Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2013 - 08:03

Aeroporto Internacional de Brasília começa a negociar espaços com grandes marcas de alimentação e varejo

Até a Copa, aeroporto vai ganhar mais de 50 opções de lojas, restaurantes, cafés, fast food, entre outros. Oferta de serviços bancários também será ampliada.

Brasília– Um restaurante de 500 m2, mais de 30 opções de gastronomia, 23 de lojas de roupas, cosméticos e artigos variados, ampla oferta de serviços, uma sala vip de mais de 1.500 m2 e um mini estádio de futebol que será lanchonete, bar e local de entretenimento. Estas são algumas das novidades comerciais que o Aeroporto internacional de Juscelino Kubistchek (Brasília/DF) terá até a Copa do Mundo. Até lá, o local vai ganhar mais de 50 lojas de varejo e alimentação, além de 27 espaços de serviços.

Os detalhes de cada uma destas áreas faz parte do Book Comercial do Aeroporto de Brasília, que o Consórcio Inframérica está apresentando para as mais importantes marcas nacionais e internacionais. “Queremos as melhores marcas de alimentação e varejo e estamos há meses conversando com elas para apresentar o projeto. O nosso trabalho tem sido no sentido de trazer empresas que não estão acostumadas a entrar em aeroportos no Brasil. O faturamento de uma loja de aeroporto é maior do que em shoppings e todas as grandes marcas têm mostrado enorme interesse. Começam agora as negociações. Queremos fechar todos os contratos até julho deste ano”, explica Daniel Ketchibachian, diretor comercial do Consórcio Inframérica.

O aeroporto de Brasília é o maior hub do Brasil. Tem 43% de voos de conexões, com passageiros que não precisam sair da área restrita e que, em média, ficam duas horas e meia no aeroporto. Hoje, praticamente todas as opções de alimentação, compras e serviços ficam nas áreas públicas, fora do alcance do passageiro que já está embarcado ou está em conexão. “Vamos mudar isso. A oferta de gastronomia, serviços e compras será muito maior para as áreas restritas. A área do duty free, por exemplo, vai quadruplicar. Só de gastronomia, serão ao menos 13 opções na área restrita, incluindo restaurante de mais de 500 m2 “, resume Daniel.

Planejamento e qualidade -O Book comercial do aeroporto indica não só as quantidades e metragens dos espaços a serem comercializados, como também a localização de cada um deles, com a descrição do tipo de serviço ou produto que deve ser oferecido naquele local.

“Nós decidimos que tipo de loja ou serviço deve funcionar em cada um dos espaços a serem comercializados com base em pesquisa do comportamento do usuário. Em locais de passagem rápida, por exemplo, optamos por cafés no estilo Grab & Go para que o passageiro possa comprar com agilidade algo para comer e sair andando. Nos locais onde sabemos que o passageiro pode passar mais tempo, colocamos opções de restaurante ou bares. Não se trata de simplesmente vender espaços, mas de comercializá-los de maneira inteligente e de acordo com as necessidades do passageiro naquele determinado local do aeroporto”, explica Daniel.

Além de planejar com cuidado quais serviços e tipos de produtos serão oferecidos para o passageiro em cada ponto do aeroporto, o departamento comercial da Inframérica também tem trabalhado para garantir que eles sejam de qualidade. A concorrência pelos espaços do aeroporto será decidida considerando critérios não só de preço do aluguel, mas também de qualidade dos serviços e de custo benefício. “Não podemos ter lojas com serviços ruins ou custo-benefício baixo. Vamos considerar tudo isso durante as negociações”, explica Daniel.

Quais serão os espaços: . Varejo: São mais de 2.000 m2 , divididos em 23 opções de lojas de roupas e acessórios, farmácias, loja de brinquedos, loja Gourmet, equipamentos de viagem, relojoaria, acessórios esportivos, eletrônicos, ótica, perfumaria e cosméticos, entre outras. É importante explicar que, na área de embarque, será adotado o conceito de lojas de departamentos, de forma que o passageiro possa encontrar o que deseja com rapidez e no mesmo espaço. “Ao embarcar, o passageiro estará numa grande loja de departamentos”, resume Daniel.

. Gastronomia: São mais de 3.700 m2, divididos em 31 opções de gastronomia, com lojas de fast food, cafés, bares, restaurante, sorveterias e um mini estádio que será utilizado como restaurante e bar.

. Serviços: São 27 opções, divididas em espaços para empresas que prestam serviços de turismo, casa de câmbio, guarda-malas, caixas eletrônicos, embalagem de malas e bancos.

. Sala Vip: vai ocupar grande parte do último andar e o acesso será de duas formas: para os que possuem cartões que costumam dar acesso a estas áreas ou então num sistema de compras individuais ou corporativas.

O espaço terá os seguintes serviços: Vip Lounge: .Massagens: serviço rápido de massagem anti-stress |. Smoking Terrace: área para fumantes |. Free Tablet Service: acesso a tablets para uso exclusivo nesta área |.Bar Temático |. Medical Help: assistência médica 24 horas |.Postal Services: Serviço para o envio de correspondências |. Cabines exclusivas de TVs: espaço privado com acesso a canais de TV aberta fechada |. Business Center: salas equipadas com alta tecnologia exclusivas para reuniões de negócios |. Special Assistance: assessoria personalizada.

.Executive Lounge: .Fast Pass: acesso rápido ao embarque |.Executive check in: serviço exclusivo de check in VIP (fica no térreo) |. Porter Service: Auxílio para translado de bagagens (fica no térreo) |. Executive Secretary: serviço de secretaria dedicada e personalizada |.Golf Cars: traslado de passageiros |.By Invitation: acesso de usuários externos à sala VIP |.Sala de reuniões: salas exclusivas para reuniões de negócios |.Valet Parking: serviço de manobrista (fica no térreo) |. Before Leaving home: Assistência antecipada. O passageiro poderá solicitar serviços e produtos antes mesmo de ter acesso à sala VIP.

Conceito-O conceito comercial do aeroporto é formado por quatro pilares conceituais: retailment, tecnologia 3.0, serviços e futebol. O retailment inclui o varejo, lojas virtuais, compras e serviços e o conector experience. O pilar de tecnologia inclui atualmente o wifi gratuito, os aplicativos para celular e os sites. Em breve, o aeroporto terá sistemas de check in de autoatendimento compartilhado, Baggage Drop Off e balcões virtuais de atendimento ao usuário. No que se refere ao pilar de serviços, estão incluídos o Costumer Service, o chat 24 horas, sala vip, valet parking 24 horas, carregadores de gadgets e um centro bancário. O Costumer Service e o chat 24 horas já estão funcionando. Os demais serviços entrarão em funcionamento gradativamente até a Copa do Mundo. E, por último, o clima de futebol estará presente num mini estádio que será um espaço de convivência com bar e lanchonete.

Consórcio Inframerica-É composto pelas empresas Infravix, controlada pelo Grupo Engevix, e Corporación América, empresa com grande experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio, o qual entra, por sua vez, com 51% na composição acionária da SPE - Sociedade de Propósito Específico, criada para operar, reformar e ampliar o aeroporto de Brasília. Conforme determina o Contrato de Concessão, a Infraero é sócia da SPE, com 49%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira