Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2013 - 09:24

Eletrosul inaugura seu primeiro prédio sustentável

No dia 12 de abril (sexta-feira), a Eletrosul inaugurou o seu primeiro prédio sustentável de uso administrativo. As novas instalações do Setor de Manutenção de Campos Novos (SC), que fica anexo a uma das maiores unidades de transmissão da empresa – a Subestação Campos Novos (525 kV) – reúnem aspectos construtivos que atendem aos conceitos de eficiência energética, conservação de energia e preservação de recursos naturais. A edificação obteve a etiqueta nível A de Eficiência em Conservação de Energia, na fase de projeto e com o prédio construído, conforme critérios do Programa Brasileiro de Etiquetagem – coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O prédio tem 560 metros quadrados de área construída, divididos em dois pavimentos. O projeto arquitetônico agrega estratégias de uso e aproveitamento de recursos naturais renováveis e redução da necessidade de uso intensivo de energia elétrica, dando assim, a essa unidade uma característica inovadora de edifício sustentável. A redução no consumo de energia e de água pode ser de até 60% e 40%, respectivamente.

Para obtenção do selo de eficiência energética, os principais critérios avaliados são a envoltória da edificação – paredes externas e telhado –, iluminação e condicionamento de ar. Na construção do prédio de Campos Novos foi priorizado o uso de materiais que garantem melhor isolamento térmico e acústico. As paredes são de blocos de concreto celular autoclavados, que oferecem mais resistência às temperaturas externas, diminuindo a necessidade de uso de equipamentos de climatização. As janelas de vidros duplos, além da isolação térmica e acústica, permitem melhor aproveitamento da luz natural. A cobertura do edifício é de telhas do tipo sanduíche – liga de zinco e alumínio com preenchimento isolante termoacústico de EPS (isopor). A inclinação do telhado permitirá a instalação de painéis fotovoltaicos. Já nos sistemas de iluminação e condicionamento foram usados lâmpadas e aparelhos com consumo reduzido de energia (selo Procel).

O prédio dispõe ainda de uma torre multifuncional, que reúne reservatório de água potável, sistema de coleta e reservatório de água da chuva (10 mil litros) e coletor para aquecimento solar da água. Para o tratamento de efluentes, foi utilizado um sistema de raízes auxiliado por uma fossa séptica de alta eficiência e um filtro anaeróbico.

Referência-O objetivo da Eletrosul é o de tornar todas suas futuras construções referência na aplicação dos conceitos de eficiência energética, conservação de energia e de sustentabilidade. “A preocupação da empresa em propiciar a segurança energética ao Brasil também está pautada na proteção e cuidado com o meio ambiente e isso se traduz nos nossos investimentos em energia limpa, nessa construção e em várias outras ações da empresa”, afirmou o presidente da estatal, Eurides Mescolotto.

Foram investidos no prédio aproximadamente R$ 815 mil, incluindo a parte civil e a torre sustentável. O custo do metro quadrado da obra ficou apenas 10% acima do valor de uma construção convencional, considerando o CUB (Custo Unitário Básico) de Santa Catarina, que é de R$ 1.311,00/m2.

O novo prédio do Setor de Manutenção da Eletrosul em Campos Novos, além de ser modelo para as futuras construções da empresa, servirá para disseminar os conceitos de sustentabilidade e eficiência energética em edificações, pois, no local, são recepcionados estudantes e profissionais em visitações de caráter técnico.

Casa Eficiente-A aplicação de soluções inovadoras e eficientes no uso racional da energia elétrica e da água, na área de construção civil, vem sendo pesquisada há anos pela Eletrosul. Em parceria com o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina (LabEEE/UFSC) e a Eletrobras, a empresa construiu em sua sede, em Florianópolis, a Casa Eficiente.

O projeto foi concebido para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta e referência nacional para a disseminação dos conceitos de eficiência energética, conservação de energia, sustentabilidade e conforto ambiental. Dispõe de tecnologias como geração de energia fotovoltaica, estratégias de condicionamento de ar, aquecimento de água por coletores solares, aproveitamento da água da chuva, tratamento de efluentes e reúso de água para irrigação e lavagem de calçadas, por exemplo.

A Casa Eficiente foi o primeiro projeto residencial do País a receber as três respectivas etiquetas com nível A de Eficiência em Conservação de Energia, avaliada dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, nas etapas de Projeto, Simulação e Edifício Construído. | www.eletrosul.gov.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira