Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2013 - 08:43

Vonpar Alimentos prepara fábrica de chocolate mais moderna do mundo


Unidade construída em Arroio do Meio (RS) deve ser inaugurada no início do segundo semestre, a primeira linha de produção começa a funcionar em maio de 2013. Mais uma empresa do Sul do Brasil avançando com sucesso feito marcas como o Boticário.

A indústria de chocolate mais antiga do Brasil está construindo a fábrica de chocolate mais moderna do mundo. Com maquinário de última geração disponível no mercado e uma estrutura que possibilita ampliar em até 200% sua produção, a Vonpar Alimentos se prepara para inaugurar um novo conceito em fábrica de chocolates. A construção da unidade já está em fase avançada no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A previsão é que em maio, duas linhas entrem em operação e, no início do segundo semestre, quando será inaugurada, esteja em pleno funcionamento.

A tecnologia adquirida pela companhia vai permitir grande precisão em todas as etapas do processo de fabricação. O resultado será o aperfeiçoamento da qualidade dos produtos, maior eficiência produtiva e menores perdas de material.

De frente o estande do Boticário no Fashion Rio, Marina da Glória, por trás o mar da Baía de Guanabara, uma conversa com o CEO da Vonpar Alimentos, Cláudio Fontes, carioca, hoje executivo radicado no Sul do Brasil, explica ao Portal e TV Fator Brasil, que o grande diferencial da fábrica de chocolates é a flexibilidade, que o maquinário oportuniza no que se refere à inovação de novos produtos, seja em sabores ou formatos, garantindo mais brilho ao chocolate e mais autenticidade no sabor dos ingredientes. Isso porque entre os equipamentos foi adquirida uma refinadeira com tecnologia de ponta que resultam num produto final puro e com a manutenção de suas características próprias.

“Normalmente, nas linhas de produção, o açúcar absorve o gosto da estrutura da refinadeira. Com essa nova tecnologia, o açúcar, o leite e o cacau manterão a autenticidade no sabor original, garantindo maior qualidade ao chocolate”, ressalta Fontes.

Serão seis linhas de produção: duas para fabricação de bombons, duas para chocolates em barras e duas para confeitos drageados. As linhas iniciarão a fabricação em sequenciamento, estando previsto para maio o início da produção de chocolates em barras. A fábrica deve operar com todas as linhas até o início do segundo semestre. Com a previsão de aumento de produção, a empresa tem como meta ampliar o faturamento em 20% até 2015 e dobrar, em cinco anos. “O objetivo inicial é consolidar o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, depois crescendo nos demais estados da Região Sul e Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais”. No Nordeste: destaque para o Recife. Outra expectativa é o incremento do portfólio de produtos. “A fábrica nova vai comportar o acréscimo de produtos ao nosso portfólio e, certamente, vamos pensar em mais novidades para o mercado”, destaca o CEO.

“Para atingir principalmente, os consumidores exigentes em qualidade e atendimento diferenciado estão montando verdadeiras malhas e otimizando as representações para a distribuição dos produtos”, frisa Claudio.

Antenada com o mercado, a Vonpar sabe que o Rio de janeiro por exemplo, consome 8% do chocolate vendido no Brasil. E na esteira das delícias do cacau, o bombom cresceu 2,8% nas vendas de 2012, ante o ano anterior. É hoje, o responsável por 30% das vendas de toda produção nacional.

Novas instalações - Instalada em um terreno de 110 mil metros quadrados, a fábrica será interligada com a estrutura já existente da divisão de balas e pirulitos da empresa, totalizando um complexo de mais de 30 mil metros quadrados. Com isso, as instalações como prédio, refeitório, caldeira, gerador, entre outros poderão ser aproveitados. “A ideia é otimizar a estrutura e as facilidades da unidade existente. Assim poderão ser capturadas as sinergias operacionais naturais: compra, armazenamento, embalagem, e movimentação de matérias-primas (açúcar, glicose, etc)”, detalha Fontes. O novo complexo provocou alteração na estrutura de estoques de matérias-primas e embalagens.  A novidade serão os estoques climatizados de produtos acabados.

Além da estrutura para produção de chocolates, já estão implantadas na fábrica de balas três linhas de balas duras, oito de pirulitos, uma de balas mastigáveis e uma linha de gomas de mascar.

Sustentabilidade-Quanto às ações de sustentabilidade, a fábrica também se destaca. Na planta, há previsão de uma estação de tratamento de efluentes, além da reutilização da água da chuva e, com o maquinário mais moderno, o consumo de energia será otimizado e o impacto ambiental, menor.

Linhas de produção: linha de fabricação de chocolates composta por:1) Derretedores de matérias primas, como massa de cacau, manteiga de cacau e gorduras | 2) Tanques de armazenagem para as matéria primas descritas no item 1 | 3) Transporte pneumático para matérias primas sólidas como açúcar, leite em pó integral e desnatado, cacau em pó, castanha de caju | 4) Silos de armazenagem de matérias prima sólidas | 5)Misturador | 6) Pré refinadeira | 7) Refinadeiras | 8) Conchas | 9) Tanques de armazenagem.

O diferencial desta linha está na tecnologia de moagem dos ingredientes, o qual é realizado em dois estágios, eliminando a necessidade da moagem prévia do açúcar em separado, evitando sabor residual de metal, que é característico em moagem de açúcar.

As refinadeiras, com tecnologia de ponta, resultam num produto final puro e com manutenção de suas características próprias. Normalmente nas linhas de produção, o açúcar absorve o gosto da estrutura da refinadeira. Com esta tecnologia, o açúcar, o leite e o cacau manterão a autenticidade no sabor original, garantindo maior qualidade ao chocolate.

As conchas possuem velocidade de eixo variável, e não fixo como as conchas tradicionais, isto proporciona um incremento de energia no sistema, esta energia adicionada ao sistema é diretamente proporcional a melhoria de qualidade, nos quesitos sabor e textura.

Linhas de Fabricação de Produtos Moldados - Tabletes e Bombons - O chocolate líquido é pré-cristalizado em um equipamento chamado Seedmaster, que possui a mesma finalidade que as temperadeiras tradicionais. A Seedmaster confere maior brilho e resistência ao chocolate quando comparada as temperadeiras tradicionais.

O estágio seguinte é a moldagem, que pode ser de produtos maciços, com ou sem ingredientes, e produtos recheados. O diferencial deste equipamento está na tecnologia empregada na confecção dos dosadores, possibilitando a operação com range amplo de viscosidade dos recheios que resultam em produtos com qualidade estável.

.Linhas de embalagens-São linhas totalmente automatizadas onde não há contato manual com o produto. Os equipamentos são de alta velocidade e utilizam a tecnologia robótica no embalamento dos produtos.

.Linha fabricação bombom bola: a linha é constituída por:1)Forno para wafer | 2)Acondicionador de wafer que permite conferir ao produto uma crocância de alta qualidade | 3)Cremadeira. Distribui o recheio no wafer | 4)Estampadeira, com estampos de alto desempenho, proporcionando ao produto um corte prefeito | 5) Robô para transportar produtos para a linha de cobrir | 6)Seedmaster, equipamento para pré cristalização do chocolate, este equipamento proporciona ao produto um brilho e resistência superior quando comparadas aos sistemas convencionais de pré cristalização | 7)Cobrideiras, equipamentos compostos por cortinas duplas de chocolate, proporcionando homogeneidade na distribuição dos chocolates sobre os wafer recheados | 8)Embrulhadeiras dupla torção.

.Linha fabricação bombons recheados e cobertos: 1) Fondaneira com dupla rosca de cristalização, que confere ao recheio maior cremosidade | 2) Formadora de recheio | 3) Cobrideira | 4) Túnel de refrigeração | 5) Sistema de transporte do produto 6) Embrulhadeiras | * Não há contato manual do produto desembalado durante o processo.

.Linha de Fabricação de Confeitos – Bib’s - O sistema de drageamento é operado por equipamento totalmente automatizado, permitindo que o produto apresente distribuição uniforme de chocolate no núcleo, que resultam produtos com maior brilho, resistência e uniformidade da camada de chocolate no produto.

Perfil - A Vonpar Alimentos, criada no início de 2010 [parte da holding que completa 65 anos em 2013], é composta por três divisões: a Mu-Mu, que produz o tradicional doce de leite Mu-Mu, além de creme de leite e variações de leite UHT; a Neugebauer, a fábrica de chocolates mais antiga e uma das mais tradicionais do Brasil, que conta no portfólio com produtos como bombom Amor Carioca, confeitos Bib’s, tabletes Refeição e o Stikadinho, e a divisão Balas e Pirulitos, localizada em Arroio do Meio/RS, que atua com as linhas de balas Nóig Cineminha, Mumulita, e os pirulitos Baboom. Para atender a necessidade de constante aumento da produção, a empresa investe na aquisição de equipamentos da mais alta tecnologia e na planta de uma nova fábrica, em construção no município gaúcho de Arroio do Meio. Serão 30 mil metros quaqdrados para compor seis modernas linhas de produção, o que vai aumentar a capacidade em mais de 200% da linha de produção. A inauguração da unidade está prevista para o início do segundo semestre de 2013. |. Site: www.vonparalimentos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira