Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2007 - 11:09

Cinco histórias e um segredo: um olhar impermanente acerca de um certo Japão

Christine Greiner, uma das mais capacitadas especialistas em estudos japoneses no Brasil, retorna ao Espaço Cultural Fundação Japão, para um mini curso compartilhando sua ampla e densa bagagem cultural sobre o Japão contemporâneo.

Japão visto de fora - O curso gira em torno das imagens do Japão fora do Japão: um olhar estrangeiro. Algumas foram criadas, paradoxalmente, pelos próprios japoneses e circularam pelo mundo. Outras surgiram a partir destas mesmas imagens e inventaram um Japão imaginado, às vezes muito distante, outra vezes próximo demais.

A cultura japonesa tem sido tema de discussões no Ocidente, sobretudo a partir da chamada Restauração Meiji (1868-1912), cujo objetivo foi a abertura do Japão para o mercado internacional. Desde então, é possível reconhecer fases distintas na sua recepção no Ocidente: a fascinação pelo exotismo dos samurais e gueixas; o fetiche pelas gravuras eróticas; a surpresa diante da versão nipônica das artes de vanguarda, a cumplicidade com os manifestos políticos e os filmes de autor, o aspecto minimalista da arquitetura; e, finalmente, a reverência aos objetos de consumo.

Nos últimos cinqüenta anos, muitas das representações que encantaram o imagineario universal, foram desconstruídas, gerando uma desestabilização entre os próprios japoneses e os seus interlocutores no Ocidente. O objetivo principal do curso é apresentar alguns destes processos que resultaram em imagens muito diferentes entre si, questionando de modo imprevisível estereótipos do Japão, dentro e fora do país. Serão analisados cinco filmes concebidos em épocas diferentes que construíram (e desconstruíram) imagens de um certo Japão idealizado.

Os filmes exibidos serão: 'Metropolis' (2002), de Osamu Tezuka e fragmentos de 'Metropolis' (1927), de Fritz Lang 'Tokyo Ga' (1983), de Wim Wenders e fragmentos de 'Tokyo Monogatari' (1953), de Yasujiro Ozu Seção dupla: 'Give Peace a Song' (1969), com John e Yoko; e 'Death Youth' (1967), de Donald Richie 'A' (1996), documentário de Tatsuya Mori sobre a seita de Aum Shinrikyo 'Stupeur et tremblements' (2002), de Alain Corneau.

Outros filmes exibidos de forma editada, durante as aulas, serão: 'Les Bas-Fond', de Jean Renoir (1936) e 'Ralé' de Akira Kurosawa (1957), ambos inspirados em "The Lower Depths", de Maxim Gorky 'Contos de uma Lua Vaga Depois da Chuva' (1953) de Kenji Mizoguchi Fragmentos de documentários e entrevistas com Mizoguchi e Ozu, obras de Shuji Terayama, Yoko Ashikawa e Bill Viola (Hatsu-Yume).

Yoko Ono - A partir da exibição de uma de suas performances mais conhecidas, Give Peace a Song, realizada em 1969 ao lado de John Lennon – o curso faz uma análise da sua importância, tanto nas vanguardas japonesas, assim como na América. A passagem pelo grupo Fluxus, obras das décadas de 50 e 60, os filmes experimentais, os happenings e a discografia, revelam um Japão totalmente inusitado. Além da consulta à sua obra, o material editado no catálogo "Yes Yoko Ono" será uma base para a discussão, já que é uma das mais completas retrospectivas dos quarenta anos de sua obra.

Mini Curso: Cinco histórias e um segredo: um olhar impermanente acerca de um certo Japão, com a palestrante Profa. Dra. Christine Greiner , jornalista, doutora em Semiótica pela PUC-SP e pós-doutora pela Universidade de Tokyo. Autora de diversos livros, entre os quais se destaca "Butô, Pensamentos em Evolução" (Escrituras). Em 2005 foi pesquisadora convidada do International Research Center for Japanese Studies em Kyoto e em 2007, foi bolsista da CAPES-Fulbright na Performance Studies Dept. da New York University.

Período do Curso:4 aulas, nos dias 6, 7, 13 e 14 de novembro, das 15h às 17h30. Sessões especiais de projeção de filmes: mais detalhes pelo site www.fjsp.org.br a partir de outubro.Gratuito | Inscrições exclusivamente pelo email [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira