Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2013 - 08:39

Laramara oferece diversos produtos de acessibilidade na XII Reatech

A Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual) marca presença na XII Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que ocorre entre 18 a 21 de abril de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo. No evento, a instituiçãoapresenta lançamentos de Tecnologia Assistivacomercializadas no Laratec - Centro de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual, além de produtos pedagógicos do Centro de Ludicidade Brincanto, que contribuem para o aprendizado infantil.

Há nove anos a instituição participa da feira divulgando produtos que facilitam o dia a dia de pessoas com deficiência visual, além de informações gerais de todos os trabalhos realizados pela ONG para habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual e múltipla deficiência. Além disso, a Laramara trabalha para identificar novas maneiras de adaptar a tecnologia para o desenvolvimento de utensílios e materiais que possam auxiliar crianças e jovens que apresentam distúrbios neuromotores e comprometimento de suas funcionalidades cotidianas.

As novidades da instituição: VictorReader Stratus M - Este equipamento portátil desempenha a função de tocador de audiolivros, revistas, jornais e documentos de informática em uma grande diversidade de formatos: DAISY, MP3, WAV, TXT, HTML, XML e DOCX. Reproduz os conteúdos a partir de distintas mídias, como CDs, cartões SD e drives USB. O modelo é o primeiro no Brasil a funcionar com a tecnologia DAISY (sigla em Inglês para Sistema de Informação Digital Acessível), que permite ao usuário com deficiência visual ler conteúdos de livros eletrônicos, por meio de sua estrutura (índice de matérias, páginas, parágrafos, períodos, palavras e caracteres) com a mesma facilidade de pessoas sem problemas de visão.

Linha Braille Brailliant – Disponível nos modelos BI 32, BI 40 e B 80, este produto dá acesso tátil (pelo sistema Braille) à informação da tela do computador, celular ou tablet. Sob o comando do usuário do computador, o leitor de telas (software) transforma as informações exibidas em códigos, enviados às celas Braille eletromecânicas do display, onde pinos sobem e descem para formar os caracteres Braille. Os displays Brailliant trabalham com os sistemas Windows e Apple (Mac e IOS) e com os leitores Jaws, NVDA e Window Eyes.

Readit – Indicado para pessoas cegas ou com baixa visão, este software permite digitalizar (mediante tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres) documentos impressos ou arquivos eletrônicos importados e exibi-los em distintos formatos ampliados ou ouvi-los com leitura por voz sintetizada de alta qualidade. Os documentos podem ser editados e salvos em várias mídias para serem lidas ou ouvidas em outros aparelhos eletrônicos.

Você encontrará também produtos pedagógicos: Colmeia alfabética – Brinquedo para iniciar o aprendizado do Braille de forma lúdica e divertida. Possibilita o conhecimento da criança sobre muitos objetos do ambiente, seu nome, uso e função, por meio do tato.

Caixinha de números – Produto que introduzir o conceito de número e quantidade, por meio da brincadeira e desenvolver a habilidade tátil para reconhecer forma, textura, tamanho e aprender sobre o uso e a função dos objetos.

Brincando com as horas – Livro brinquedo, ilustrado com elementos concretos, para incentivar a leitura em Braille, facilitando o aprendizado de como ler as horas no relógio pela associação das mesmas com as atividades rotineiras da criança.

Livro Sensorial – Composto de dois volumes e 60 páginas, ilustrado com elementos concretos. Esse produto facilita o aprendizado da criança pelo tato ou visão, de conceitos importantes como formas geométricas, texturas, temperaturas, formas e grandezas dos materiais e objetos, conhecimento do próprio corpo, orientação espacial, número e operações matemáticas.

Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual e um centro de referência na América Latina. Realiza atendimento socioeducativo especializado, com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. As atividades são realizadas em grupos, organizados por faixa etária e os usuários dispõem ainda de atendimentos específicos de Braille, Soroban, Desenvolvimento da Eficiência Visual (Baixa Visão) e Orientação e Mobilidade. Disponibiliza recursos humanos para apoio à inclusão social, colabora para o aperfeiçoamento e a capacitação de profissionais e divulga suas experiências e aquisições para todo o Brasil, por meio de 30 recursos instrucionais produzidos por sua equipe, como livros, manuais e DVD's, contribuindo para que todas as crianças brasileiras possam ser educadas e beneficiadas. Laramara trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala, indispensáveis para a educação e a autonomia da pessoa cega. Buscando a inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência visual, ampliou seu projeto socioeducativo, incluindo a preparação para o mundo do trabalho e vem desenvolvendo um programa especial para os jovens maiores de 17 anos. Laramara, desde sua fundação, acreditou no valor do brincar e do brinquedo para a interação com a criança e para facilitar o desenvolvimento infantil; defende o direito da criança com deficiência visual a um aprendizado alegre e prazeroso, com brincadeiras e otimismo e continua cada vez mais unida em torno deste ideal. O trabalho de Laramara que, em 2013completa 22 anos, atua efetivamente no estado de São Paulo e procura colaborar também para a inclusão das pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. [www.laramara.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira