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13/04/2013 - 09:18

Concurso Comida di Buteco 2013 tem patrocínio nacional das marcas Hellmann’s e Doritos

Em São Paulo, Heineken é a cerveja oficial.Com o tema “Buteco, a verdadeira rede social”, o primeiro e maior concurso de cozinha de raiz do Brasil acontece simultaneamente em 16 cidades com patrocínio nacional de Hellmann’s e Doritos.

O concurso Comida di Buteco, que acontece entre 12 de abril e 12 maio, se tornou uma plataforma de desenvolvimento de grandes marcas atraídas por importante canal de distribuição e interessadas em se comunicar com o público qualificado que, só no período do concurso, soma 3,3 milhões de pessoas circulando em 400 botecos participantes - sendo 50 deles em São Paulo. Em 2012 o concurso atingiu R$ 34 milhões em mídia espontânea e movimentou 74 milhões em toda a cadeia de valor impactada, apenas nos 31 dias de competição.

Por essas características e pelo seu formato e dinâmica, grandes ícones da indústria vem apostando no concurso como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Hellmann’s e Doritos são patrocinadores nacionais e, respectivamente, marcam 4 e 5 anos de patrocínio. Em São Paulo e outras três cidades Heineken é Cerveja Oficial e, ainda na capital paulista o concurso tem apoio de Azeite Gallo, Trident e SP Turis.

Criado em 2000 com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil e estimular novas criações nos pequenos estabelecimentos, o Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica. O concurso incentiva o desenvolvimento do setor e principalmente ajuda a demarcar circuitos urbanos de sociabilidade e lazer por meio da boa cozinha dos botecos. Pioneiro nesse setor, o Comida di Buteco é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia nacionais.

“O objetivo da nossa participação no evento é explorar o potencial gastronômico e apresentar a versatilidade da maionese, que é percebida não apenas nos petiscos do Comida di Buteco, mas também no dia a dia do consumidor, que tem inserido o ingrediente no preparo de seus pratos preferidos”, comenta o gerente de marketing de Hellmann’s, Fernando Kahane.

A PepsiCo, que participa do concurso com a marca DORITOS® pelo quinto ano explica como funciona essa parceria: “DORITOS® vem cada vez mais sendo utilizado por nossos consumidores como ingrediente em pratos ou como aperitivo na hora de receber os amigos em casa. Queremos incentivar essas diferentes ocasiões de consumo. Comida di Buteco é uma ótima oportunidade, já que podemos unir DORITOS® a receitas saborosas, em um ambiente que nossos consumidores geralmente frequentam.”, afirma Camila Pagamisse, gerente de marketing da PepsiCo.

“Já aperitivos ELMA CHIPS® apresenta nas embalagens do Amendoim Japonês o logotipo de Comida di Boteco. A ação busca uma aproximação ainda maior com o momento de consumo em bares, aproximando a marca ainda mais de seus consumidores”, continua Camila.

”Para o Comida di Buteco é um momento importante, por se tratar da primeira extensão da marca em um produto de uma companhia multinacional. Essa associação nos mostra que o concurso já tem um nível de maturidade de marca que possibilita uma parceria com um grupo tão forte como PepsiCo”, declara Maria Eulalia Araújo sócia-fundadora do concurso.

Os patrocinadores criaram ativações especiais para os estabelecimentos, que vão de premiações em dinheiro a viagens internacionais, visando o incentivo dos donos e equipe e agregando valor ao concurso. Algumas marcas farão ativação com foco no consumidor do boteco.

O Comida di Buteco, pelo seu formato permite que empresas de diversos segmentos da indústria efetivem ações que desenvolvam, simultaneamente, o trade e o institucional das marcas, alcançando resultados surpreendentes em imagem e vendas.

Desde sua criação, em 2000, esta será a primeira vez que o Comida di Buteco acontecerá simultaneamente em todas as cidades participantes. São 16 cidades do país, entre elas, as três maiores metrópoles: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. É novidade também a unificação dos ingredientes que são obrigatórios nos 400 petiscos: mandioca e/ou lingüiça. Os botecos poderão utilizar qualquer variedade ou derivado desses ingredientes – usando um deles ou ambos na composição das receitas. A unificação de data e dos ingredientes em todas as cidades dará o grande tom de desafio nacional, insituindo o período de abril/maio como a temporada oficial do Comida di Buteco.

A cozinha de raiz, matriz do Comida di Buteco-Eduardo Maya entende a cozinha de raiz como aquela que detém os elementos que compõem a alma gastronômica e cultural de uma nação. “Tecnicamente falando, temos uma culinária voltada para as raízes, para o regional, para o típico, a gastronomia de história, a comida-da-casa-da-avó, a comida que tem uma sofisticação subliminar que está exatamente na sua não sofisticação, no uso do ingrediente regional mais comum, tirando dele o que se tem de melhor. O Comida di Buteco leva as pessoas ao lugar mais genuíno onde podemos vivenciar essa cozinha: o boteco. Nele, a cozinha de raiz encontra seu segundo habitat, depois da casa de nossas avós. Coincidentemente, há mais ou menos uns seis anos, a gastronomia ao redor do mundo vem enaltecendo a culinária de raiz e garantindo lugar de nobreza aos ingredientes, pratos e petiscos mais típicos e que representam a identidade dos lugares.”

O surgimento do Comida di Buteco, em 2000, contribuiu e vem contribuindo para que os donos de boteco entendam o valor da culinária que praticam em seus estabelecimentos simples e cheios de alma.

Escolha dos ingredientes-Eduardo Maya explica a decisão de optar pelos ingredientes desta edição: “Para 2013 fui no óbvio, mandioca e linguiça, não menos importantes e atraentes por serem comuns. Conhecida também como macaxeira ou aipim, a mandioca é um produto 100% nacional. Nas minhas andanças pelo país, de norte a sul, eu comi mandioca de alguma forma. É um produto do sudoeste da Amazônia e na era pré-colombiana ela já tinha sido levada por índios para a América Central e outros lugares da América do Sul. Depois de Colombo, ela ganhou o mundo levada pelos espanhóis e pelos portugueses. Mas é fato que ela nasceu aqui e é consumida de diversas formas em qualquer lugar do Brasil, até mesmo na cachaça TIQUIRA, típica do Maranhão, feita de mandioca. Não se pode falar de cozinha de raiz no Brasil sem que a mandioca seja citada. A mandioca é uma unanimidade nacional. Por isso quisemos homenageá-la nessa edição.”

A escolha da linguiça se deu por se tratar de um produto com raízes históricas muito antigas e que figura nas nossas mesas em praticamente todas as regiões do país. Com pelo menos dois mil anos de história, a linguiça fez parte da evolução da gastronomia portuguesa, que por sua vez influenciou o que é servido na mesa de todos os brasileiros. A linguiça que se come no Brasil foi criada em Portugal há cerca de oito séculos. “Entendo que o brasileiro tem uma paixão especial pela carne e a linguiça seria uma boa ‘escolta’ à mandioca como convidada desta edição”, reforça o gastrônomo.

Ingredientes convidados – Resgate às origens e valorização de insumos da cozinha brasileira-O Comida di Buteco lança aos concorrentes de todo o Brasil um desafio a mais: utilizar na receita do petisco um ou mais ingredientes específicos. Em Minas Gerais, na edição de 2012, o Queijo Minas foi obrigatório. Para surpresa da organização, muitas pessoas não sabiam exatamente qual era o legítimo “queijo minas” e tanto os donos de botecos como o público acabaram por entender melhor um dos principais ícones da cultura alimentar mineira.

Para Eduardo Maya, gastrônomo e um dos sócios do concurso, a inserção de ingredientes específicos em algumas edições tem o objetivo de chamar a atenção para elementos típicos da cozinha brasileira ou que influenciaram nossa cozinha e que representam nossa rica identidade culinária. Ele salienta que, “o mais importante é que a escolha desses ingredientes reforça a missão do concurso de valorizar e resgatar a cozinha de raiz. Nunca perdemos esse foco.”

Os botecos escolhidos-O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “espontâneos”. Ou seja, aquele boteco em que o proprietário obrigatoriamente administra o negócio. Sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O “boteco espontâneo” não faz parte de uma rede ou franquia de marca.

Vários botecos participantes são muito tradicionais. Eles são grande parte da própria vida de seus donos. Alguns passaram de pai para filho, mas também há os mais recentes com alma de boteco tradicional e espontâneo. Eles já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que têm na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco.

Dinâmica-O concurso Comida di Buteco é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados visitam os botecos, experimentam os tira-gostos e fazem a votação em urnas disponíveis nos locais. São avaliados, com notas de 0 a 10, o petisco (que leva 70% da nota) e também a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida (cada um com 10% da nota). O voto do júri vale 50% da nota final e os outros 50% vêm da votação popular. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

O concurso como plataforma de desenvolvimento sócio-econômico-A dinâmica e o formato do concurso estimula a visitação aos botecos, alavancando o desenvolvimento dos participantes e do próprio setor como um todo. A mensuração de resultados aponta, ano a ano, o crescimento do impacto na cadeia produtiva relacionada. Em 2012, com a entrada de São Paulo no circuito, o Comida di Buteco superou todos os números nos seus indicadores: mídia espontânea de R$ 34 milhões; 3,3 milhões de pessoas circularam nos botecos; 3.600 empregos diretos gerados, 37 mil turistas participaram do concurso, 374 mil tira-gostos vendidos e quase meio milhão de votos apurados.

Eduardo Maya-Um genuíno caçador de botecos, Eduardo visita mais de 1000 botecos por ano em todas as cidades participantes e várias outras . Ele é o guardião da “ genética gastronômica” do Comida di Buteco. Realiza um trabalho de viagens, nacionais e internacionais de pesquisa incessante, para que o concurso se renove ano a ano e consolide seu papel de importante plataforma de divulgação e valorização da cozinha de raiz no Brasil.

Gastrônomo auto-didata, professor de culinária, Cordon Bleu em Catering, um dos representantes do Brasil e do Comida di Buteco no Madrid Fusión 2012 ( um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo); sócio da Free Produções – que detém a marca e realiza o Comida di Buteco; Eduardo é o responsável pela pesquisa e escolha de botecos em todas as cidades onde o concurso é realizado.

.[Concurso Comida di Buteco 2013,de 12 abril a 12 de maio, em São Paulo(SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG). [www.comidadibuteco.com.br].

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