Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2013 - 07:35

Clariant Oil Services expande seus negócios na América Latina

Rio de Janeiro – Líder global no fornecimento de serviços e especialidades químicas para a indústria mundial de petróleo e gás, a Clariant reforçou ainda mais sua posição no mercado de óleo e gás da América Latina. Na última década, o grupo suíço implementou um plano de expansão na América Latina, incrementando seus investimentos em países nos quais atua. Com isso, antecipou-se ao aumento da demanda por químicos da indústria petrolífera da região, principalmente de países como Colombia e Brasil, que já projetavam forte crescimento da produção de petróleo.

"Na primeira metade da década de 2000, como parte do processo de expansão de negócios na América Latina, a Clariant Oil Service definiu um importante plano de investimentos que contemplou a aquisição de empresas e a ampliação da capacidade local para produção de produtos químicos”, destacou Carlos Tooge, Vice-Presidente da Clariant Oil & Mining para a América Latina, que tem sede regional em São Paulo.

O executivo brasileiro salientou que esse plano estratégico possibilitou à Clariant Oil Services ser competitiva em custos produtivos e logísticos, e implementar localmente, em diversos países da região, toda a experiência global construída dentro e fora do mercado latino-americano. "Hoje contamos com laboratórios de aplicação em diversas bases, armazéns e logísticas próximas aos campos e site produtivo que atende aos mais elevados padrões de segurança ambiental”, afiançou Carlos Tooge durante o Colombia Oil & Gas 2013, realizado entre os dias 9 a 11 de abril, em Cartagena.

Nos últimos anos, a produção de petróleo vem crescendo continuamente na Colômbia, tendo o governo anunciado que, na virada do ano, o país havia alcançado a meta diária de um milhão de barris de petróleo cru, prevista para 2015. O grande número de blocos exploratórios anunciados em 2012 vem reforçar a tese de que o país deverá alcançar a meta de 1,4 milhão de barris por dia até 2015.

Dentro de sua estratégia de expansão na AL, nos últimos doze anos a Clariant investiu em sites de produção, infraestrutura de escritório e laboratórios, aquisição de equipamentos e caminhões de bombeio de produtos químicos, bases operacionais e tancagem. Investimos em quantidade e qualificacao do pessoal de campo, visando atender a atual e futura demanda do mercado de Oil & Gas.

“Nossas atividades continuarão crescendo, de forma a acompanhar o forecast de produção de petróleo da Colombia, assim como do Brasil. O que implicará na continuidade dos investimentos em centros de distribuição, transportes a granel e compra de equipamentos”, prevê o vice-presidente da Clariant OMS para a América Latina, lembrando que o incremento das atividades exploratórias e de produção vão se refletir diretamente na demanda de químicos.

"Temos um portfólio completo para todos os cenários: de aditivos para exploração (lamas de perfuração, aditivos de cimentação, completação e fluidos de estimulação) a soluções para todas as etapas das operações upstream (controle de contaminantes e bactérias, agentes antiespumantes, controle da corrosão e de emulsões, tratamento de efluentes).

O executivo brasileiro observa que além de capacidade produtiva, a Clariant já é fornecedora tradicional de especialidades químicas para as etapas de exploração e produção, inclusive de soluções sob medida para alguns desafios que são comuns a estes países. Por exemplo, mais de 50% do óleo da Colombia é pesado, assim como no Brasil, demandando químicos específicos para otimizar a produção. "Fornecemos há mais de 30 anos para o mercado da região e temos soluções utilizadas com sucesso em campos brasileiros de óleo pesado", lembra Tooge.

"A Clariant também desenvolveu serviços e produtos específicos para a produção em baixas temperaturas, águas profundas e ultraprofundas, incluindo o pré-sal, óleo pesado, assim como para explotação em altas temperaturas e pressões, em ambientes severos, onde há a incidência de CO2 e H2S", frisa Carlos Tooge.

Dentre as soluções que a empresa vem disponibilizando para o mercado latino-americano, o destaque é o sistema Liberate (Production Enhancement). A Clariant associou o conhecimento de tratamentos upstream ao sistema Liberate, de maneira a otimizar o processo e garantir eficiência nos tratamentos. Esta solução visa à recuperação de curvas de produção, através da remoção de danos orgânicos e / ou inorgânicos. Adicionalmente, a empresa conta com a linha de desemulsificantes Dissolvan e Phasetreat, de alto desempenho para as mais severas condições.

"Mantemos tratamentos integrais em campos de petróleo ao redor do mundo e sempre mantemos uma visão holística de todo o processo, procurando desenvolver uma solução “taylor made” para a necessidade do cliente em cada poço", conclui Tooge.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira