no consumo de combustível. Além do segmento automotivo, os componentes sinterizados já estão presentes há tempos em motores elétricos, computadores, eletrodomésticos, copiadoras, fechaduras e vários outros equipamentos do nosso dia a dia. “A Metalpó está preparada para desenvolver qualquer componente automotivo da fabricação da matéria prima (pó metálico), projeto e fabricação do ferramental necessário ao produto final”, afirma o gerente de Relações Institucionais e Mercado do Grupo Combustol & Metalpó, Marcelo Lobo Peçanha.

Com ferramentaria própria, a Metalpó fabrica, anualmente, cerca de 120 milhões de peças sinterizadas e 600 toneladas de pós metálicos não ferrosos. Os pós metálicos não ferrosos produzidos pela empresa são fornecidos especialmente para os segmentos de sinterizados, ferramentas diamantadas e fricção.

Tecnologia verde - O setor automotivo é o principal destino das peças sinterizadas da Metalpó. Elas podem ser encontradas em amortecedores, bombas de direção hidráulica e de óleo e sistemas de freios e câmbio. Além disso, há a previsão de novos desenvolvimentos que vão tornar viável o aumento da utilização de peças sinterizadas no motor e nos sistemas especiais de transmissão dos tão aguardados motores de veículos híbridos e elétricos.

Uma das principais vantagens da metalurgia do pó é a questão ambiental. No processo de produção das peças sinterizadas, gasta-se menos energia e as perdas de material são mínimas, preservando cerca de 95% da matéria prima original na composição do produto final. A entidade norte-americana Metal Powder Industries Federation (MPIF) instituiu o selo PM – A recognized green tecnology, para divulgar ao mercado a metalurgia do pó como uma tecnologia verde e sustentável. A Metalpó é uma das empresas brasileiras detentoras do selo.

.[Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços|Estande da Metalpó: Rua F, nº 79, de 16 a 20 de abril , terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 17h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi,Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo (SP).[ www.automecfeira.com.br].

Grupo Combustol & Metalpó (www.combustol.com.br)-Fundado em 1959, é uma das principais corporações do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó. Atende às maiores empresas dos ramos de siderurgia, metalurgia e petroquímica no Brasil, exporta para mais de dez países, entre eles, Argentina, México, China e Indonésia, além de possuir parcerias tecnológicas com várias companhias internacionais de ponta.

Emprega mais de 400 funcionários, em três unidades localizadas nas cidades de São Paulo - a principal, com uma área de 30 mil metros quadrados, Rio de Janeiro e Contagem (MG).

O Grupo Combustol & Metalpó é o principal produtor de pós metálicos e peças sinterizadas no Brasil; é considerado o maior fornecedor de fornos industriais brasileiro e a Combustol é a única empresa nacional do ramo a possuir fornos em operação em todas as grandes siderúrgicas nacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira